A saúde mental no trabalho está diretamente ligada com a grande competitividade e pressão existente no mercado, assim como outros fatores. Por diversas vezes, o assunto saúde mental no trabalho não apresenta a relevância necessária no ambiente corporativo.
Assim, aprenderemos a importância da saúde mental e como os gestores de uma organização podem contribuir para um local de trabalho que potencialize do desempenho pessoal e profissional dos colaboradores da empresa.
Falar de saúde mental no trabalho nos dias atuais é muito importante, pois cada vez mais as pessoas estão sofrendo Burnout e outras doenças como depressão e ansiedade.
Por isso, saber mais sobre o assunto pode te ajudar a prevenir e tratar sintomas antes que sua saúde mental ou dos seus colaboradores se comprometam.
Mas o que você sabe sobre saúde mental? Nós trouxemos algumas informações importantes para você aprender mais sobre o assunto. Neste artigo vamos discutir:
Saúde mental se refere à qualidade de vida cognitiva e emocional, ou a ausência de uma doença mental.
Pessoas mentalmente saudáveis possuem maior capacidade de lidar com os problemas do dia a dia, tendo controle de suas emoções e evitando também os riscos para a saúde e integridade física.
Uma pessoa com a saúde mental bem cuidada, possui também a capacidade de lidar melhor com as relações pessoais e profissionais, consegue ser mais produtiva, criativa e resiliente. Por isso, cuidar do que sente é fundamental, seja no trabalho ou fora dele.
Sabemos que o local de maior estresse para a maioria das pessoas é o ambiente de trabalho.
Frequentemente, profissionais são atingidos por inúmeras cobranças por resultado, relações mal resolvidas com chefes e colegas de trabalho e até mesmo pressão exercida por si mesmo ou pela família para obter cada vez mais sucesso profissional.
Mas até que ponto podemos aguentar? A saúde mental no trabalho é importante para que as pessoas não cheguem ao limite da competitividade com exagero. A boa competição é saudável e encorajadora, enquanto o exagero é extremamente prejudicial e leva a uma regressão na qualidade do trabalho.
Sabemos também que nem sempre a competitividade exagerada é a causa do abalo na saúde mental de profissionais. Muitas vezes a cobrança e a pressão, alinhadas ao medo da perda do emprego, podem ser causa de grande parte dos surtos de doenças mentais desenvolvidas no trabalho no século XXI.
Veja abaixo alguns dados importantes sobre este assunto:
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão ao redor do mundo. Esta será, em 2020 a doença mental que mais incapacita profissionais.
A pesquisa também mostra que apenas metade dessas pessoas que necessitam de tratamento psiquiátrico recebe algum tipo de ajuda. Por isso, a conscientização de empresas sobre este assunto se mostra tão relevante para mudar o quadro atual.
Em dólares, a OMS estima que os transtornos de depressão e ansiedade custam cerca de 1 trilhão anualmente, causados somente pela baixa produtividade dos profissionais.
O mesmo estudo ainda indica que transtornos mentais comuns são parte da rotina de 30% dos trabalhadores ocupados em todo o mundo e, no Brasil, é a terceira maior causa de requerimentos do benefício de auxílio-doença.
Além disso, o serviço público de saúde não consegue oferecer ainda suporte necessário para todos os trabalhadores, sendo necessária então, a ação direta de empresas privadas.
Os dados são alarmantes, mas é possível mudar esta realidade ao saber lidar de forma responsável com um problema tão sério que, além de diminuir muito a capacidade do trabalhador, ainda mata muitas pessoas todos os anos.
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Cada vez mais é preciso que as empresas tomem providências para que profissionais tenham maior qualidade de vida no trabalho e mantenham a sua saúde mental bem cuidada.
Esta é uma questão humanitária, mas pode também afetar muito no sucesso da empresa que se preocupa com o assunto.
Proteger e cuidar da saúde mental no trabalho é garantir menor incidência nos casos de doenças mentais da equipe, evitando assim, o afastamento do colaborador, que não é vantagem para nenhum dos lados.
Além disso, a saúde mental está diretamente ligada à boa parte dos acidentes de trabalho. O colaborador que não se sente bem tem mais chances de se perder e provocar um acidente do que outro mentalmente saudável e com atenção plena em suas atividades.
Por isso, muito mais do que produtividade, cuidar da saúde mental no trabalho é um modo de evitar grandes problemas, processos trabalhistas, indisposições e até mortes no local de trabalho
Existem alguns fatores de risco na organização do trabalho que as empresas devem estar atentas para evitar que colaboradores adoeçam com o tempo. Esta é uma forma de prevenir a incidência de transtornos mentais no trabalho. Vamos ver alguns destes fatores?
Todos estes fatores são agentes do desenvolvimento de transtornos mentais em trabalhadores. É necessário ficar atento e, se possível, contratar uma equipe para cuidar do assunto.
Para as empresas que se preocupam com a saúde dos trabalhadores, o ideal é que se tenha uma equipe especializada em cuidar da saúde e segurança no local de trabalho. Mesmo isso sendo obrigatório em muitas empresas, alguns negócios não se portam da maneira correta.
As políticas de saúde e segurança são responsáveis também por treinar gestores a lidar com seus colaboradores de uma forma mais humana, sendo capazes de identificar aqueles que podem estar passando por problemas que vão gerar abalo na saúde mental.
Sendo assim, existem ações que podem levar a identificação mais fácil de colaboradores com a saúde mental comprometida como:
A empresa que se preocupa com a saúde mental no trabalho, deve seguir as dicas abaixo para obter uma melhora na qualidade de vida dos seus funcionários enquanto estiverem em atividade.
A maioria das pessoas com transtornos mentais podem não estar recebendo ajuda.
Oferecer benefícios como plano de saúde ou até mesmo profissionais de saúde mental dentro da empresa, pode fazer com que elas se cuidem sem precisar gastar, já que questões financeiras também são algumas das razões para não procurar ajuda.
Grande parte da desmotivação de um trabalho é causada pela falta de reconhecimento.
Muitos colaboradores se sentem inúteis ou desmoralizados em algumas empresas. Reconheça o valor deles por meio de elogios, brindes, bônus em dinheiro, confraternizações e folgas.
Empresas muito rígidas estão somente tratando funcionários como máquinas.
Trate-os como seres humanos sensíveis, procure saber suas necessidades e a melhor forma de ajudá-los a desenvolver suas atividades. Você pode implantar aqui a rotina home office, dress code flexível, happy hour, entre outras ações.
Quando a comunicação entre colaboradores e gestores é arbitrária e inadequada, profissionais tendem a se frustrar e construir relações tóxicas dentro das empresas.
Investir em uma boa comunicação e até mesmo no endomarketing da empresa pode melhorar o ambiente e incentivar funcionários.
Empresas que não investem nesta área têm perdas constantes de funcionários, baixa retenção, acidentes de trabalho e baixa produtividade.
Faça mais do que a lei exige, seja generoso na aplicação de uma boa política de saúde e segurança para que seus funcionários se sintam bem no ambiente de trabalho.
Gostou das informações? A saúde no trabalho deve ser prioridade de todas as empresas, afinal, os colaboradores são peças fundamentais para o sucesso de um negócio.
Por isso, a saúde mental no trabalho deve ser vista com mais prioridade, pois pessoas saudáveis podem produzir mais e melhor.
O dia a dia de uma empresa, em situação habitual, já pode ser muito estressante, por isso a saúde mental já é um tema que merece ser debatido.
Isso infelizmente se agrava no contexto atual. Imersos em uma pandemia de Coronavírus e forçados a trabalhar em casa, o medo e a incerteza do que vem pela frente tendem a desencadear crises e doenças mentais em grande parte das pessoas.
Por isso discutir o assunto e buscar soluções nunca foi tão relevante para as empresas e para a sociedade de maneira geral.
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A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.
Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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