Os stakeholders são pessoas, grupos ou organizações que têm um interesse ou são afetados pelas ações e decisões de uma empresa. Isso inclui clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, comunidade local e outros.
Identificar o que e quem são os stakeholders e entender para que servem é fundamental para a avaliação dos riscos, restrições e requisitos envolvidos em um projeto.
A análise dos stakeholders traz ampla visão dos processos facilitadores de tomada de decisão pelos gestores e garante benefícios a todas as partes interessadas ou afetadas por ele.
Este artigo é um guia, com todas as informações que os responsáveis pelos projetos de sua empresa precisam para identificar esses agentes e entender o grau de influência destes para o planejamento estratégico e a execução de um projeto.
Confira o que você vai aprender sobre stakeholders:
O termo “stakeholders” é formado por duas palavras em inglês: “stake”, cujo significado é risco, interesse ou participação; e “holders”, que significa aqueles que possuem.
Portanto, stakeholders são todos os públicos estratégicos que têm interesse na gestão de projetos e resultados da empresa, ou seja, cada grupo social, político e econômico afetado de forma positiva ou negativa pela implementação de um projeto.
Como exposto acima, um projeto afeta ou é afetado, de forma positiva ou negativa, por um indivíduo, grupo de pessoas ou instituições interessadas: os stakeholders.
Conforme suas políticas, formas de atuação e a capacidade de interferir ou influenciar na realização e eficiência do projeto em questão.
Seus interesses pessoais ou institucionais, expectativas, necessidades e atitudes possibilitam ao gestor a antecipação de oportunidades e problemas, as tomadas de decisões e a execução de medidas pontuais para o aperfeiçoamento do projeto e sua comunicação com as partes interessadas.
São dois tipos de stakeholders definidos conforme suas relações funcionais com o projeto:
Os stakeholders, tanto internos como externos, são classificados com base em seus atributos:
Como dito anteriormente, os stakeholders do projeto são os indivíduos, clientes, fornecedores e cada grupo da sociedade, que de diferentes formas podem influenciar, interferir ou atuar em um projeto.
Para sua melhor compreensão, listamos alguns exemplos de quem poderiam ser os stakeholders internos e externos do seu atual e futuro projeto. Confira abaixo:
É muito importante que cada stakeholder seja levado em consideração, para prever, de antemão, as vantagens e os riscos de sua implementação. Em vista dessa importância, identificar os stakeholders é crucial e faz parte do processo inicial do planejamento.
Para identificar todos os stakeholders e evitar erros de avaliação que podem resultar em problemas graves e até insolúveis para o andamento do projeto, siga essas dicas:
Promova um brainstorming com todos os setores da empresa, faça uma pesquisa de mercado e outra de benchmarking. Investigue todos os pontos de vista sobre o projeto e liste todos os indivíduos e grupos que possam influenciar, afetar ou serem afetados por sua realização.
Liste todos. Independente do grau de interesse, influência ou quanto serão afetados pelo projeto.
Para viabilizar o projeto da empresa é de fundamental importância classificar os stakeholders por perfis e categorias e organizá-los em listas de forma clara e objetiva para enfim determinar o grau de influência de cada um.
Exemplos de perfis e categorias:
Essa identificação se faz necessária para aumentar o grau de influência e a participação dos stakeholders que realmente interessam ao projeto e reduzir a quantidade de stakeholders com grande e baixa influência que possam vir a causar problemas ao projeto.
Além de entender a importância dos stakeholders, é fundamental que você saiba como gerenciá-los. Afinal, são diversos tipos existentes e indivíduos e organizações das mais diversas categorias, não é verdade?
A gestão eficiente dos stakeholders acontece por meio do conhecimento do gerenciamento do projeto como um todo, desde a definição do escopo, estruturação da equipe de trabalho, criação, monitoramento e, por fim, controle dos processos!
Elaboramos para você o curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos! Com ele, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida - e totalmente alinhado com o PMBOK!
Insira o cupom BLOG100 e garanta o seu estudo de forma gratuita! Clique no banner abaixo para saber mais!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!