Softwares de Gestão são ferramentas que auxiliam no gerenciamento de projetos, ou seja, possuem a capacidade de ajudar no planejamento, digitalizar informações, melhorar a organização de processos e ampliar a visão do gestor sobre prazos.
É perceptível a grande influencia que as novas tecnologias têm dentro do mundo dos negócios, principalmente quando elas são aplicadas de forma a trazer benefícios e maior praticidade.
Atualmente, as operações das empresas estão cada vez mais complexas. O gerenciamento de tantos processos que ocorrem ao mesmo tempo se torna um desafio para os gestores. Por esta razão, os softwares de gestão de empresas são essenciais.
Algumas das vantagens de utilizar softwares de gestão é poupar tempo gasto com operações complexas e otimizar a rotina de um negócio. Como consequência, é possível ver maior satisfação no trabalho dos gestores e ações mais ágeis.
Nesse artigo, vamos te mostrar quais são os principais softwares de gestão de empresas separados nos seguintes tópicos:
Os softwares de gestão de empresas são programas de computador feitos para ajudar a simplificar a execução de grandes projetos e tarefas, facilitando a colaboração da equipe e geração de relatórios de projeto.
A maioria dos softwares de gestão de empresas podem lidar também com gerenciamento de recursos e funcionários, atribuição de tarefas, controle e coordenação de cronograma, orçamento, gerenciamento de tempo, análise de risco e diversas outras funcionalidades.
Os softwares de gestão de empresas também abordam aplicações relativas ao gerenciamento financeiro, gerenciamento de rede, gerenciamento de relacionamento com o cliente, gerenciamento de ativos e inventários, etc.
Em resumo, são programas que ajudam em todas as tarefas do dia a dia de uma empresa, automatizando processos e controlando todas as atividades da empresa. Isso é feito por meio da integração de setores, utilizando o modelo ERP.
O ERP é o acrônimo para Enterprises Resource Planning, ou em português, "planejamento de recursos da empresa". Geralmente os ERPs são realizados por meio de softwares de gestão de empresas.
Os ERPs são encontrados na maior parte das empresas. Eles são sistemas de gestão que cuidam de diversos procedimentos de rotina de uma companhia, integrando os dados empresariais e facilitando a gestão. Junto a eles, também existem as OKR's.
Os softwares oferecem diversas vantagens para as empresas, por exemplo, é mais fácil concentrar todas as informações e dados coletados num só lugar com a ajuda da tecnologia.
Outra questão importante é a automatização de atividades que seriam feitas por grandes equipes de forma manual, ou seja, algo que costumava ser demorado e burocrático se torna prático.
Confira alguma dos benefícios de utilizar softwares de gestão:
Agora que já vimos o que um software de gestão de empresas é e como ele pode auxiliar sua empresa, vamos ver os sete programas mais utilizados pelas companhias.
O Conta Azul é um sistema ERP online de gestão financeira desenvolvido no Brasil que promete facilitar as operações cotidianas de uma empresa. É bastante completo e fácil de usar.
Seu enfoque é na gestão financeira. Com o software, é possível controlar os processos e finanças a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.
Com esse sistema de gestão empresarial integrado, você ganha tempo ao fazer automatização de tarefas administrativas e burocráticas. A ferramenta lida com os recursos financeiros e materiais da empresa, como gestão de estoque, emissão de notas fiscais e boletos.
Ele é ideal para pequenas e médias empresas, reunindo as ferramentas necessárias para o gerenciamento financeiro da companhia, além de disponibilizar todas as informações para uma tomada de decisão inteligente.
Ainda na esteira dos softwares de gestão de empresas que lidam com a parte financeira, o Nibo se mostra como uma opção simples e eficaz. Ele promete reunir tudo o que você precisa para gerenciar o seu negócio.
Entre suas funções, temos:
Ele ainda emite relatórios gerenciais, para análise da saúde financeira da empresa. Esses relatórios podem ser integrados e compartilhados com o escritório de contabilidade, facilitando o acesso e a gestão do contador para as questões relevantes.
O Asaas é um sistema que emite cobranças por boleto bancário, cartão e transferência, sendo a opção perfeita para quem precisa desse tipo de serviço de cobrança de clientes. Isso é feito de uma forma simples e eficaz, facilitando os procedimentos financeiros e contábeis da empresa.
Ele conta com um aplicativo, e serve para todos os tipos de venda, como individual, parcelada ou por mensalidade. Elas são enviadas automaticamente por e-mail e SMS. Também são disponibilizados links para envio das contas por WhatsApp e redes sociais.
Ele é uma plataforma que conta com uma aplicação web e um aplicativo mobile, auxiliando a de empresas de pequeno e médio porte. Ele organiza e centraliza as informações sobre clientes, acompanha as operações em andamento e analisa os negócios de forma gratuita. Isso é feito para aumentar as vendas.
Dessa forma, podemos classificar o Agendor como uma ferramenta de CRM completa e fácil de utilizar. CRM é uma sigla em inglês para Customer Relationship Management (em português, "Gestão de Relacionamento com o Cliente").
Ou seja, esse software utiliza uma abordagem com. A partir disso, ele antecipa as necessidades da empresa, informando as melhores opções para o cliente e proporcionando um melhor atendimento. Dentre suas funcionalidades, nesse sentido temos o assistente virtual.
Podemos também acompanhar por dispositivos mobile as interações e vendas entre setor comercial e clientes, obtendo sugestões de como proceder em cada etapa da venda.
O Pipedrive é outro software de gestão do tipo CRM que promete um gerenciamento eficaz do funil de vendas.
Entre suas funcionalidades, temos a utilização de formulários web para gerenciar os melhores leads e negócios da empresa, o controle de agenda, por meio do rastreamento de e-mails e histórico de contatos, e a automatização de tarefas administrativas utilizando inteligência artificial.
Ele também fornece informações e relatórios com base nas métricas da empresa, mostrando o desempenho de acordo com as metas. Conta com integração com dispositivos móveis para facilitar o acesso.
O Trello é um dos softwares de gestão de empresas perfeito para quem deseja gerenciar projetos. Ele utiliza a metodologia Kanban, tornando as informações bastante visuais, em cards personalizáveis. Assim, é possível controlar melhor os fluxos de trabalho.
O Trello permite que o gestor tenha controle total do andamento de um projeto, acompanhando métricas, criando e delegando tarefas, definindo cronogramas e muito mais. A interface é bastante intuitiva e pode ser utilizada para projetos de qualquer porte.
Além disso, esse software ainda pode ser integrado com outras plataformas e programas, por disponibilizar sua API.
O GerencieAqui é sucesso entre os softwares de gestão de empresas para simplificação de processos empresariais. Ele promete melhorar a eficiência, reduzindo custos e aumentando os lucros por meio de sua plataforma simples e eficiente.
Com ele, é possível emitir notas fiscais de vários tipos, controle de estoque, gerenciar pedidos e orçamentos, controlar as contas a pagar e a receber e fazer a integração com e-commerce.
Os custos de um software de gestão vai depender de sua funcionalidade, do tamanho da empresa e quais recursos são necessários para a especificidade que você está buscando.
Alguns softwares de gestão podem ter um valor mensal de R$90,00. Enquanto outros exigem um investimento de até R$5.000,00. Tudo dependerá do tipo de processo que você quer automatizar.
Por isso, é interessante fazer pesquisas e entender se o valor equivale a entrega desejada.
Como podemos observar, existem diferentes tipos de gestão que podem ser auxiliadas pelas tecnologias. Você conhece alguma delas? Confira aqui:
São processos que visam administrar, planejar e controlar o fluxo financeiro de um negócio. É tudo aquilo que se refere a investimentos, ganhos e despesas, etc.
É a produção de um planejamento para que a equipe execute todos os objetivos de um projeto. Essa gestão pode ser feita por empresas, empreendedores e estudantes, uma vez que pode envolver todo tipo de proposta.
O ato de estocar consiste em armazenar produtos ou mercadorias para um determinado fim. Portanto, as empresas precisam fazer o controle desses materiais por meio de um gerenciamento.
Esse tipo de gestão executa o planejamento e monitoramento de ações dentro de uma empresa. Então, pode ser realizada em vários setores de uma empresa. O objetivo principal é otimizar processos internos e aumentar produtividade.
Esse é um conjunto de práticas que ajudam no crescimento e fortalecimento de uma corporação. Para que seja feita uma boa gestão estratégica, são analisados possíveis cenários e metas de acordo com os indicadores.
Com o KIT Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio, você terá acesso aos eBooks: "Business Model Canvas", "Planejamento de metas para empresas", "5 práticas exemplares de liderança"; as planilhas "Análise SWOT", "Diagnóstico empresarial", "Planejamento estratégico", "Plano de negócios" o vídeo "10 livros que todo gestor deveria ler" o Workshop "Planejamento de metas para empresas" e a Websérie "Mundo Empreendedor".
Se interessou? Não perca tempo e baixe agora mesmo seu kit completo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!