Você sabia que existem organizações que nem são consideradas empresas ainda, mas que já são referência em vários quesitos? São as chamadas startups unicórnio!
Empresas referências no mercado mostram, cada vez mais, que fatores como inovação, tecnologia e o foco no cliente são imprescindíveis.
Um dos grandes destaques dessas startups está no fato de que elas são modelos no desenvolvimento desses requisitos.
Confira, nesse artigo, o que significa esse termo, por meio dos seguintes tópicos:
Uma startup unicórnio é uma startup cujo valor de mercado é igual ou acima de 1 bilhão de dólares.
O termo foi criado por Aileen Lee, em 2013, quando descreveu empresas de tecnologia privada que tinham um valuation, ou seja, um valor de mercado, igual ou acima de 1 bilhão de dólares, antes de abrirem seu capital na bolsa de valores e realizar o IPO (oferta pública inicial).
As startups unicórnio já não são tão raras assim. Provavelmente você já deve, inclusive, ter usufruído de algumas no seu dia a dia.
Exemplos muito comuns de startups unicórnios foram o Snapchat, a Uber, o Airbnb que inovaram e proporcionaram soluções únicas para seus clientes e consumidores.
Assim, elas se diferem das empresas tradicionais por serem inovadoras ao solucionar um problema específico.
Além disso, é fundamental que a startup, principalmente por estar no início e necessitar de clientes, invista em um bom marketing.
Para isso, nós temos uma super oportunidade!
A fim de compreender como fugir dos padrões esperados pelas empresas que se mantém no óbvio, nós temos o Kit de Marketing e Vendas.
Nele, você vai conferir 8 planilhas gratuitas, como a de Indicadores de Marketing Digital, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e muito mais!
Não perca essa chance e clique na imagem abaixo para baixar!
Agora que você baixou o nosso kit, você vai conferir quais são as 5 startups mais valiosas do mundo.
Vamos lá?
A listagem das 488 startups unicórnio mais valiosas no mundo foi feita pela plataforma americana CB Insights e nós vamos te apresentar as 5 melhores!
Fundada em 2012, a ByteDance é a empresa de tecnologia que fundou o TikTok, o aplicativo famoso, principalmente entre as novas gerações. Ela vale 140 bilhões de dólares.
Conhecida como a Uber chinesa, a Didi Chuxing foi fundada em 2012 e é avaliada em 56 bilhões de dólares.
Conhecida pelos serviços de transporte espacial, que projeta e lança foguetes e espaçonaves, a SpaceX foi fundada em 2002 e é avaliada em 46 bilhões de dólares.
Conhecida por ser uma facilitadora de pagamentos online, a Stripe foi fundada em 2010 e é avaliada em 36 bilhões de dólares.
Sendo uma empresa de software e serviços de informática americana, a Palantir Technologies foi fundada em 2003 e é avaliada em 20 bilhões de dólares.
Mas, esse “boom” não foi à toa. Depois da crise financeira global de 2008, as taxas de juros baixas ou quase nulas em muitos países, principalmente os norte-americanos, proporcionaram o incentivo à tomada de risco por parte dos investidores.
Isso explica o motivo de ter mais gente investindo, inclusive, na bolsa de valores.
Além disso, boa parte das startups estão, cada vez mais, apresentando ótimos resultados por meio dos seguintes fatores:
O fato de as startups unicórnio estarem vendendo de forma nunca vista antes chama a atenção do mercado.
Empresas de tecnologia conseguem alcançar bilhões de usuários em pouco tempo e com menos custos do que outros setores.
É praticamente impossível uma startup unicórnio não ter usado redes sociais como o Facebook e o Instagram para se promoverem.
As empresas entendem que, para se tornarem escaláveis, o marketing usado em redes sociais é fundamental para alcançarem o seu objetivo e o seu público-alvo das mais diferentes gerações.
As empresas que crescem mais rápido ganham maior espaço e autonomia no mercado em que estão inseridas.
Isso gera grandes quantidades de capital que proporcionam que as empresas continuem crescendo, mesmo tendo seu lucro negativo muitas vezes, como é o caso da Nubank.
Você viu que os unicórnios se mostram grandes referências e focos de aprendizado para empresas que desejam crescer.
Entende-se que tecnologia e inovação são imprescindíveis para o mercado.
Para conquistar tais características, empreendedores superam os obstáculos do mercado aumentando a capacidade de execução, minimizando riscos e adotando um modelo ágil de resposta frente as mudanças do mercado.
Uma das melhores formas de colocar uma empresa no caminho dos unicórnios é por meio de cursos que tragam essa informação empreendedora.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!