Os sistemas de produção são um aglomerado de variantes, como pessoas, máquinas e processos, aplicadas na administração de empresas. Eles são responsáveis pela produção organizada de um produto ou serviço.
Essas variantes se conectam para alcançarem a meta mais importante de uma indústria: a produção.
Você já imagina que uma produção bem estruturada eleva a produtividade e o lucro de uma indústria.
Mas sabia que existem tipos de sistemas de produção? Os mais comuns são: contínua, intermitente e para grandes projetos. Gostaria de aplicá-los no seu negócio?
Se a resposta for sim, você está no lugar certo!
Conforme a indústria vai crescendo, ela engloba capital humano, maquinário e novos processos, o que leva à necessidade de aplicação de um sistema produtivo.
Nesse artigo, você descobrirá o que são os sistemas de produção, seus diferentes tipos e como eles se relacionam com o Lean Manufacturing e com o planejamento e controle da produção (PCP), por meio dos seguintes tópicos:
Preparado(a)?
Então, vamos nessa!
Os sistemas de produção são um conjunto de diversos fatores que, juntos, trabalham para produzir produtos e serviços.
Esse conjunto é formado por pessoas, departamentos, processos e máquinas presentes em uma indústria que trabalham em prol de um objetivo comum.
Os sistemas de produção englobam os processos desde a entrada de matéria prima na indústria até a saída de produtos ou serviços, incluindo o processo de transformação do insumo.
Os processos, que têm como resultado um produto, são chamados de processo de conversão. Isso ilustra a ideia de que a matéria prima foi totalmente transformada em um produto diferente.
Já os processos, que possuem como resultado final um serviço, são chamados de processos de transferência, dando a ideia de que o know-how e a tecnologia foram “transferidos”.
Por falar em tecnologia, você se considera atualizado(a) em relação à metodologia Lean Manufacturing?
Se a sua resposta é “não”, que tal conferir o nosso vídeo sobre a Filosofia Lean?
Você deseja reduzir os desperdícios na sua empresa?
O Lean Manufacturing foi o responsável pelo aumento de 29,4% de resultado líquido e 7,4 milhões de carros vendidos após o uso dessa metodologia pela Toyota para redução de desperdícios
Entenda o que é e como aplicar esse mesmo pensamento com o nosso curso de Introdução ao Lean Manufacturing!
Aprenda de forma gratuita sobre os 5 princípios do Lean Manufacturing, os 8 desperdícios que podem estar acontecendo na sua empresa, técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e muito mais!
É só clicar na imagem abaixo e usar o cupom BLOG100 para começar a se capacitar!
Agora que você já viu o nosso curso, você vai conferir os diferentes tipos de sistemas de produção!
Como você viu, o sistema de produção é bem amplo em um processo produtivo.
Existem diferentes classificações de sistemas de produção diferentes no mundo.
Assim, você irá conferir três tipos: produção contínua, produção intermitente e produção para grandes projetos.
É o tipo de sistema de produção mais comum de ser encontrado em uma indústria. A produção contínua apresenta um fluxo em linha que tem como objetivo produzir o máximo de produtos no menor tempo possível, sem paradas e interrupções.
Geralmente, esse tipo de processo é realizado de forma padronizada, o que é fundamental para o bom desempenho, e pode ser encontrado nas indústrias automobilísticas ou de embalagens, por exemplo.
Nesse tipo de sistema, o processo de produção é realizado por lotes, podendo ser sob encomenda (produtos únicos ou diferenciados) ou seguindo a demanda das vendas.
No caso, se a produção é feita por lotes, após um produto ser finalizado na linha de produção, outro produto irá ser produzido nas mesmas máquinas que produziram o produto recém finalizado.
Se a produção é feita por encomendas, a companhia seguirá a produção conforme solicitado pelo cliente.
Esse tipo de produção é feita, geralmente, quando o projeto é um produto único.
Portanto, todos os esforços são voltados às técnicas de fabricação e montagem (DFMA) do projeto.
Por se tratar de uma produção personalizada de alto nível e não padronizada, geralmente esse tipo de sistema demanda altos custos.
Além disso, nesse tipo a indústria deve atender às necessidades dos seus clientes de forma personalizada.
Como exemplos clássicos de produção para grandes projetos, têm-se a produção de aviões e de instrumentos elaborados, como maquinários.
Um sistema de produção funciona por meio da conexão, ou seja, a interação entre os processos, e sofre influência do ambiente interno e externo.
Além disso, ele pode variar de acordo com o tipo de indústria e com o tamanho dela, sendo necessário adequar e aperfeiçoar o sistema de produção.
Se você deseja implementar um sistema produtivo na sua indústria, o primeiro passo é realizar um mapeamento da sua produção e entender seu funcionamento.
Feito isso, confira as próximas etapas:
Cada tipo de sistema de produção apresenta suas particularidades, diferenciando-se de acordo com o seu ritmo e com as diferentes demandas que possui.
Da mesma forma que os sistemas de produção são definidos de acordo com o seu produto e serviço, o PCP será definido de acordo com o tipo de sistema utilizado. Como assim?
Bom, cabe ao analista de PCP ou à administração da produção averiguar qual planejamento será mais adequado para cada tipo de sistema de produção.
Por exemplo, se o sistema de produção for uma produção contínua, o planejamento e o controle da produção será por fluxo.
Assim, o PCP deverá cumprir com o que for proposto visando, sempre, a melhoria contínua dos seus processos com o mínimo de desperdício para a organização.
Confira o eBook Planejamento e Controle da Produção e trabalhe de forma mais efetiva na sua empresa!
Você sabe o conceito de Planejamento e Controle da Produção? Esta é uma metodologia que te permite otimizar os processos produtivos da sua empresa, além de reduzir os desperdícios e o controle mais efetivo da produção.
Com esse material você aprenderá o que é Planejamento e Controle da Produção, quais os seus benefícios, a sua estrutura, suas etapas, ferramentas e metodologias utilizadas, além de entender o que faz o profissional de PCP dentro de uma organização.
Se interessou? Não desperdice essa oportunidade e baixe agora.
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!