Você com certeza já ouviu falar sobre TDAH, o nome popular para denominar o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Mas você já se perguntou quais os desdobramentos desse transtorno?
O TDAH geralmente começa a apresentar sintomas na infância e acompanha o indivíduo durante toda a vida adulta.
Ele é um transtorno que atinge muitas pessoas ao redor do mundo, apresentando vários sintomas desde criança (ou seja, antes dos 12 anos), em que a taxa de incidência ocorre de 3% a 5%. Todavia, ainda existem alguns questionamentos a respeito deste transtorno.
Se vocêdeseja saber mais sobre o TDAH, continue a leitura a seguir que vou te contar tudinho que você precisa saber.
O TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento, que acomete uma boa parte da população. Sendo assim, o TDAH surge predominantemente na infância e acomete de 3% a 5% desse grupo.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, mais conhecido como DSM-5, o TDAH possui como característica essencial um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento.
Dessa forma, existem alguns sintomas bem comuns desse transtorno que se assemelham às características de uma criança normal.
Todavia, é preciso que os pais e professores estejam atentos a essas características para que possam perceber até que ponto elas estão prejudicando a criança ou não.
Dito isso, é possível afirmar que as principais características de quem possui TDAH, são:
Em toda escola, existem alguns alunos que são conhecidos porque não conseguem ficar parados ou prestar atenção na aula. Logo, é preciso que os professores estejam atentos a esse tipo de comportamento.
Crianças com TDAH são muito agitadas. Portanto, ficar quieto e prestando atenção em uma sala de aula se torna uma tarefa árdua para eles.
Isso porque o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, atinge uma área do cérebro que é responsável por inibir comportamentos inadequados, o que não acontece caso haja alterações na região central do cérebro e suas conexões.
A desatenção no TDAH, de acordo com o DSM-5, se apresenta como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização – e não constitui consequência de desafio ou falta de compreensão.
Já a hiperatividade, o DSM-5 aponta que diz respeito à “atividade motora excessiva” em momento impróprio. Exemplos: remexer, batucar, conversar em excesso, correr por tudo. Nos adultos, a hiperatividade pode se manifestar como inquietude extrema ou esgotamento dos outros com sua atividade.
Sendo assim, indivíduos que possuem TDAH simplesmente não conseguem controlar alguns dos seus comportamentos. Logo, não ficar quieto ou não prestar atenção na aula não é um motivo de constrangimento para eles.
Outro sintoma bastante comum dos indivíduos que possuem TDAH é a impulsividade. Todavia, ele é mais perceptível na adolescência.
Isso porque adolescentes que possuem TDAH tendem a ser mais subversivos, uma vez que, além da oscilação hormonal da época, possuem dificuldade de cumprir regras e obedecer limites.
Em resumo, o DSM-5 diz que a impulsividade são ações precipitadas sem reflexão prévia e com alto índice de causar dano a si. Exemplo disto é atravessar uma rua sem olhar. Também, a impulsividade pode ser reflexo de um desejo de recompensas imediatas ou de incapacidade de prorrogar uma gratificação.
Essa característica se associa diretamente com o que foi dito anteriormente sobre o fato do Transtorno atingir uma área do cérebro que inibe comportamentos inadequados,como interromper os outros de maneira excessiva.
Outra característica de quem possui TDAH é a memória recente falha, que ocorre devido a falta de atenção.
Pessoas com esse transtorno tendem a esquecer onde colocaram objetos ou algum compromisso do dia porque geralmente estão pensando em mil coisas ao mesmo tempo e, consequentemente, não focam no momento presente.
Para adultos, esse comportamento tende a ser muito prejudicial no dia a dia. Principalmente se pensarmos em como o indivíduo com TDAH se comporta no ambiente de trabalho.
Não existe um consenso sobre quais as causas do TDAH. Todavia, existem algumas possíveis combinações de fatores prováveis que causam ou agravam o transtorno, são elas:
Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre a complexidade desse Transtorno, deve estar se perguntando: como diagnosticar o TDAH?
Em um primeiro momento é necessário observar. Segundo os médicos, é importante verificar se os sintomas são algo permanente e já perduram por pelo menos 6 meses.
Outra questão importante é a idade. Isso porque os sintomas de TDAH, apesar de presentes desde o nascimento, começam a se manifestar durante os primeiros anos de escola até os 7 anos de idade.
Além disso, é fundamental a consulta com o médico especializado em neurologia para saber como proceder. Uma vez que, a partir daí o médico responsável irá analisar se o paciente se encaixa nos critérios estabelecidos pelo DSM-5, para então prosseguir com o tratamento.
Outro passo importante para o tratamento é avaliar qual a intensidade do transtorno no paciente. Dessa forma, ele pode ser: leve, moderado ou grave.
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade leve causa poucos sintomas e, consequentemente, poucos prejuízos sociais e acadêmicos. Já o TDAH moderado, impacta um pouco mais a vida dos pacientes.
Logo, o TDAH grave é bastante prejudicial para a vida do portador. Isso porque os sintomas são muito presentes e, consequentemente, causam muitos prejuízos nos diversos âmbitos na vida do paciente.
Para tratar os sintomas de hiperatividade e impulsividade causados pelo TDAH é necessário considerar o tratamento interdisciplinar.
Esse tipo de tratamento envolve o psicólogo, o psiquiatra, os professores e os responsáveis pela criança, uma vez que é necessário um alinhamento entre todos os membros envolvidos na educação da criança.
Além disso, algumas vezes é necessário fazer uso de alguns medicamentos para que a criança possa conviver bem com o TDAH. O mais comum deles é a Ritalina, um estimulante mental, composto por Cloridrato de Metilfenidato.
Portanto, lembre- se: a vida de uma pessoa com TDAH pode ser mais plena. Todavia, é necessário seguir com as orientações e tratamentos indicados para que tudo seja feito de forma leve e, o mais importante, saudável.
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Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
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