O que é SMED?
Dica de ouro!
O que é setup?
Qual a importância do SMED?
Quais são as fases de aplicação do SMED?
Pronto para aprender mais?

Aprenda como aplicar a ferramenta SMED em sua empresa

Conheça a técnica SMED, sua importância e suas 6 fases de aplicação para melhorar a produção e estimular a flexibilidade na empresa!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como aplicar a ferramenta SMED em sua empresa

Para quem já assistiu ao menos uma corrida de Fórmula 1, deve ter reparado como o tempo de pit stop é mínimo entre as equipes! Na maioria dos casos, a duração é de menos de 10 segundos para permitir que o piloto retorne para a pista de corrida, não é mesmo? Saiba que o SMED está totalmente relacionado a isso.

Este curto período destinado à troca de pneus, abastecimento de combustível ou mesmo para algum reparo no veículo pelas equipes participantes, é exigido por causa da alta competitividade que existe nesta modalidade, sendo que ambos os times compreendem que o pit stop é uma atividade que não agrega nenhum valor ao processo.

Se não fosse preciso fazer um ou mais pit stops ao longo da corrida, o piloto e seu carro poderiam ser mais rápidos e eficientes.

Contudo, como ainda não é possível eliminar esta operação, os integrantes do torneio de cada companhia buscam, então, ao menos obter um melhor desempenhoque seus concorrentes por meio da redução do tempo desta atividade, assim como o SMED busca melhorar o desempenho dos processos produtivos.

Neste artigo, não vamos falar de pit stop , nem de Fórmula 1. Vamos conhecer uma competente ferramenta enxuta chamada SMED.

Ela combate uma operação muito parecida diariamente empregada no cenário industrial: a atividade de setup - período destinado à troca e ajustes em maquinários de um processo para a entrada de novos produtos na linha de produção.

Então, para que você entenda de maneira detalhada o que é essa ferramenta, neste artigo você vai aprender:

  • O que é SMED?
  • Qual a importância do SMED?
  • O que é setup interno e externo?
  • Fases de aplicação do SMED.

Pronto para começar? Vamos lá!

O que é SMED?

O Single Minute Exchange of Dies (SMED)  foi idealizado pela primeira vez, no ano de 1985, no Ocidente.

Em português significa Troca Rápida de Ferramenta, e é um método que tem como objetivo reduzir o tempo necessário para execução da operação de setup para que o tempo seja inferior à dez minutos, ou seja, um número expresso em um único dígito.

Em fábricas, onde uma máquina é alternada entre vários tipos de ferramentas (uma para produzir cada produto), o tempo de troca das ferramentas pode acarretar um alto lead time, diminuindo assim a produtividade. Para reduzir esse efeito e diminuir o tempo de setup, existe a metodologia SMED.

O SMED, foca a atenção exatamente na simplificação de todo o processo de setup. Desta forma, na teoria, é possível que qualquer operador seja capaz de realizar regularmente o setup.

Dica de ouro!

Confira o KIT de gerenciamento de projetos , um tema que vem crescendo a cada dia e o domínio dessa arte vem se tornando cada vez mais necessário no mercado de trabalho.

Sendo assim, se você é gestor, engenheiro, gerente ou qualquer profissional que seja responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam precisa de ferramentas e métodos para gerenciar projetos com eficiência para alcançar o objetivo planejado.

Está esperando o que? Se torne um profissional completo agora e baixando nosso KTI de Gerenciamento de Projetos.

Gerenciamento de Projetos

Mas talvez você esteja se perguntando: o que é setup? Entender o conceito de setup e os diferentes tipos que existem, é essencial para que a correta aplicação do SMED seja realizada.

Então vamos entender mais sobre esse conceito?

O que é setup?

Setup é o conjunto de todas as operações a serem realizadas na máquina ou no processo produtivo, a fim de mudar a produção de um produto para outro. Dessa forma, o tempo de setup ocorre em indústrias que utilizam o mesmo equipamento para produzir diferentes produtos em sua linha de produção.

É importante que você saiba que existem dois tipos de setup e a seguir explicarei cada um deles!

Setup interno

São as atividades de setup que só podem ser realizadas com a máquina parada. Como por exemplo:

  • Montagem
  • Desmontagem
  • Testes
  • Ajustes de posição
  • Altura
  • Pressão.

Setup externo

São as atividades de setup realizadas com a máquina funcionando. Como por exemplo: A preparação e a limpeza.

Qual a importância do SMED?

Nos dias atuais, é raro ter uma empresa que atenda apenas um cliente em específico, não é verdade? Além de raro, esta estratégia é também muito arriscada, já que se o cliente falir ou mesmo decidir trocar seu fornecedor por outro, seu negócio tenderá ir de encontro à falência.

Para impedir que isto aconteça e também possibilitar a conquista de novos clientes, uma estratégia mais eficaz é produzir e comercializar uma maior variedade de produtos que atendam diferentes mercados consumidores.

Só que aí entra um porém: quanto mais produtos diferentes produzir, mais operações de setup são necessárias.

Como vimos na relação com a Fórmula 1, assim como o pit stop, o tempo de setup também não agrega nenhum valor ao produto processado. Muito pelo contrário, ele só traz desperdícios.

E é para mitigá-lo que propomos então a aplicação de uma das principais técnicas do Lean Manufacturing para estimular a flexibilidade de um processo: a SMED - do inglês Single Minute Exchange of Die e português Troca Rápida de Ferramentas!

Quais são as fases de aplicação do SMED?

O SMED possui 6 fases de aplicação. Confira a seguir qual é cada uma delas!

1ª Fase do SMED: Conheça a operação de setup atual

Independente da existência de um procedimento para esta operação, para o SMED, é crucial acompanhar, observar e registrar cada etapa do setup, envolvendo diferentes linhas de produção, turnos e até operadores.

A adoção de checklists, de uma máquina fotográfica e de filmagem é uma ótima maneira de conhecer minuciosamente toda a operação de setup atualmente executada.

2ª Fase do SMED: Examine a operação de setup atual

A partir da primeira fase do SMED, em que foram coletadas todas estas informações, resta então examiná-las com a maior atenção possível, distinguindo atividades de setup interno (quando a linha de produção necessita estar inoperante) e de setup externo (quando a linha produtiva pode estar em operação).

3ª Fase do SMED: Otimize a operação de setup interno e externo

Compreendida e destrinchada todas as atividades de setup interno e externo, o objetivo da terceira fase do SMED é otimizá-las, de modo que cada uma das tarefas conhecidas e executadas passem por uma sequência criteriosa de cumprimento: eliminar, combinar, reduzir ou simplificar.

Lembrando que na pior das situações, atividades externas são mais interessantes que internas - já que a máquina pode estar em funcionamento durante a realização da tarefa. Ferramentas como o brainstorming e o 5S são ótimas alternativas nesta fase.

4ª Fase do SMED: Ensaie e examine a nova operação de setup

Depois de conquistar um modo mais eficiente de executar o setup por meio da otimização das atividades internas e externas, a próxima etapa do SMED é ensaiar a nova operação de setup em diferentes turnos, operadores, linhas de produção e produtos.

É realizando este ensaio que demais ajustes e pequenas alterações podem ser examinados buscando a excelência nesta operação.

5ª Fase do SMED: Uniformize a nova operação de setup

Pronto, o tempo de setup já foi reduzido drasticamente nos processos envolvidos na aplicação do SMED. Agora, a tarefa é garantir que o cumprimento deste novo procedimento seja de fato mantido pelos operadores.

Para isto, o emprego de um simples e objetivo Procedimento Operacional Padrão (POP) em conjunto com a ilustração de um fluxograma pode ajudar. Alocar este documento em um local de fácil acesso e realizar o devido treinamento de todos os envolvidos também é primordial para a manutenção do SMED.

6ª Fase do SMED: Estabeleça um sistema de desempenho

Lembra-se da filosofia do Lean Manufacturing chamada Kaizen? Então, melhorado o tempo de setup, a busca posterior por ainda um melhor desempenho deve continuar. Neste caso, o emprego de um sistema de desempenho que revele e estimule as reduções de tempo de setup é uma ótima dica para alcançar metas cada vez mais competitivas através do SMED.

Pronto para aprender mais?

Agora que você sabe o que é o SMED e como aplicá-lo, que tal aprender mais sobre o Lean e aplicar outras ferramentas enxutas?


E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

As 7 Ferramentas do WCM - Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

7 Ferramentas Wcm Para Solucao De Problemas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.