O que é uma Sprint Planning?
Como elaborar uma Sprint Planning?
Possíveis falhas na Sprint Planning
Dica de Ouro!

Conheça a Sprint Planning! A ferramenta indispensável da Metodologia Scrum!

Neste artigo você irá aprender mais sobre a Sprint Planning, uma ferramenta da Metodologia Ágil Scrum que irá te surpreender!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Conheça a Sprint Planning! A ferramenta indispensável da Metodologia Scrum!

Se você já ouviu falar da metodologia Scrum, com certeza já ouviu falar sobre a Sprint Planning, não é mesmo?

Sendo assim, a Sprint Planning é apenas uma das diversas reuniões e formas de organização que a metodologia Scrum oferece.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa metodologia , principalmente, sobre a Sprint Planning.

Se interessou? Então continue a leitura abaixo e aprenda tudo que você precisa saber sobre a Sprint!

  • O que é uma Sprint Planning?
  • Como elaborar uma Sprint Planning?
  • Possíveis falhas na Sprint Planning
  • Dica de ouro!

Vamos lá?

O que é uma Sprint Planning?

Agora que você já sabe que a Sprint Planning é um dos planejamentos que a metodologia Scrum utiliza para manter a organização, deve estar se perguntando: mas afinal, o que é uma Sprint Planning?

Bem, uma Sprint Planning, não diz respeito somente ao momento da reunião. Mas sim a um planejamento de um ciclo curto para a realização de algumas tarefas simples, que devem ter o prazo de duração de uma a quatro semanas no máximo.

Observa-se que a maioria dos projetos elaborados numa Sprint, tem o período de duração de uma ou duas semanas.

Pensando nisso, é possível dividir a Sprint Planning em duas partes: parte 1, que será o momento da reunião, ou seja, do planejamento, e a parte 2, que será o momento da execução desse planejamento.

Sendo assim, existe a reunião de planejamento da Sprint,  que dá início ao que será executado naquele projeto e tem como objetivo definir qual será a tarefa desempenhada por cada colaborador.

Na primeira parte, a reunião de planejamento da Sprint é importante que estejam presentes: o Scrum Master, o Product Owner (Dono do Produto) e os colaboradores.

Isso porque todo o scrum team precisa chegar em um comum acordo sobre as metas definidas para a sprint backlog e os esforços que serão necessários para cumpri-la.

Já na segunda parte, o time de desenvolvimento do projeto ficará responsável por colocar em prática tudo o que foi definido anteriormente. De modo que todas as tarefas estejam concluídas no momento final da Sprint Planning.

Além disso, o time de desenvolvimento tem o dever e a responsabilidade de alertar o Product Owner e o Scrum Master sobre possíveis imprevistos na realização da sprint backlog. Uma vez que, caso necessário, seja realizado um sprint review.

No momento do planejamento da Sprint é importante levar em consideração a capacidade produtiva da equipe, para que os prazos de entrega sejam realistas.

Interessante, não é mesmo?

Bem, agora que você já sabe o que é e para que serve uma Sprint Planning, que tal aprender a como elaborar um?

Continue a leitura abaixo e aprenda tudo que você precisa saber. Mas antes, se liga nessa super dica que preparamos pra você!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Como elaborar uma Sprint Planning?

Agora que você já sabe o que é uma Sprint Planning, que tal aprender a como elaborar uma?

Bem, para elaborar uma Sprint é importante considerar alguns pontos: o tamanho dessa sprint, o tamanho e a capacidade produtiva da sua equipe, o tempo de duração dessa tarefa, etc.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para te auxiliar nesse processo. Vamos lá?

1. Estabeleça um tempo para a reunião de Sprint Planning

Estabeleça um tempo para a execução da Sprint como um todo, tanto para a reunião quanto para a duração dessa Sprint.

Como todo processo da metodologia ágil Scrum é necessário estipular um tempo para a reunião. O ideal é que ela não ultrapasse duas horas de duração e seja realizada 1 vez por semana.

Pensando desse modo, é importante considerar que se a sprint tiver mais de 1 semana de duração, seja realizada uma reunião por semana para acompanhamento do projeto.

2. Seja realista!

Quando uma nova Sprint se aproxima temos como impulso atribuir mais tarefas do que é possível para a nossa equipe.

Não faça isso!

O Scrum Master e o Product Owner devem ter ciência que o time nunca estará produzindo em sua capacidade total todos os dias. Para driblar essa falha, durante o sprint é importante considerar 80% da capacidade produtiva da equipe. 

Seu scrum team renderá mais e melhor se estiver com metas bem estabelecidas e entregáveis!

3. Esteja sempre aberto ao diálogo!

Uma outra dica essencial para a elaboração do Sprint Planning é: esteja aberto ao diálogo!

O Scrum Master e o Product Owner definem qual será o product backlog de determinada Sprint Planning, mas, só saberão se o projeto está se desenvolvendo como deveria se o time de desenvolvimento possuir um canal direto de comunicação com eles.

Esteja aberto a comunicação de fato, ou seja, altere itens do projeto caso necessário!

Um modo comum de manter esse canal de comunicação aberto é através da Daily, outra reunião muito comum nos projetos de Scrum. Uma vez que viabiliza um alinhamento diário entre os membros da equipe.

Portanto, agora que você já sabe como elaborar uma Sprint de sucesso, continue a leitura abaixo e conheça possíveis falhas que você pode evitar!

Possíveis falhas na Sprint Planning 

Assim como todas as metodologias, a Sprint Planning não está livre de falhas. Somos humanos e errar no planeamento de tarefas é muito comum!

Sendo assim, de acordo com a própria metodologia ágil Scrum, o importante é corrigir a falha e dar continuidade ao trabalho sem que muito tempo seja perdido nesse intervalo!

Pensando nisso, elaboramos algumas recomendações que você deve seguir para não cometer erros básicos.

Vamos lá?

Primeiramente, defina bem as tarefas e o que deve ser feito por cada membro do seu time. É extremamente importante traçar uma ordem de prioridade entre as demandas distribuídas.

Isso porque, caso alguma demanda, menos importante não seja realizada, é mais fácil deixá-la para a próxima Sprint do que se for uma demanda com certa urgência em ser sanada.

Por fim , outro ponto importante é: nunca subestime a importância da Sprint Planning. Um indivíduo que participa das reuniões e é ouvido pelo Scrum Master e Product Owner, irá se tornar um colaborador engajado e dedicado à empresa que o acolheu.

Dica de Ouro! 

Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre a metodologia ágil Scrum, que tal se especializar um pouco mais?

Vivemos um mundo marcado pelo dinamismo, em que mudanças rápidas e constantes, com novas tecnologias e novos modos de gerenciamento surgindo a todo tempo.

Tendo em vista esse cenário,  é necessário desenvolver adaptabilidade e agilidade, que são trazidas pelo Scrum. Um framework simples e interativo que possibilita a otimização do desenvolvimento de qualquer projeto, dos mais simples aos mais complexos.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN , que aborda os fundamentos essenciais e ensina a lidar com as mudanças a fim de alcançar sucesso em seus projetos.

Além disso, te preparamos para ser um profissional certificado Agile Scrum Foundation (ASF) pela EXIN, com renome internacional. O que é realizado através de simulados e questões exclusivas.

Portanto, se você deseja se certificar, se inscreva agora no nosso curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN!

Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scrum Para Gestão áGil De Projetos Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.