O que é Smart Farm?
Comparação entre Smart Farm e IOT
Quais são os benefícios do Smart Farm?
Tecnologias utilizadas na Smart Farm
Smart Farm no Brasil
Domine o World Class Manufacturing!

O que é Smart Farm? Entenda essa tecnologia que está mudando o mundo do agronegócio!

Saiba quais são os impactos que novas tecnologias estão causando na agricultura e possibilitando uma revolução no agronegócio, com a chamada Smart Farm.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Smart Farm? Entenda essa tecnologia que está mudando o mundo do agronegócio!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma Smart Farm, ou fazenda inteligente, é uma fazenda que utiliza tecnologias avançadas, automação e sistemas de informação para melhorar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade das operações agrícolas.

Em um mundo cada vez mais automatizado, todos os setores experimentam os impactos da transformação digital.Empresas, governos, indústrias e as mais diversas organizações utilizam a tecnologia para melhorar a eficiência.

E o setor agrícola não é exceção, como podemos ver com o surgimento da Smart Farm.

Então, vamos ver como esse novo tipo de estabelecimento agrícola funciona, partindo dos seguintes assuntos:

  • O que é Smart Farm?
  • Comparação entre Smart Farm e IOT;
  • Quais são os benefícios do Smart Farm?
  • Tecnologias utilizadas na Smart Farm;
  • Smart Farm no Brasil.

Vamos começar?

O que é Smart Farm?

Smart Farm é um conceito que se refere ao gerenciamento de fazendas utilizando tecnologias modernas de informação e comunicação, para aumentar a quantidade e qualidade dos produtos, otimizando a mão de obra humana.

As fazendas inteligentes fazem uso de tecnologias como sensores de condições ambientais, softwares especializados, conectividade por meio de dispositivos mobile, localização por GPS, maquinário autônomo e análise de dados.

Munidos dessas ferramentas, os agricultores podem monitorar as condições do ambiente sem precisar ir ao campo, e tomar decisões estratégicas para toda a fazenda ou para um único plantio.

O principal elemento da Smart Farming é aInternet das Coisas, conectando máquinas inteligentes e sensores integrados nas fazendas para tornar os processos agrícolas orientados para dados.

A Smart Farm está abrindo caminho para o que pode ser considerado a Terceira Revolução Verde. Após as revoluções de melhoramento de plantas e genética, a Agricultura 4.0 está assumindo a agricultura.

Essa revolução baseia-se na aplicação combinada de tecnologias de análise de dados, como equipamentos de agricultura de precisão, IoT, análises de Big Data, drones, automatização, entre outros. Ela reduz o uso de pesticidas e fertilizantes, enquanto aumenta a eficiência da produção.

Comparação entre Smart Farm e IOT

A Internet das Coisas (IOT) consiste em um sistema de objetos conectados um ao outro por meio da internet, coletando e transferindo dados em uma rede sem fio, sem a necessidade de intervenção humana.

Por isso, como podemos ver, a IOT é uma ferramenta muito utilizada pela Smart Farm, visto que é por meio dela que sensores, máquinas, tratores e outros equipamentos trocam as informações necessárias para a agricultura autônoma e engenharia agrícola.

A estrutura geral de uma Smart Farm funciona basicamente como outras instalações de IOT, com sensores ou outros dispositivos de coleta de dados, que enviam informações para um sistema de gerenciamento e armazenamento, processando todas elas e tomando uma decisão, que será colocada em prática pelos atuadores.

Assim, ambas utilizam o conceito de conectar diferentes dispositivos para realizar tarefas sem a intervenção do homem. A diferença está na abrangência: a Smart Farm utiliza a IOT para funcionar.

Quais são os benefícios do Smart Farm?

O conceito de Smart Farm, ou fazenda inteligente, refere-se à aplicação de tecnologias avançadas e sistemas de informação em operações agrícolas para aumentar a eficiência, produtividade e sustentabilidade. Alguns dos principais benefícios do Smart Farm incluem:

Aumento da produtividade

Com a automação de tarefas, o uso de sensores e a análise de dados em tempo real, as Smart Farms podem otimizar o uso de recursos, como água, fertilizantes e pesticidas, resultando em uma maior produtividade nas colheitas.

Redução de custos

A utilização eficiente de recursos e a automação de processos podem levar a uma redução nos custos operacionais, aumentando a rentabilidade das fazendas.

Monitoramento remoto

Com a ajuda de sensores e dispositivos conectados, os agricultores podem monitorar as condições das plantações remotamente, permitindo que tomem decisões mais informadas e precisas.

Tomada de decisões baseada em dados

A coleta e análise de dados em tempo real fornecem informações valiosas sobre o clima, solo, crescimento das plantas e saúde do gado, ajudando os agricultores a tomar decisões mais inteligentes e estratégicas.

Sustentabilidade

A Smart Farming pode contribuir para a agricultura sustentável, ao reduzir o desperdício de recursos, minimizar a pegada ambiental e promover práticas agrícolas mais amigáveis ao meio ambiente.

Melhoria da qualidade dos produtos

O monitoramento preciso e o controle das condições de crescimento podem resultar em produtos agrícolas de melhor qualidade e maior valor agregado.

Flexibilidade e escalabilidade

As soluções de Smart Farm podem ser adaptadas para diferentes tipos de culturas e tamanhos de fazendas, tornando-as escaláveis e acessíveis para agricultores de diferentes perfis.

Acesso a informações e conhecimentos

A integração de tecnologia e sistemas de informação proporciona aos agricultores acesso a informações, recursos e conhecimentos valiosos, promovendo a educação agrícola e a adoção de melhores práticas.

Tecnologias utilizadas na Smart Farm

As inovações do mundo da tecnologia impactam o funcionamento de uma Smart Farm. Vamos ver as principais tecnologias que são utilizadas por ela:

Drones

Os drones têm suas plataformas equipadas com sensores apropriados para coletar dados que tenham valor em termos de tomada de decisão e agricultura de precisão. Além disso, é necessário ter instalado o software correto.

Assim, as funcionalidades dos drones são extensas: avaliação das plantas, maturidade da colheita, qualidade da safra, atividades de insetos e ervas daninhas, avaliação do solo, estimativa de rendimento e mapeamento 3D para nivelamento ou expansão de terreno.

Softwares

Os softwares de gerenciamento agrícola são utilizados para otimizar e gerenciar operações de produção de uma fazenda. Ele automatiza tarefas como gestão de registros, armazenamento de dados, análise de atividades e otimiza o fluxo de produção e cronograma.

Além disso, também faz previsões e calcula os lucros, auxilia nas decisões de qual semente plantar, acompanha o crescimento das safras de acordo com as condições climáticas e realiza o gerenciamento de riscos.

Imagens via Satélite

As imagens via satélite trazem diversos benefícios. Os dados são coletados em tempo real, cobrindo uma grande área em um curto espaço de tempo. A necessidade de meios de locomoção e potencial de erro humano também são reduzidos.

As imagens de satélite de alta resolução fornecem dados para sistemas de machine learning, junto com outras fontes de informação.

Dessa forma, é possível medir automaticamente o crescimento da plantação, prever seu rendimento, fazer decisões de gerenciamento tático sobre uso de água, compra de sementes, fertilizantes, etc.

Smart Farm no Brasil

O conceito de Smart Farm, ou fazenda inteligente, está ganhando cada vez mais importância no Brasil devido ao avanço da tecnologia e à necessidade de aumentar a eficiência agrícola. Em todo o país, diversas iniciativas de Smart Farming estão sendo implementadas para revolucionar o setor agrícola.

Nesse contexto, os agricultores estão adotando sensores e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para monitorar e coletar dados em tempo real sobre as condições climáticas, umidade do solo, saúde das plantas e bem-estar animal.

Além disso, a agricultura de precisão está ganhando destaque, usando dados detalhados para ajustar e otimizar práticas agrícolas específicas, como o uso de fertilizantes, pesticidas e irrigação.

Os drones também estão desempenhando um papel importante na agricultura brasileira, sendo amplamente utilizados para mapear e monitorar grandes áreas de cultivo, permitindo identificar problemas rapidamente e tomar ações corretivas de forma eficiente.

A gestão agrícola também se beneficia de softwares específicos, facilitando o planejamento, monitoramento e análise dos dados coletados, o que ajuda os agricultores a tomarem decisões mais informadas.

Outro destaque é a implementação de sistemas de irrigação inteligente, que ajustam automaticamente o fornecimento de água de acordo com as necessidades das plantas e as condições climáticas, resultando em economia de água e aumento da produtividade.

A integração de tecnologia e máquinas agrícolas modernas está revolucionando as operações nas fazendas, com tratores autônomos, colheitadeiras inteligentes e sistemas de controle de pragas automatizados, impulsionando a eficiência.

Além de todos esses avanços tecnológicos, a Smart Farming no Brasil também se destaca por sua preocupação com a sustentabilidade. Práticas agrícolas mais amigáveis ao meio ambiente são buscadas, com foco na redução do impacto ambiental e na conservação dos recursos naturais.

Essas iniciativas estão capacitando os agricultores brasileiros a enfrentarem os desafios do setor, como o aumento da demanda por alimentos, mudanças climáticas e escassez de recursos, de forma mais inteligente e eficiente.

A Smart Farming está impulsionando a modernização do agronegócio no Brasil, contribuindo para a sustentabilidade e competitividade do setor agrícola no país.

Domine o World Class Manufacturing!

Descubra os segredos do World Class Manufacturing e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível!

Inscreva-se agora mesmo no curso "Fundamentos de World Class Manufacturing" da Voitto e torne-se um especialista em práticas de excelência na produção.

Não perca essa oportunidade de se capacitar e impulsionar a sua carreira e negócio! E utilizando o cupom BLOG100, você terá acesso ao curso de forma gratuita!

Clique no banner abaixo e garanta sua vaga no curso "Fundamentos de World Class Manufacturing" da Voitto.

Banner do curso "Fundamentos em WCM".

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

As 7 Ferramentas do WCM - Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

7 Ferramentas Wcm Para Solucao De Problemas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.