O que é Scrum?
O que é Scrum de Scrums?
Comece a sua especialização agora mesmo!

Inove com Scrum de Scrums em projetos de grande escala!

Quer aplicar Scrum em grandes projetos, mas não sabe como? Conheça a ferramenta Scrums de Scrums e assegure um melhor alinhamento entre as equipes que compõe o projeto.

Técia Carvalho
Por: Técia Carvalho
Inove com Scrum de Scrums em projetos de grande escala!

Muitas empresas ainda não utilizam o método de gestão ágil por acreditarem que ele só funciona para projetos com uma única equipe de poucos integrantes.Essas pessoas precisam conhecer o Scrum de Scrums!

Outros acreditam que o Scrum só funciona em projetos com equipes internas ou com equipes localizadas fisicamente no mesmo local.

Mas Mike Cohn, um dos colaboradores do desenvolvimento de software com métodos Scrum, definiu a ferramenta com a seguinte frase:

“Scrum of Scrums é uma importante técnica para escalar Scrum em grandes times e projetos. Essas reuniões permitem agrupar os times para discutir seus trabalhos, focando especialmente na área de sobreposição e integração”. 

Antes de explicarmos o que é Scrum de Scrums e apresentar dicas para a aplicação desta ferramenta na sua empresa, veja tudo o que você vai aprender neste artigo:

  • O que é Scrum?
  • O que é Scrum de Scrum?
  • Aplicando Scrum de Scrums na sua empresa

Pronto para começar?

O que é Scrum?

Scrum é uma abordagem com princípios e práticas que foram desenvolvidas dentro da Metodologia Ágilcom o objetivo de desenvolver e lançar produtos mais assertivos no mercado.

Seu surgimento se deu em projetos de tecnologia, mas com o passar do tempo esse framework foi ganhando espaço em diversos segmentos e hoje é considerado um método de gestão de projetos, sejam eles de tecnologia ou não.

As empresas perceberam que ao utilizar o Scrum para gerenciar seus projetos elas se tornavam mais flexíveis, tinham melhor alinhamento entre as equipes e o cliente, apresentavam agilidade nas mudanças não previstas e reduziam o tempo de desenvolvimento.

Porém, inicialmente, esses princípios eram utilizados para gerenciar equipes menores, mas, como utilizar o Scrum em projetos de grande escala, no qual precisa de muitas pessoas e equipes envolvidas? Então surgiu o Scrum de Scrum! Vamos entender o que é essa ferramenta no decorrer do artigo!

Presente da Voitto para você!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

O que é Scrum de Scrums?

O Scrum de Scrums ou Scrum of Scrums (SoS), é uma ferramenta que permite a divisão de uma equipe Scrum grande em várias equipes Scrums menores. É um time composto por até nove pessoas que precisam interagir constantemente entre si para a construção de um produto final.

As reuniões têm como objetivo alinhar as ideias técnicas das equipes que estão em um mesmo projeto, além de tratar de assuntos que possam resultar em atraso na entrega.

Para as reuniões realizadas uma vez por semana, chamada reunião de alinhamento, é escolhido um membro da equipe para representá-los. Esta escolha parte da equipe, que reconhece um membro do grupo capaz de dar posições técnicas sobre o produto e de achar soluções para os demais times.

Em um que busca aspectos técnicos, operacionais e de integração, não é recomendável que o Scrum Masterda equipe seja o representante. Pois é necessário que os integrantes tenham o reconhecimento dos problemas técnicos.

Além disso, caso haja equipes que dependam muito uma da outra, é viável mais de uma reunião por semana.

Para um Scrum de Scrums focado em aspectos táticos e gerenciais, recomenda-se a figura do Scrum Mastercomo o representante da equipe.

Por fim, quatro perguntas devem ser feitas na execução do Scrum de Scrums para tornar a reunião mais dinâmica e objetiva e preencher as informações necessárias para o andamento do produto. São elas:

  • O que sua equipe fez desde a última reunião?
  • O que seu time irá fazer depois desta reunião?
  • Há algum impedimento para realização das atividades?
  • Seu time está deixando de fazer algo que de alguma forma irá impactar os outros times?

Tá gostando do nosso artigo? Abaixo, irei listar seis dicas para escalonamento das reuniões Scrum de Scrums. Vamos aprender!

Aplicando Scrum de Scrums na sua empresa

1. Scrum Master

Você precisa ter uma quantidade suficiente deste profissional dentro da sua empresa. Se possível, um para cada equipe, pois a falta deste líder pode gerar uma série de problemas e criar barreiras de comunicação.

Aproveite para conhecer as responsabilidades do Scrum Master dentro de uma empresa.

2. Product Owner

É recomendável que, assim como o Scrum Master, você tenha profissionais suficientes para a produção da sua Product Backlog.

Você até pode ter um Product Owner para todos os minigrupos de Scrum, mas será que ele vai ter tempo para se dedicar igualmente entre todas as equipes? Tenha Product Ownero suficiente pra isso (que podem ser liderados por um Product Owner chefe).

3. Definição de pronto

É essencial que todos os grupos Scrum tenham a mesma definição de pronto. Possibilitando a integração de todos os resultados ao final de cada Sprint.

4. Sprints

Todas as Sprints devem começar e terminar ao mesmo tempo. Elas fazem parte do mesmo projeto, você só fez uma quebra de Sprints menores, sendo assim, elas precisam estar alinhadas e serem entregues juntas.

5. Product Backlog

Garantir que os requisitos desta lista não sejam espalhados de forma aleatória. Quando você cria grupos menores para trabalhar no Scrum escalado ou Scrum de Scrums, você precisa de requisitos que sejam combinados entre si.

Você até pode colocar grupos de Scrum em um módulo e outro grupo em outro, mas as histórias precisam estar alinhadas.

Conheça o Scrum Board do Scrum de Scrums

6. Produto final

Tenha garantias de que a soma das equipes formadas fará a entrega de todas as etapas de conhecimento necessárias para o projeto. Você terá várias partes do produto que, somadas, irão gerar o produto final.

Comece a sua especialização agora mesmo!

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

Técia Carvalho

Técia Carvalho

Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

kit gestão estrategica

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Estratégica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.