O Sales Development Representative (SDR) trata-se de um profissional responsável por identificar oportunidades de negócio e gerar leads para a equipe de vendas.
A evolução das estratégias de marketing cada vez mais torna o mercado mais competitivo.
Um dos componentes que se destaca nesse novo modelo de vendas é o Sales Development Representative.
Esse cargo atrai muita atenção e podemos encontrar diversos anúncios de vagas relacionados a essa área. Mas você sabe quais as atividades desempenhadas e quais os atributos necessários para se tornar um profissional SDR?
É exatamente o que procuraremos esclarecer nesse artigo e para tornar o assunto mais palatável, decidimos abordar os seguintes tópicos:
Vamos lá?
O SDR é uma sigla em inglês para Sales Development Representative, em português Representante de Desenvolvimento de Vendas.
O SDR também pode ser conhecido por diversas outras nomenclaturas como, por exemplo, pré-vendas ou hunter.
Independente do termo utilizado, SDR se trata do profissional que cuida da qualificação de leads, os potenciais clientes, por meio de um contato inicial.
Além de qualificá-los, essa primeira abordagem deve ser responsável por iniciar o repasse de valor para os possíveis compradores de produtos ou serviços da empresa.
Muitas pessoas confundem o Sales Development Representative com um atendente de telemarketing, o que está totalmente equivocado. O SDR não é responsável por fazer cold calls, que significa entrar em contato com leads que demonstraram algum interesse anterior.
Outro erro comum é confundir esse profissional com o BDR (Business Development Representative) que tem a função de trabalhar nas estratégias de aquisição de novos clientes e não tratar diretamente da qualificação dos leads.
Existem diferentes dois tipos diferentes de SDR, são eles:
Esse tipo de profissional é indicado para empresas que tenham um ciclo de vendas mais rápido e ticket médio menor.
O SDR low touch é responsável por duas etapas do funil de vendas, a primeira abordagem e a qualificação.
Normalmente, eles apenas qualificam os clientes quanto aos produtos da empresa e não quanto às necessidades deles pelos mesmos.
É a versão mais avançada do Sales Development Representative, ao contrário do low touch é indicado para empresas com ciclo de venda longo e também ticket médio alto.
Além das atividades da versão mais simples, o SDR high touch é responsável por verificar a necessidade do cliente por aquele produto ou serviço.
Está curioso para conhecer quais são as principais atividades desempenhadas? Não se preocupe, é justamente esse o nosso próximo tópico. Continue lendo!
As atividades realizadas por esse profissional mudam muito de empresa para empresa.
Essas mudanças estão diretamente ligadas a estrutura organizacional, tamanho e maturidade da organização. Procuramos listar as principais funções e que caracterizam o cargo de Sales Development Representative.
Como já falamos, a abordagem inicial é uma das principais funções de um SDR.
Esse profissional é responsável por receber a lista de smart leads da área de inteligência comercial.
Normalmente, esses leads foram gerados pelas estratégias de inbound marketing da empresa e podem ter vindo por meio do conteúdo vinculado às redes sociais, blog ou outros canais. O importante é que ele já teve algum tipo de interação com a organização.
Após receber essa lista, o Sales Development Representative deve decidir a melhor maneira de contatar o lead para assim fazer a melhor qualificação. Aliás essa é a próxima função.
Sem dúvidas, a função de um profissional SDR. É imprescindível que no contato inicial o Sales Development Representative faça uma qualificação daquele lead.
Para essa ação, existem inúmeras técnicas que devem ser aplicadas em forma de uma rápida entrevista. Entre as mais utilizadas estão a BANT e GPTC.
É muito importante que esse primeiro contato seja feito de forma bem discreta e não deve ter o foco em vender nenhum produto ou serviço.
Uma das atividades atribuídas ao Sales Development Representative é a de identificar se aquele lead tem um fit, ou seja, se aquela pessoa se encaixa com os serviços disponibilizados pela sua empresa, e só assim repassar para algum vendedor dar continuidade a negociação.
Durante esse primeiro contato o SDR deve levantar algumas informações, como o perfil, a dor principal, tamanho da empresa e outras características para ajudar o vendedor na futura negociação.
Esses dados também podem fazer com que o Sales Development Representative consiga direcionar o lead para um vendedor que se adeque ao lead e as suas necessidades.
Durante a abordagem, o SDR pode falar sobre a próxima fase, que seria o contato com o vendedor e também passar o valor dessa etapa.
Desse modo, a ansiedade do cliente pode aumentar e assim as chances de sucesso da negociação.
Para desempenhar essas atividades com qualidade, o Sales Development Representative precisa ter algumas habilidades importantes. Entre elas podemos citar:
O salário de um Sales Development Representative (SDR) pode variar dependendo de vários fatores, como o tamanho e setor da empresa, localização geográfica, experiência do profissional, entre outros.
No Brasil, de acordo com dados do site Glassdoor, o salário médio de um SDR é de cerca de R$2.547 a R$6.000 por mês.
No entanto, em empresas maiores e com mais recursos, esse valor pode ser significativamente maior, podendo chegar a valores próximos a R$8.000 por mês.
É importante lembrar que o salário não é o único fator a ser considerado na escolha de uma carreira, e é fundamental avaliar também o crescimento profissional e as oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa.
Como já foi dito, esse profissional pode ter um impacto positivo em todo o time de vendas. Separamos as cinco principais vantagens de se implantar esse cargo na sua empresa.
A agenda de um vendedor é muito atribulada.
Apresentações, diagnósticos, confecção de propostas, follow ups e negociações acabam por deixar o responsável pelas vendas atarefado e sem tempo para fazer contato com novos leads como deveria.
O papel do Sales Development Representative é fundamental para agilizar esse contato com os novos leads e aumentar a geração de novas oportunidades de vendas.
Assim é possível também fazer um contato inicial com mais cuidado e atenção.
Quando a negociação se inicia com um lead qualificado as chances dela ser bem sucedida são bem maiores.
Assim o funil de vendas é trabalhado de forma mais assertiva e a taxa de conversão é ampliada.
Uma das principais causas de desmotivação dos vendedores é a alta quantidade de negociações infrutíferas. Afinal, ele gasta tempo e energia com aquela atividade.
Quando o lead já passa por essa espécie de "peneira" do SDR, ele já chega para o vendedor conhecendo a empresa e também com mais informações.
Além de que o vendedor, se preparando, as chances daquela negociação ter um resultado positivo são maiores. O que, sem dúvidas, deixa o vendedor mais motivado.
Como o SDR trabalha com as técnicas de qualificação regularmente, ele acaba por sempre fornecer informações atualizadas e reais que podem ser aplicadas em todo o processo de vendas.
Podemos citar algumas etapas que se beneficiam e muito com essas ações, entre elas estão a manutenção dos clientes ideais e personas, direcionamento de produtos e os canaisde veiculação da publicidade.
A atuação de um Sales Development Representative pode ser o do seu processo de vendas quanto aos seus concorrentes.
Se as atividades forem bem desempenhadas, sua organização pode sair na frente e se destacar no mercado cada vez mais competitivo.
Quando se trabalha com vendas, utilizar o método da comissão por vendas ajuda a engajar os colaboradores a obterem os melhores resultados.
Dessa forma, realizar o Controle de Comissão de Vendas é de extrema importância para acompanhar a performance dos vendedores e assim, recompensá-los da melhor maneira possível.
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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