O que são Técnicas de Improvisação?
Quais são as Técnicas de Improvisação?
Como controlar a emoção para falar em público?

Conheça 7 Técnicas de Improvisação para se sair bem ao falar em público!

Descubra 7 Técnicas de Improvisação para te ajudar em entrevistas de emprego, falar em público e garantir tranquilidade ao lidar com essas situações!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça 7 Técnicas de Improvisação para se sair bem ao falar em público!

As técnicas de improvisação são estratégias que melhoram a sua capacidade de pensar rapidamente, adaptar-se a situações imprevistas e comunicar-se de forma eficaz durante uma apresentação ou discurso.

Falar em público pode ser estressante e até mesmo causar medo em grande parte das pessoas, não é mesmo? Logo, toda dica para falar bem em público é sempre muito bem-vinda! Agora, imagine que você precisa fazer um discurso improvisado, sem ter tempo de se preparar e pensar bem no que vai dizer… Isso pode ser ainda mais desafiador!

Além disso, lidar com interrupções ou empecilhos (como a falta de um slide ou um projetor que não funciona) durante uma apresentação pode causar ansiedade e insegurança.

E é aqui que entram as técnicas de improvisação para falar em público, habilidades que permitem que você se adapte rapidamente, responda com confiança e mantenha o controle da situação.

Por isso, separamos 7 técnicas de improvisação que vão te ajudar a lidar com diversas situações de forma segura e confiante e que ainda elevam sua capacidade de oratória e articulação! Acompanhe nossos tópicos abaixo:

  • O que são Técnicas de Improvisação?
  • Quais são as Técnicas de Improvisação?

Vamos lá?

O que são Técnicas de Improvisação?

As técnicas de improvisação são métodos utilizados para lidar com situações imprevistas ou desafiadoras durante uma apresentação em público, entrevistas de emprego ou discursos em geral.

Elas permitem que as pessoas se adaptem rapidamente mediante empecilhos, ajam com confiança e mantenham o interesse e a interação com o público.

Essas técnicas podem ser aplicadas em diferentes aspectos da apresentação, como lidar com perguntas inesperadas, falhas técnicas (slides ou projetores que não funcionam), interrupções ou ajustar-se a outras circunstâncias imprevistas.

Quais são as Técnicas de Improvisação?

Confira logo abaixo as 7 principais técnicas de improvisação que vão te auxiliar nos momentos que precisar falar em público:

1. Mesmo com improviso, tenha uma preparação

Essa técnica de improvisação pode parecer um pouco estranha, mas calma, vamos explicar. Bem, imagine que você vai a um evento da empresa, no qual mesmo sem nada ter sido combinado de antemão, existe uma possibilidade de que alguém peça que você fale algumas palavras.

Sabendo que há uma chance real de isso acontecer, tenha em mente uma pequena preparação.

Não fique preocupado em preparar uma grande apresentação, cheia de dados e informações, para cada evento que você for.O que queremos dizer é: tenha uma linha de pensamento bem formulada. Nesses casos de discursos improvisados, a preparação em excesso só atrapalha.

A melhor forma de estar constantemente preparado é aumentar seu leque de conhecimentos, o que pode ser feito através da leitura, da exposição a culturas diferentes e de não se acomodar em uma zona de conforto mental, que deixará sua mente preguiçosa e prejudica sua capacidade natural de improvisação.

2. Seja natural

Embora muitas vezes deixada de lado, essa é uma das técnicas de improvisação mais importantes, pois em qualquer apresentação é necessário que haja naturalidade e autenticidade.

Ainda mais quando se fala de improviso, pois qualquer ato não-natural é facilmente detectado, passando a imagem de um discurso artificial, vazio e sem essência.

Você pode pensar: “Eu não tenho o dom da improvisação”. Sendo assim, permita-me perguntar uma coisa: o que é que você faz todos os dias quando conversa com qualquer pessoa? Não seria isso improvisar o tempo todo?

Afinal, não tem como se preparar para o que a outra pessoa vai dizer, logo você precisa adaptar seu discurso constantemente de acordo com o que ela está dizendo.

Falar de improviso é uma capacidade inerente a todos nós. O que faz com que algumas pessoas se sobressaiam nesse aspecto é o foco dado a essa habilidade. Profissionais como humoristas, por exemplo, colocam sua atenção em desenvolver essa capacidade, porque dependem dela para se destacar.

Então, como foi dito na técnica de improvisação anterior, gaste tempo em adquirir conhecimentos novos, desenvolvendo assim a habilidade de “tirar coelhos da cartola”. Mas isso só convencerá se estiver aliado à naturalidade do orador.

Portanto, saiba seus limites e explore suas qualidades. Discursos autênticos são muito mais bem aceitos do que os artificiais, montados para induzir o público. Não atue, seja você mesmo!

3. Tenha sempre uma frase para o início e para o fim da sua fala

A primeira e a última impressão são as mais marcantes para a maioria das pessoas. Portanto, umas das melhores técnicas de improvisação é ter uma boa base de como começar e como finalizar qualquer discurso.

Preparar modelos de roteiros pode te ajudar muito a sair de alguma enrascada. Você pode treinar em qualquer lugar, enquanto dirige, cozinha, faz uma caminhada ou até mesmo pode treinar em frente ao espelho.

Quanto maior o seu leque de possibilidades de abertura e encerramentos, mais natural parecerá o seu discurso.

4. Conheça o público que te ouve

Essa técnica de improvisação é fundamental. Conhecer o perfil do seu público é crucial para que você consiga a atenção de todos que te ouvem.

Através do conhecimento do seu público você será capaz de decidir qual a melhor linguagem utilizar, tanto a linguagem falada quanto a linguagem corporal.

Você não precisa fazer uma pesquisa aprofundada sobre todos os interesses de quem o assistirá. O tipo de evento que você participará irá ditar isso.

5. Leve o discurso para seus domínios

Trazer a apresentação para as áreas que você domina é uma técnica de improvisação crucial.

É aí que a importância da primeira dica se manifesta, pois quanto mais áreas você dominar, mais opções você terá quando for pego de surpresa, além do fato de que ao falar sobre um assunto em que você tenha facilidade, você se sentirá mais confiante.

Lembre-se de que essa conexão com um assunto que você sabe bem deve ser plausível e não forçada. Aqui, voltamos à questão da naturalidade, pois qualquer ligação absurda e sem nexo torna a apresentação ruim de ser digerida pelos ouvintes por soar artificial demais.

Falar sobre aquilo que se tem conhecimento avançado é bom, mas ser coerente é ainda mais importante.

6. Mantenha a calma

De nada adianta todas as técnicas de apresentação trazidas até aqui se você não conseguir dominar os seus nervos.

Ficar nervoso é completamente normal, porém, é necessário respirar fundo e não deixar que o medo de falar em público tome conta de você. Falar em público é uma tarefa que exige treinamento, quanto mais prática você tiver, mais seguro irá se sentir.

Uma ótima dica é que você pratique exercícios de respiração controlada. Através deles é possível baixar os níveis de adrenalina do corpo e te deixar mais tranquilo frente ao público.

7. Não invente

Essa dica está fortemente relacionada com as técnicas de improvisação anteriores, pois retoma a questão da naturalidade e do leque de conhecimentos que você possui. Ou seja, não tente dar uma de “sabe-tudo”, se alongando em assuntos que você claramente não tem o know-how.

Seja sucinto e respeite seus limites. Um erro comum é achar que falar muito é o segredo e que uma boa apresentação deve ser longa. Isso não poderia estar mais errado, pois não é a duração do discurso, mas sim seu conteúdo que marca o público.

Assim, o importante não é se a apresentação terá uma hora ou dez minutos, o importante é se a mensagem será transmitida de forma eficaz no tempo que ela durar. Portanto, conheça seu público e seja simples.

Como controlar a emoção para falar em público?

Depois dessas 7 técnicas de improvisação, esperamos que já se sinta mais preparado e confiante para a próxima vez que precisar discursar em público.

A nossa oitava - e última dica - inclui um presente especial e gratuito para você! Com certeza você já se sentiu ansioso só de pensar em falar em público, não é?

Esse medo é muito comum, mas saiba que ele diminui a nossa capacidade de se expressar e pode até mesmo limitar o crescimento pessoal e profissional.

Mas e se eu te disser que há um caminho para superar esse medo? Com o e-bookA Importância da Inteligência Emocional”, você tem um guia completo e prático para dominar suas emoções e entender como deixá-las de fora do palco.

Clique na imagem abaixo e garanta o seu acesso gratuito!

E-book A importância da Inteligência Emocional

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook Comunicação não-violenta na prática

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Comunicação Não Violenta Na Prática

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.