O que é TCC?
Passo 1 - Escolha do tema e orientador
Passo 2 - Normas da ABNT
Passo 3 - Estrutura de formatação de TCC
Passo 4 - Apresentação
TCC finalizado!

Aprenda como fazer um TCC e alcance a desejada nota 10!

É fato que o TCC deixa muita gente de cabelo em pé, mas não precisa ser tanta pressão! Siga as nossas instruções e faça um trabalho de conclusão de curso excelente!

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Aprenda como fazer um TCC e alcance a desejada nota 10!

TCC: 3 letrinhas, tão pequenininhas, mas que são o verdadeiro terror de muitos estudantes que estão prestes a concluir o curso de graduação.

Contudo, você já parou para pensar que o trabalho de conclusão de curso pode ser como aquele vilão de desenho animado, que te assusta na primeira impressão, mas no fundo não é tudo isso?

Para fazer um excelente TCC basta que você tenha conhecimento do assunto que será abordado e da estrutura deste trabalho final.

Então, que tal ler este texto e aprender o passo a passo necessário para elaborar o seu TCC? Te garanto que não é "nenhum bicho de sete cabeças".

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é TCC?
  • Passo 1 - Escolha do tema e orientador;
  • Passo 2 - Normas da ABNT;
  • Passo 3 - Estrutura de formatação de TCC;
  • Passo 4 - Apresentação;
  • TCC finalizado!

O que é TCC?

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é a avaliação final necessária para obter o diploma universitário. Normalmente é elaborado no último ano de graduação e deve passar por uma banca examinadora para obter aprovação.

O formato deste trabalho varia de acordo com a instituição de ensino. Algumas faculdades optam por relatório de pesquisa e artigo científico, contudo, o mais utilizado é a monografia.

É importante ressaltar que independente do tipo de TCC, todos os trabalhos finais devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Continue lendo este texto e saiba tudo sobre elas. :D

Vamos ver agora o passo passo de como fazer um TCC.

Passo 1 - Escolha do tema e orientador

A primeira dica, e uma das mais importantes, é escolher um assunto com o qual se tenha afinidade. Afinal, você vai desenvolver o seu projeto de pesquisa por um período de 6 meses a 1 ano e nada melhor do que trabalhar com o que se gosta.

Você também deve fazer uma pesquisa do material bibliográfico disponível e analisar se tem conteúdo de qualidade o suficiente para você basear a sua pesquisa.

Além disso, a escolha do orientador também é muito importante para o sucesso do seu TCC. Procure um professor que entenda do tema que você escolheu, pois ele irá te auxiliar na escolha do tema, do problema de pesquisa e também irá te conduzir na estruturação e desenvolvimento do seu trabalho final.

Passo 2 - Normas da ABNT

A ABNT é o órgão responsável por estabelecer normas técnicas para determinados produtos e serviços.

No que diz respeito aos Trabalhos de Conclusão de Curso, as normas da ABNT possuem uma série de regras para que todos os trabalhos sigam o mesmo padrão de estrutura e apresentação.

Contudo, antes de começar a fazer o seu TCC, é fundamental que você consulte a sua instituição de ensino e veja qual é o tipo de formatação que o seu curso de graduação exige.

Padrão geral de formatação

A ABNT exige que todo o trabalho final de conclusão de curso faça uso dos padrões listados abaixo.

  • Folha : Cor branca, tamanho de papel A4
  • Fonte: Cor preta, Arial ou Times New Roman e fonte tamanho 12 para o corpo do texto. Já as legendas, notas de rodapé, tabelas e citações acima de 3 linhas devem ser escritas com tamanho da fonte 10
  • Itálico: Utilizado apenas para palavras em outros idiomas, com exceção de expressões latinas como, por exemplo, A priori e Ad hoc.
  • Margens: 2 cm para a parte direita e inferior da página e 3cm para a parte esquerda e superior.
  • Espaçamento: Deve ser de 1,5 entre cada linha do texto.

Para te ajudar nesse passo a passo de como fazer um TCC trouxemos aqui um material exclusivo!

Confira o nosso modelo padrão de TCC. Através dele você vai obter dicas valiosas de como escrever um bom trabalho final, além disso, todo o nosso template já se encontra seguindo todas as normas da ABNT. Muito legal, não é mesmo? Aposto que esse material vai te poupar um tempo precioso!

Clique no botão abaixo e faça o download de forma totalmente gratuita!

Clique e baixe o modelo de trabalho de conclusão de curso!

Passo 3 - Estrutura de formatação de TCC

O TCC deve ser dividido em 3 partes: Elementos Pré-textuais, Elementos Textuais e Elementos Pós-Textuais.

Estrutura de TCC

1. Elementos Pré-textuais

Os elementos pré-textuais constituem todas as partes que antecedem a escrita do projeto de pesquisa.

Capa

A capa traz as informações da universidade, autor, título, local e ano no qual o trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido.

Capa TCC

Contra capa (Folha de Rosto)

A formatação da contra capa segue o mesmo modelo da capa, contudo, há uma nota explicativa.

Contra Capa TCC

Dedicatória e Agradecimentos

As páginas destinadas à dedicatória e agradecimentos são os campos mais pessoais do seu trabalho final.

No texto de dedicatórias você deve escrever uma mensagem para todas as pessoas que são especiais na sua vida.

Já no texto de agradecimentos é possível escrever uma mensagem de gratidão a todos que contribuíram para a sua pesquisa científica.

Como este não é um elemento obrigatório, muitas instituições de ensino permitem que os alunos mesclem esses dois tipos de homenagem em apenas 1 texto.

Resumo

O resumo do TCC é um texto que reúne as ideias principais do trabalho de conclusão de curso. Ele funciona como um guia para o leitor, uma vez que por meio deste é possível entender qual o tema do seu TCC, como o trabalho foi realizado e quais os principais resultados.

Segundo a NBR 6028, o resumo de uma monografia deve possuir uma média de 150 a 500 palavras. Já os trabalhos finais, que possuem o formato de artigo científico, precisam seguir um padrão de texto entre 150 a 250 palavras.

Além disso, todo resumo de trabalho acadêmico deve ser redigido em parágrafo único.

Para que esse texto fique organizado é fundamental que ele siga uma ordem estrutural. Logo, você deve começar com uma breve introdução a respeito do tema, explicar quais são os objetivos, mencionar os principais resultados e deixar em evidência qual a conclusão do seu TCC.

Ao final de todo resumo, é necessário escrever entre 3 a 5 palavras chaves que façam alusão ao conteúdo do texto redigido acima. Escolha palavras coerentes e não repita nenhuma palavra do título do seu TCC.

Resumo TCC

Abstract

O abstract de TCC corresponde a uma cópia de todo o conteúdo que foi apresentado no resumo, porém na língua inglesa.

É de extrema importância que o seu trabalho final não apresente nenhum erro de gramática e coerência. Dessa forma, caso você não tenha domínio do idioma, você deve evitar tradutores da internet e procurar alguém que possa lhe ajudar.

Sumário e Lista de ilustrações

O sumário corresponde a uma lista com a enumeração de todos os capítulos do seu TCC. Já a lista de ilustrações possui a enumeração de todas as figuras do trabalho final.

Sumário TCC

2. Elementos Textuais

Os elementos textuais representam tudo o que você pesquisou e desenvolveu durante o seu TCC, ou seja, a escrita da introdução, referencial teórico, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

Na introdução de TCC você deve deixar claro para o leitor qual é o tema da sua pesquisa, evidenciar como você escolheu abordar o mesmo e explicar para o leitor qual é o problema da sua pesquisa.

Logo, para que a escrita desta parte se torne mais simples, você pode estruturar a sua introdução de acordo com as seguintes dicas:

  • Faça uma contextualização do tema do seu TCC: Explique em qual situação o mesmo se encaixa. Você pode falar um pouco da história ou utilizar dados estáticos, por exemplo.
    Se você escolheu como tema Seis Sigma, por exemplo, é possível explicar onde esta metodologia surgiu e como ela influencia no meio organizacional.
  • Explique a delimitação do tema: Dentro de todo o contexto no qual o seu tema foi apresentado no item anterior é necessário explicar sobre qual ponto de vista você decidiu abordá-lo.
    Em relação ao Seis Sigma, você pode explicar que, dentre todas as áreas na qual é possível aplicá-lo, você optou por aplicar esta metodologia em uma indústria farmacêutica.
  • Apresente o problema e os objetivos da sua pesquisa: O problema de pesquisa deve ser explicado de forma clara e objetiva. Logo, descreva qual o problema que você pretende explorar e qual o objetivo geral que você pretende alcançar com esse estudo.
    Faça uma descrição dos seus objetivos específicos também, explique quais são os resultados que devem ser alcançados com cada etapa da sua pesquisa de TCC.
  • Faça um relato da metodologia de trabalho: Em breves palavras é necessário explicar ao leitor quais são os métodos que você irá utilizar durante o desenvolvimento do seu TCC.
    Descreva se optou por uma pesquisa bibliográfica ou uma pesquisa de campo, por exemplo.
  • Descreva a estrutura dos capítulos: Para finalizar a sua introdução de TCC você deve descrever o que o leitor vai encontrar em cada parte do seu trabalho.

Referencial teórico

O Referencial Teórico, também conhecido como fundamentação teórica, abrange todos os principais conceitos que cercam o tema do seu trabalho de conclusão de curso e que também serviram de base para o seu projeto de pesquisa.

Dessa forma, é indicado que essa parte do seu trabalho seja escrita por tópicos, na qual cada um deles faz menção a um conceito base do seu projeto de pesquisa.

Toda a sua pesquisa, para elaborar o seu referencial teórico deve ser feita por meio de fontes confiáveis. Logo, opte por procurar conteúdos relevantes em livros, revistas acadêmicas, dissertações, teses e monografias.

De acordo com a ABNT, é possível elaborar o referencial teórico de TCC por meio de citações diretas e indiretas. É muito importante que você entenda como é feita cada uma delas para não cometer nenhum tipo de plágio.

Nas citações diretas, as frases do autor mencionado são escritas de maneira idêntica ao texto original, porém, com a devida referência ao escritor, veja um exemplo.

"As habilidades do líder Coach justificam o fato dele ser tão requisitado, pois este profissional faz diferença dentro das organizações." (GUIMARÃES, 2018)

Já nas citações indiretas, as ideias de um determinado autor são escritas com outras palavras. Veja abaixo:

"Um líder Coach requisitado é, antes de mais nada, um profissional habilidoso e que faz diferença nas organizações que está inserido."(GUIMARÃES, 2018)

Desenvolvimento

O desenvolvimento traz dados inéditos provenientes do seu trabalho acadêmico. Logo, é nessa parte que você vai relatar qual o tipo de pesquisa abordado e os resultados da sua pesquisa.

Para começar o desenvolvimento de TCC é necessário descrever qual foi a metodologia utilizada. Dessa maneira, você deve descrever se a sua pesquisa foi de natureza exploratório, descritiva ou explicativa e como a mesma ocorreu.

A pesquisa exploratória tem como base o levantamento bibliográfico e estudos de caso de um determinado assunto, ou seja, toda a pesquisa é baseada na leitura de bons materiais acadêmicos.

Já a pesquisa descritiva é relacionada a observação, uma vez que o autor procura entender como um fenômeno acontece, mas sem interferir no mesmo, é algo mais natural.

Por fim, a pesquisa explicativa compreende a explicação de um determinado acontecimento, por meio da análise das variáveis, relações de dependência e comprovação das causas.

No desenvolvimento do TCC também é necessário escolher qual é a melhor maneira de explicar os resultados obtidos, se é de uma forma qualitativa ou quantitativa. Dependendo do tipo de trabalho a junção desses dois meios é válida.

A análise qualitativa é utilizada para pesquisas que trazem resultados mais subjetivos, uma vez que visam entender problemas, comportamentos e o ponto de vista do ser humanos e também de seres irracionais.

E a análise quantitativa faz uso de técnicas estatísticas para analisar os resultados baseados em números.

Lembre-se de sempre escrever com excelência e com clareza, para isso existem métodos para ressaltar partes do texto, se quiser saber mais clique aqui!

Conclusão

O que foi possível concluir com o seu trabalho de conclusão de curso? Os resultados alcançados foram satisfatórios? Tenha essas perguntas como base na hora de escrever a sua conclusão.

Além disso, é importante que você ressalte a importância do seu trabalho perante a comunidade científica e os demais membros da sociedade.

3. Elementos Pós-Textuais

Os Elementos Pós-Textuais compreendem a última parte do famoso TCC. São eles: Referências bibliográficas, Glossário, Apêndice, Anexo e Índice.

Referências bibliográficas

Esta parte do TCC é formada por uma lista com informações padronizadas de todo material teórico que serviu como base para o seu trabalho acadêmico. As referências bibliográficas podem ser feitas através do sistema autor data ou do sistema numérico.

No sistema autor data a lista de referências vem no final do trabalho e todo o material utilizado deve ser listado em ordem alfabética.

Já para o sistema numérico é preciso enumerar todas as citações ao longo do TCC e colocar as mesmas ao fim de cada capítulo ou no final do seu trabalho acadêmico.

Contudo, o padrão de formatação é o mesmo para os dois tipos de sistema. Confira abaixo:

Apenas 1 autor

SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Edição . Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo: DUHIGG, Charles. O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. 1. ed. Brasil: Objetiva, 2012.

Até 3 autores

Você deve seguir o mesmo padrão de referência citado no item anterior. Todavia, o nome dos autores devem ser escritos separados por ponto e vírgula.

Exemplo: COLLINS, James C. Porras, Jerry .I. Feitas para durar: Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias.Brasil. 4.ed. São Paulo,Brasil: Rocco, 1998

Citações retiradas da internet

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. "Disponível em:" . "Acesso em:"

O nome do autor é opcional. Então, não se preocupe caso não tiver este item no texto que você leu.

Exemplo: DIAS, Fernanda. O que é TCC? Entenda como dar os primeiros passos! Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-tcc. Acesso em: 14 jul. 2022

Referências TCC

Glossário, Apêndice, Anexo e Índice

Estes 4 elementos são considerados como opcionais:

  1. O glossário é utilizado quando há a necessidade de explicar algum termo que possa não ser do conhecimento do leitor.
  2. . Os apêndices são informações do próprio autor que complementam o trabalho, como códigos de um determinado programa de computador.
  3. Já o anexo corresponde a documentos que são necessários para o entendimento do trabalho, mas que não são de autoria do escritor do TCC.
  4. O índice é utilizado para indicar a localização de frases ou palavras importantes do TCC.

Passo 4 - Apresentação

Passada a construção do seu TCC é chegada a hora de apresentar o seu trabalho de conclusão de curso!

Eu arrisco a dizer que esse é um dos momentos mais desafiadores do curso superior, visto que é preciso apresentar o seu trabalho para doutores e/ou mestres, os quais constituem a banca examinadora e possuem conhecimento do assunto que será abordado.

Então, nada melhor do que se preparar para a sua apresentação de TCC, não é mesmo?

Comece assistindo a apresentação de outras pessoas, de preferência da mesma área que a sua, dessa forma você terá uma melhor noção de como funciona essa parte e poderá entender quais são os critérios exigidos pela banca examinadora.

No momento de elaborar a sua apresentação, faça um bom roteiro antes de montar os slides.

Uma apresentação de TCC dura cerca de 20 a 30 minutos, portanto, você deve colocar apenas o que é essencial para o entendimento do seu trabalho acadêmico.

O indicado é que os seus slides contenham uma breve introdução acerca do tema e que a maior parte do tempo seja despendida com o desenvolvimento do seu projeto.

Além disso, separe a parte final para a conclusão do seu trabalho, lembre-se que esta precisa ser concisa e deve ressaltar se os objetivos do seu trabalho foram ou não alcançados.

Você também deve ensaiar a sua apresentação de TCC, assim você se sentirá mais seguro e terá maior domínio do tempo gasto.

Chamar o seu orientador para assistir algum dos seus ensaios também é uma boa opção. Ele poderá lhe dizer se a sua apresentação está de acordo e ressaltar os pontos de melhoria antes do grande dia.

TCC finalizado!

Confira o eBook Manual do TCC e aprenda como fazer seu TCC, desde a escolha do tema até a formatação nas normas da ABNT!

O TCC é uma das fases mais desafiadoras da graduação. Pensando nisso, a Voitto elaborou um manual para te ajudar nesse período. Então, baixe agora este eBook e aprenda como escolher o tema do seu trabalho, como formatar o seu TCC de acordo com a normas da ABNT e muito mais acerca deste assunto!


manual do tcc

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Modelo De Artigo Cientifico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.