Como melhorar a concentração e manter o foco?
5 técnicas de concentração para você manter o foco
Técnicas de mindfulness para treinar a concentração

Veja como as 5 técnicas de concentração irão aumentar a sua produtividade!

Entenda como a utilização de técnicas de concentração pode fazer com que você seja mais produtivo no trabalho e também na vida pessoal

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como as 5 técnicas de concentração irão aumentar a sua produtividade!

Manter o foco é uma das maiores dificuldades dos dias de hoje. As informações são bombardeadas a todo o tempo e muitas pessoas sentem que não podem fugir dessa situação. Mas não se preocupe, existem técnicas de concentração para te ajudar a desviar dessas enrascadas!

A tecnologia é uma das principais causas da falta de foco. Afinal, ela entende o conteúdo que você gosta de consumir e o direciona para as suas redes sociais.

No entanto, esse não é o único gatilho que leva as pessoas a perderem o foco e acabarem sendo menos produtivas. Retirar da rotina esses pontos que fazem com que a concentração diminua não é uma tarefa fácil.

Mas nada que as boas técnicas de concentração e o entendimento sobre as suas reações a cada uma das causas não consigam minimizar esse problema.

Se você quer aprender a fazer isso, confira tudo que você precisa saber a partir dos seguintes tópicos:

●     Como melhorar a concentração?

●     5 técnicas de concentração para você manter o foco.

  • Exercícios de mindfulness para melhorar as técnicas de concentração.

Como melhorar a concentração e manter o foco?

A concentração é um estado mental que propicia ao indivíduo o entendimento de suas atitudes, possibilitando que ele consiga voltar toda a sua atenção à determinada atividade e foque nela, deixando de lado o que está acontecendo a sua volta ou irá acontecer na sequência.

Esse é um processo psíquico que pode auxiliar nos estudos, no trabalho e em qualquer ação que exija que os detalhes sejam feitos com atenção e cuidado. Afinal, a concentração alinha dois pontos principais: a agilidade e a qualidade.

Sendo assim, estar concentrado faz com que haja otimização de tempo, evita o retrabalho e aumenta a inteligência emocional, pois permite que as pessoas consigam controlar a maior parte de seus sentimentos ao percebê-los.

A capacidade de lidar com as emoções é uma das habilidades mais importantes para te ajudar a manter o foco e aplicar as técnicas de concentração no seu dia a dia.

Por isso, preparamos um e-book totalmente gratuito para que você conheça ainda mais a importância da inteligência emocional para a sua vida pessoal e profissional. Não perca tempo e baixe já o seu, clicando na imagem abaixo!

ebook gratuito de inteligência emocional

Com certeza você agora está imaginando como a sua vida se tornaria mais fácil se você conseguisse aumentar a sua concentração e foco, não é mesmo?

Não se preocupe, pois há como fazer isso! Separamos 5 técnicas de concentração que podem te auxiliar nesse processo. Veja a seguir.

5 técnicas de concentração para você manter o foco

Saber que a concentração é fundamental para manter é foco, você já sabe. Mas a dúvida de como fazer com que esse direcionamento de atenção seja mais fácil ainda é muito comum.

Pensando em te ajudar nisso, separamos 5 técnicas de concentração infalíveis e técnicas de concentração para que você consiga aumentar sua concentração e produtividade. Confira!

1. Organize o seu ambiente

Um dos pontos mais cruciais quando falamos de foco é a minimização das distrações, uma das principais técnicas de concentração. Afinal, elas são as causas principais para que a produtividade seja menor do que se deseja.

Por isso, evite trabalhar ou estudar em locais com poluição visual. Busque manter tons mais neutros por perto, além de ter caixas que evitem deixar cabos, fios, lápis e canetas aparentes, por exemplo.

2. Pratique exercícios físicos

O equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente é uma das técnicas de concentração e um dos fatores que mais propiciam o alcance do foco pleno. Os exercícios físicos geram sensações ao corpo de bem-estar, favorecendo que as pessoas consigam manter a energia em níveis mais altos.

Além disso, os exercícios físicos também podem ser considerados um tempo em que o cérebro descansa, fazendo com que a exaustão mental não seja frequente como em casos que todo o tempo é exigido foco e atenção total.

Isso significa que para ter maiores níveis de concentração as pausas são fundamentais.

3. Gerencie seu tempo

O gerenciamento de tempo propicia que as pessoas sejam mais atentas e concentradas e pode ser considerada uma das técnicas de concentração mais utilizadas.

Afinal, quando você estabelece prazos para o cumprimento de tarefas, é comum que você evite distrações para alcançar as suas metas em tempo.

Para isso, a rotina pode ser uma ótima aliada. Monte uma grade de horários destinados para as atividades que você possui corriqueiramente. Um exemplo é separar a parte da manhã em 4 blocos de 50 minutos com 10 minutos de pausa entre eles.

Apesar de parecerem uma perda de tempo, essas pausas significam uma otimização do mesmo. Assim, o cérebro consegue se recuperar e voltar com ainda mais foco e concentração para as tarefas que devem ser desempenhadas.

4. Durma bem

Nada mais que uma boa noite de sono para se revigorar, não é verdade? Esse tempo de descanso é fundamental para se recuperar e é uma das técnicas de concentração mais eficazes.

Dormir é a melhor forma de fazer com que o cérebro descanse, processe tudo que aconteceu no dia anterior e consiga manter o ritmo de uma rotina produtiva.

Tão importante quanto estar acordado, é a qualidade da utilização desse tempo. Por isso, descansar é tão importante e é um ponto frisado em diversos tópicos.

5. Pratique mindfulness

Você já ouviu falar em mindfulness? Essa é uma prática de atenção plena, treinando o próprio cérebro para focar no aqui e no agora.

Isso faz com que a pessoa consiga treinar-se a entender o momento em que começam a divagar. Ao ter essa percepção, é mais fácil conseguir redirecionar a atenção e voltar ao foco total.

Além disso, o mindfulness também permite que o cérebro pare de se preocupar com as tarefas que devem ser realizadas futuramente. É ideal para diminuir a ansiedade com o que estará por vir.

Técnicas de mindfulness para treinar a concentração

Existem diversas formas de praticar a atenção plena de mindfulness, mas as mais simples são baseadas em criar um ponto de atenção denominado âncora. Os exercícios devem ser feitos com regularidade e em ambientes confortáveis. Afinal, o foco é o principal ponto de todo o processo.

1-Três passos de mindfulness

Com os olhos fechados, a atenção deve ser voltada toda para o corpo, seja por meio de sensações físicas ou sentimentos. Posteriormente, a atenção deve ser voltada para a respiração. E por fim, volta  a atenção para o corpo.

2- Mindfulness da respiração

Esse exercício também exige que a atenção seja voltada para o corpo, porém, nesse caso, a mente deve flutuar naturalmente. E ao perceber essa distração, é responsabilidade do indivíduo trazer novamente a mente para o corpo. Essa prática pode ser feita durante todo o exercício, caso seja necessário.

Dica extra para aperfeiçoar as técnicas de concentração!

Para melhorar a sua concentração e focar nos estudos ou no trabalho, deixe longe o celular, tablet e até mesmo bloqueie sites de redes sociais no computador. A dica é justamente minimizar aqueles sabotadores que inibem o estado de foco e atenção plena.

Além disso, busque também identificar aqueles hábitos que não geram gatilhos positivos para a rotina. Um exemplo de boas práticas é tentar se manter hidratado e tirar um tempo para se entreter com os hobbies que você gosta.

Para encontrar o equilíbrio e minimizar a falta de concentração, o entretenimento na dose certa pode ser um ponto chave. Afinal, ele pode servir como uma recompensa no final de um dia em que todas as atividades propostas foram cumpridas com êxito!


Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação De Soft Skills

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.