Como surgiu a metodologia de equipes trabalhando em squads team?
Antes de seguirmos com a leitura do artigo, gostaria te dar um presente…
O que é Squad?
O que é Tribe?
O que é Chapter?
O que é Guild?
Quais são as vantagens da metodologia squad team?
Você gosta de inovar?

Descubra o que são os Squads Teams, estrutura ágil desenvolvida pelo Spotify!

Entenda sobre a metodologia Squads Team que desenvolvida pelo Spotify e que é utilizada para gerir os seus negócios de grandes empresas como o Nubank.

Maytê Pereira
Por: Maytê Pereira
Descubra o que são os Squads Teams, estrutura ágil desenvolvida pelo Spotify!

O grande número de métodos ágeis existentes permitem escolher o que for mais adequado para o desenvolvimento de um projeto. A exemplo disso temos Scrum, Kanban, Extreme Programming, Disciplined Agile, Scaled Agile Framework, Rapid Application Development e vários outros.


Mas, você sonha com um modelo de gestão ágil, eficiente, que aumente a produtividade, mas que não seja hierárquico? A boa notícia é que esse modelo já foi almejado, pensado e criado pelo Spotify e ficou conhecido como squad team.


Neste artigo, irei te explicar como funciona cada grupo e etapa dessa metodologia que veio para revolucionar o sistema de gestãodas grandes e pequenas empresas. Então, se você está empolgado com esse assunto tanto quanto eu, pegue uma xícara de café e venha comigo!

Como surgiu a metodologia de equipes trabalhando em squads team?

Em um passado não muito distante, grande parte das maiores empresas trabalhavam focadas apenas no produto ou serviço que era oferecido, e consequentemente eram segmentadas em departamentos específicos e fechados em cada área.


Mas os tempos mudaram, hoje o foco do mercado e das maiores empresas é na experiência e na satisfação de seus clientese, com isso, se desencadeou a busca por metodologias que se enquadrem nessa nova realidade.


Entre essas grandes empresas, o , se destacou ao criar o modelo do squad team, trazendo consigo os conceitos de tribes, chapter e guilds, que iremos entender melhor nos próximos tópicos.


O objetivo do Spotify ao criar esse novo modelo era aprimorar a metodologia ágil, a qual já era utilizada de forma bem madura dentro da empresa.


O objetivo desse novo método é "trabalhar" com pequenas empresas dentro de uma organização, o que sem dúvida é uma tendência do mercado para agilizar os processos.


Afinal, não é mais suficiente para o mercado a apresentação apenas de um bom produto ou serviço. O mercado busca por empresas com respostas ágeis e que tragam consigo a melhor experiência possível para o usuário, e é exatamente isso que essa metodologia de squad team promete trazer para as empresas.

Antes de seguirmos com a leitura do artigo, gostaria te dar um presente…

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum


Continuemos com a nossa leitura!

O que é Squad?

Squad é um time multidisciplinar, focado em geração de valor, que possui autonomia e é especializado em desenvolvimento de produtos.


Por exemplo: se uma empresa afirmar que tem um squad de marketing e um squad de vendas, isso está errado, pois quebra todo o conceito de equipe multidisciplinar.


Afinal, para se ter um squad, é necessário ter um grupo de pessoas com multidisciplinaridade, autonomia e a responsabilidade de determinada parte do produto ou do negócio.


Vale ressaltar que não são todas as empresas que têm o perfil para aplicar essa metodologia, pois dependendo do nicho explorado, pode ser que ter equipes qualificadas em algo específico seja mais importante e interessante.


O Spotify, por exemplo, desenvolveu e aplicou o método dos squads, pois iria gerar mais valor no produto e na experiência do seu usuário, e isso deu bastante certo, como podemos ver.


Para exemplificar melhor, abaixo temos uma ilustração de squads fazendo uma analogia à estrutura do Scrum, na qual cada membro do squad tem suas características e exerce um papel, caracterizando a multidisciplinaridade, ou seja, pessoas de diferentes áreas trabalhando juntas em cada squad em prol de um produto final.

Squad

Fonte: EVANGALIST (2016)

O que é Tribe?

Tribe é um segundo nível de agrupamento, que é feito por meio da combinação de vários squads que estão trabalhando em coisas parecidas, ou até mesmo trabalhando juntos.


Em uma organização que implementa essa metodologia é essencial que os squads de um Tribe fiquem fisicamente próximos, para que isso facilite a comunicação.


E talvez agora você esteja se perguntando: qual é a necessidade desse segundo agrupamento?


Bom, pense em uma empresa que tenha 1000 colaboradores. Quantos squads teriam nessa empresa? Muitos, com certeza.


Então, a ideia de criar Tribes é exatamente para facilitar o gerenciamento. Com isso, a sugestão para quem quer aplicar esse método é que construa um Tribe que contenha no máximo 100 integrantes.

Tribe

Fonte: EVANGALIST (2016)

O que é Chapter?

Chapter é um grupo no qual todos os integrantes possuem a mesma função dentro dos seus respectivos squads, e todos fazem parte do mesmo. Geralmente esse grupo se reúne com frequência para trocarem informações, práticas, técnicas e por aí vai. Observe como essa divisão é feita, na imagem abaixo.

Chapter

Fonte: EVANGALIST (2016)

O que é Guild?

Por fim temos os Guilds, que são grupos mais independentes da estrutura, pois não importa a qual squad a pessoa pertence e nem qual especialidade ela tem. São pessoas diferentes interessadas em estudar mais um determinado assunto.

Guild

Fonte: EVANGALIST (2016)

Quais são as vantagens da metodologia squad team?

Como um dos principais pontos dessa metodologia é desenvolver uma equipe multidisciplinar, autogerenciável e com completa autonomia, isso acarreta diversos benefícios para a empresa e para o cliente final.


Dentro desse time estará o responsável pelo desenho do projeto, pelo desenvolvimento, pela manutenção e também o responsável por acompanhar os resultados que aquele projeto terá.


Como a maior parte, senão todas as etapas do produto são feitas dentro de uma equipe, fica mais fácil enxergar pontos de melhoria no projeto, pois aquele grupo específico conhece cada detalhe, desde o início até o fim do produto.


Com isso, as respostas para as solicitações do cliente serão mais rápidas e dinâmicas, uma vez que eles têm autonomia para tomar decisão e realizar as alterações necessárias, diferentemente do modelo tradicional, no qual seria necessário passar por diversos setores e aprovações até retornar de forma adequada para o cliente.


Com isso, devido a todos os aspectos citados acima, essa estrutura ágil criada pelo tem crescido e se expandido cada vez mais.

Você gosta de inovar?

Se a sua resposta for "sim", e você gosta de inovar assim como o Spotify fez ao criar o modelo de squads team, tenho uma oportunidade incrível para você.


O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Maytê Pereira

Maytê Pereira

Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.