O que é Teste DISC?
Como funciona o Teste DISC?
Quais são os Perfis do Teste DISC?
Como o Teste DISC pode ser utilizado?
Qual o melhor resultado para se obter no Teste DISC?
Já sabe qual é o seu perfil no Teste DISC? Veja o nosso exemplo!
Aprenda como ter um currículo de sucesso!

Descubra qual é o seu perfil comportamental através do Teste DISC!

Aprenda, neste artigo, o que é Teste DISC, veja como ele funciona e descubra qual é o seu perfil comportamental, por meio de um teste GRATUITO!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra qual é o seu perfil comportamental através do Teste DISC!

O Teste DISC é um modelo de análise comportamental que busca entender e classificar as diferentes personalidades das pessoas em quatro perfis principais: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).

Você provavelmente já ouviu falar do teste DISC, certo? Muitas empresas e recrutadores de Recursos Humanos utilizam esse teste para compreender o perfil do candidato que está almejando uma vaga de estágio ou emprego.

Porém, também é possível utilizar esse teste como um princípio de autoconhecimento, desde que você entenda claramente como potencializar seus resultados a partir do tipo do seu perfil.

Sem mais delongas, vamos entender o que é o teste DISC e que significa cada tipo de personalidade, fechou? Neste artigo abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é o Teste DISC?
  • Como funciona o Teste DISC?
  • Quais são os perfis do Teste DISC?
  • Como o Teste DISC pode ser utilizado?
  • Qual o melhor resultado para se obter no Teste DISC?
  • Já sabe qual é o seu perfil no Teste DISC? Veja o nosso exemplo!

O que é Teste DISC?

O teste DISC é uma ferramenta sobre personalidade que mapeia as competências comportamentais em quatro perfis, baseado no trabalho de Willian Mouton Masterson, com foco em identificar características nas pessoas.

O resultado do teste DISC classifica as pessoas em Dominance (Dominantes), Influence (Influenciadores), Steadiness (Estáveis) e Compliance (Condescendentes), sendo que sua aplicação se popularizou com o uso para recrutamento e seleção em empresas como ferramenta de avaliação de personalidade e comportamento no ambiente de trabalho, principalmente.

Porém, você também pode usá-lo como uma jornada de autoconhecimento, para descobrir melhor seus pontos fortes e os de melhoria, podendo então explorar suas características positivas e fortalecer seus pontos fracos, baseado na sua experiência de vida.

Conheça qual o seu perfil comportamental agora mesmo!

Ao fazer o Teste DISC, você vai conhecer quais são seus pontos fortes e quais são os pontos que você tem que investir em melhorias!

Agora que você já sabe o que é o Teste DISC, que tal fazê-lo para descobrir qual é o seu perfil comportamental?

Você pode ter acesso gratuito ao Teste DISC ao clicar na imagem abaixo!

Banner do TESTE DISC: Descubra o seu perfil profissional.

Como funciona o Teste DISC?

O teste DISC funciona baseado na Teoria do Comportamento Humano, que categoriza as pessoas e unifica a linguagem para uma melhor compreensão de si e dos outros.

Cada um de nós tem variados níveis e apresenta, em geral, todas as características do DISC, porém existe um perfil predominante que vai ser mais evidente, sendo essa  justamente a função do teste. Mostrar quais estilos são mais confortáveis e naturais e os que não são.

Baseado nisso temos os quatro traços básicos de comportamento das pessoas, sendo eles:

  • Dominante.
  • Influente.
  • Estável.
  • Condescendente.

Vale lembrar que o perfil DISC não determina se uma pessoa é capaz ou não de realizar tarefas e muito menos de quão bem sucedida ela será, e sim do modo como ela prefere ou tende a fazer suas ações.

É totalmente possível encontrar líderes de sucesso independente dos tipos de características apresentadas. O que difere essas pessoas é que elas estão cientes do seus pontos fortes e fracos e quais são as áreas que necessitam desenvolver.

Elas são capazes de entender a si mesmos e fazer pequenas modificações no estilo para lidar com pessoas em diferentes situações.

Não existe um padrão de comportamento melhor que outro. Porém, um determinado comportamento pode ser favorável ou desfavorável, de acordo com as necessidades do cargo desejado.

Por isso, o autoconhecimento é algo tão importante na vida de um profissional.

Quais são os Perfis do Teste DISC?

Entendemos o que é o teste DISC e como ele funciona. Chegou o momento de entender quais são as principais características de cada um dos perfis comportamentais. Vamos lá?

Perfil de Dominância

“Eu sei o que eu quero!”


O profissional dominante possui maior facilidade em lidar com desafios, é firme, objetivo e demonstra muita força de vontade, mas, em compensação, costuma ser criticado por amedrontar os colegas de trabalho.

Suas características predominantes são:

  • Determinação;
  • Exigência;
  • Ousadia;
  • Domínio sobre a situação

Perfil de Influência

“Juntos somos mais fortes!”


O profissional influente normalmente é carismático e animado, porém pode ser mal visto dentro da empresa por acabar falando demais.

Profissionais influentes são pessoas mais emocionais e com grande poder de persuasão.

Suas características predominantes são:

Perfil de Estabilidade

“Prefiro uma abordagem mais calma”


O profissional estável tende a ser gentil e simpático mas tem dificuldade de dizer não. São pessoas que lidam melhor com as rotinas e padrões.

Suas características predominantes são:

  • Paciência; 
  • Tranquilidade;
  • Confiabilidade;
  • Lealdade;
  • Persistência;
  • Gentileza;
  • Previsibilidade.

Perfil Condescendente

“Gosto de fazer as coisas do jeito certo!”


O profissional condescendente é detalhista, confiável e organizado, mas também pode ser considerado centralizador. São pessoas que possuem maior facilidade em lidar com regras e processos.

Suas características predominantes são:

  • Senso analítico e lógico;
  • Disciplina;
  • Cautela;
  • Perfeccionismo;
  • Precisão.

Como o Teste DISC pode ser utilizado?

Depois de identificar os perfis de cada pessoa, o DISC se torna muito útil para determinar o que é melhor para cada função. Veja alguns exemplos:

Direcionar talentos

Usar o DISC durante um processo seletivo faz com que se identifique qual candidato se alinha melhor com o fit cultural e os valores da empresa, além claro, do cargo que se busca preencher. Isso inclui uma adaptação mais rápida e diminui a rotatividade (turnover) dos colaboradores.

Aprimorar o trabalho de grupo

Como já vimos, no trabalho de gestão de pessoas é necessário determinar a melhor forma de organizar uma equipe, isso inclui associar perfis que de certa forma se complementam. Com o teste DISC,  é possível formar times equilibrados e mais eficientes.

Desenvolvimento pessoal e de liderança

No processo de desenvolvimento pessoal e de liderança, mais uma vez o teste DISC é extremamente proveitoso. Ele permite entender a maneira certa de despertar uma forma de motivar e engajar equipes.

Essas informações são fundamentais para trabalhar o próprio crescimento e também demonstra para a empresa a segurança de quem quer se promover profissionalmente.

Resolução de conflitos

Sabendo das principais diferenças de cada personalidade, o teste DISC pode ser usado como uma ferramenta de resolução de conflitos. Isso porque cada perfil sempre vai priorizar a visão do problema predominantemente baseado na característica principal do seu perfil.

Sabendo disso, cabe ao gestor ou ao próprio indivíduo entender o problema e propor soluções que levem em consideração as diferentes visões.

Treinamento de Vendas

As equipesde alta performance e times de vendas podem tirar grande proveito dos aprendizados de perfis advindos do Teste DISC. Isso porque cada tipo de cliente vai dar um foco na hora de apresentar objeções no fechamento de um negócio.

Profissionais de vendas podem aprender a identificar comportamentos advindos de seus clientes em potencial para melhorar os resultados de vendas.

Qual o melhor resultado para se obter no Teste DISC?

Não há um resultado "melhor" ou "pior" no teste DISC. Cada perfil comportamental tem suas próprias características e pontos fortes, e nenhum perfil é superior a outro.

O objetivo do teste DISC é entender as preferências comportamentais das pessoas e ajudá-las a desenvolver suas habilidades e potencial.

Já sabe qual é o seu perfil no Teste DISC? Veja o nosso exemplo!

Agora que você aprendeu quais são os tipos de perfil e como aplicar em diferentes áreas da vida ,que tal potencializar seus resultados fazendo o teste gratuitamente disponível para download.

Para finalizar deixo algumas dicas:

  • Não há resultado bom ou ruim, por isso, seja sincera(o);
  • Escolha um momento tranquilo para fazer o teste;
  • Não pense muito, a primeira resposta geralmente será a mais correta;
  • Responda pensando em quem você é e não em quem gostaria de ser.

O nosso teste gratuito possui 26 perguntas que devem ser respondidas com a numeração de 1 a 4, onde 1 será a alternativa que você menos se identifica e 4 o oposto. No documento você encontra instruções para realizar o teste e uma análise completa de cada perfil.

Abaixo segue exemplo de um teste realizado pela a nossa equipe:

Perguntas do teste DISC da Voitto.

Perguntas do teste DISC da Voitto.

Perguntas do teste DISC da Voitto.

Exemplo de um teste: gráfico do perfil comportamental.

Isso é só uma parte da análise e do questionário. Não deixe de fazer o seu!

Aprenda como ter um currículo de sucesso!

Muitas empresas utilizam o Teste DISC em seus processos de seleção. Mas você está preparado para esses processos?

Como você está montando o seu currículo para atrair os recrutadores? Você está sempre atualizando o seu Linkedin?

São muitos passos, não é mesmo? Mas não se preocupe! Nós vamos te ajudar com isso! Com o ebook gratuitoCurrículo: Do papel ao Linkedin, você vai aprender como montar um currículo de sucesso!

Não perca tempo, faça o download agora mesmo, é só clicar no banner abaixo!

Banner do ebook do Currículo: Do papel ao Linkedin.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como ingressar no mercado em tempos de incerteza

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Vídeo] Como Ingressar No Mercado Em Tempos De Incerteza

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.