Sobre a speaker Malavika Varadan
Sobre o TEDx “7 maneiras de se iniciar uma conversa com qualquer pessoa”
Ideias principais do TEDx
Insight de destaque

Como iniciar uma boa interação social? Descubra no TEDx de Malavika Varadan

Veja sete passos para estabelecer uma interação social em qualquer contexto e com qualquer pessoa, mesmo que vocês nunca tenham se visto.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Como iniciar uma boa interação social? Descubra no TEDx de Malavika Varadan

Segundo Aristóteles, o ser humano é um ser social, que precisa de relações sociais para se sentir pleno e feliz.

Para que qualquer tipo de interação social possa ser estabelecida (seja ela uma simples conversa ou uma negociação complexa, por exemplo), é necessário que antes exista um primeiro contato entre as partes.

E é exatamente sobre esse assunto que Malavika Varadan fala no TEDx “7 maneiras de se iniciar uma conversa com qualquer pessoa”.

Neste artigo, veremos:

  • Sobre a speaker Malavika Varadan;
  • Sobre o TEDx “7 maneiras de se iniciar uma conversa com qualquer pessoa”;
  • Ideias principais do TEDx;
  • Insight de destaque.

Sobre a speaker Malavika Varadan

Malavika Varadan é uma grande radialista nos Emirados Árabes. Ela inclusive já foi vencedora do Masala Awards, importante premiação das comunidades indiana e paquistanesa de Dubai.

Ela possui grande conhecimento na área de interação social e se tornou mundialmente reconhecida após o seu TEDx “7 maneiras de se iniciar uma conversa com qualquer pessoa”, que é o assunto deste artigo.

Sobre o TEDx “7 maneiras de se iniciar uma conversa com qualquer pessoa”

A palestra aborda um tema relevante para qualquer pessoa: como iniciar uma interação social com pessoas que nem ao menos conhecemos.

Malavika passa uma série de dicas sobre como ter uma boa relação social com qualquer pessoa e como manter uma comunicação fluida.

Ela afirma que muito disso vem da sua experiência como radialista, em que ela teve que convencer quase 1,6 milhão de pessoas completamente desconhecidas de que eles têm uma profunda conexão.

E aí, preparado para melhorar o seu relacionamento interpessoal?

Ideias principais do TEDx

Como o próprio título do TEDx sugere, ele é praticamente um guia sobre como iniciar uma boa relação social com qualquer pessoa.

Esse “guia” aborda os seguintes pontos:

1. A primeira palavra abre portas;

2. Pule o “papo furado”;

3. Encontre os “eu também”;

4. Faça um elogio que seja único;

5. Peça opiniões;

6. Esteja presente;

7. Use a memória.

1. A primeira palavra abre portas

Todos nós já fomos estranhos uns para os outros. Mesmo o nosso melhor amigo já foi um estranho para nós. O que fez com que os laços tenham sido criados foi a iniciativa de um dos dois em iniciar uma interação social.

Podemos até ir além e pensar naquela antiga colega de trabalho que lhe indicou a um novo emprego. Ela também foi uma entranha até que a primeira interação social entre vocês ocorresse.

Segundo a speaker, todo estranho traz consigo uma nova oportunidade e criar vínculos com diferentes pessoas pode mudar a nossa vida.

Assim, na visão de Malavika, a primeira palavra abre portas.

Mas a primeira interação pode não ser uma boa experiência caso ela se mantenha apenas nas formalidades. O que nos leva ao segundo ponto da palestra.

2. Pule o “papo furado”

Segundo Malavika, nada é mais prejudicial para uma interação social do que perguntas como “Quais as novidades?” ou “Como você está?”.

Para ela, todas as pessoas ficam muito mais entusiasmadas ao falar sobre algo pessoal e único, a exemplo de perguntas sobre a origem do nome da pessoa.

A palestrante ainda fala sobre as suas perguntas favoritas: “De onde você é?” e “Onde a sua família mora?”.

Segundo ela, essas são perguntas extremamente abertas e que permitem uma interação social mais fluida por um longo período de tempo.

3. Encontre os “eu também”

Quando iniciamos uma interação social com alguém pela primeira vez, é essencial encontrarmos algum ponto em comum com a outra pessoa, pois isso poderá criar um forte vínculo emocional.

Segundo Malavika, quando esse ponto é encontrado a conversa fica muito mais fácil, pois é como se as duas pessoas “estivessem do mesmo lado”.

Os pontos de “eu também” podem ser sobre absolutamente qualquer coisa. Talvez ambos sejam do mesmo bairro ou só estão torcendo para que chova hoje. O importante é criar a primeira conexão.

4. Faça um elogio que seja único

As pessoas vão esquecer o que você faz, o que você fala, mas nunca vão esquecer como você as faz se sentirem” - Malavika Varadan

Segundo a palestrante, ser generoso com as outras pessoas é um pilar vital para uma boa interação social.

Mas o elogio não pode ser genérico. Malavika cita uma experiência que teve quando elogiou uma modelo chamando-a de bonita e o elogio não teve nenhum efeito.

Segundo ela, isso ocorreu devido ao fato de que a modelo recebe esse mesmo elogio centenas de vezes todos os dias.

A palestrante ainda afirma que existem elogios aos quais as pessoas podem desenvolver uma certa imunidade, como “bom”, “incrível”, “legal” ou “bonito(a)”.

Portanto, se você quer criar uma boa interação social, busque um elogio único, pois a pessoa não irá se esquecer desse elogio.

Um exemplo de elogio único poderia ser “o seu jeito de sorrir é lindo, pois os seus olhos transmitem muita alegria”.

5. Peça opiniões

Todas as pessoas têm opiniões e todos gostam de ser ouvidos. Ao pedir a opinião de alguém é possível conhecer melhor a pessoa e ainda deixá-la contente por poder nos ajudar de alguma forma.

Mas tome cuidado para não pedir opiniões sobre assuntos muito complicados, pois isso pode ser extremamente prejudicial para qualquer interação social.

Pergunte sobre temas simples e genéricos, como “Você prefere café com ou sem açúcar?” ou “Você já assistiu algum filme de super heróis? O que achou?” e então ouça a resposta da pessoa de maneira presente.

6. Esteja presente

Nada pode ser mais prejudicial para uma interação social do que uma das partes estar totalmente ausente da conversa. É como se a outra parte estivesse literalmente conversando com uma parede.

Imagine você extremamente contente falando sobre a sua promoção no trabalho e a outra pessoa deslizando o feed do Instagram no celular. Desanimador, certo?

Em uma interação social de sucesso, ambas as partes devem estar presentes na conversa. Essa é a condição mínima para qualquer tipo de conversa.

Uma maneira muito simples de manter uma pessoa presente numa conversa é manter o contato visual, pois, segundo a speaker, na maioria das vezes as pessoas não vão desviar o olhar e, portanto, evitam distrações.

Chamar a pessoa pelo nome também pode ser uma ótima maneira de mantê-la presente.

Segundo o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, as pessoas se sentem melhor quando são chamadas pelo seu próprio nome. E isso nos leva ao último item da palestra.

7. Use a memória

Não há nada pior que reencontrar uma pessoa e ela não lembrar nem mesmo do nosso nome. Porém, nem sempre memorizamos algo de primeira.

Portanto, durante alguma interação social, repita o nome da pessoa, o nome dos seus animais de estimação ou o que ela gosta, por exemplo. Mas faça isso de maneira natural.

Ao fazermos isso, mantemos a outra parte da conversa interessada na comunicação e ainda ajudamos o nosso cérebro a guardar essas informações de alta importância para mantermos um vínculo com a outra pessoa.

Insight de destaque

Uma conversa é como ler um livro. Você pode pular para qualquer página, pode pular para o seu capítulo favorito, pode ler por quanto tempo quiser e o que quiser. E qualquer pessoa é um ótimo livro.” - Malavika Varadan

Gostou do assunto? Você pode assistir a esse TEDx na íntegra abaixo.

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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