O que são Investimentos de renda variável e fixa?
Quais são os Tipos de Investimentos?
Tipos de Investimentos renda fixa mais seguros
Quais são os mais populares títulos de renda variável?
Investimento para empresas e empreendedores
Como começar a investir?
Veja como gerir suas finanças!

Saiba os Tipos de Investimentos essenciais para fazer o seu dinheiro render com segurança

Quer tomar decisões conscientes na sua vida financeira? Neste artigo você vai aprender os Tipos de Investimentos que existem e quais se adequam ao seu objetivo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba os Tipos de Investimentos essenciais para fazer o seu dinheiro render com segurança

Existem diversos tipos de investimentos no mercado financeiro, por isso, quando falamos em dinheiro é preciso saber quais deles são mais vantajosos e se adequam ao que você está buscando. Afinal, cada um apresenta uma tolerância de risco, rentabilidade e prazos.

Infelizmente, como apontou a pesquisa da S&P Global FinLit, apenas 28% dos brasileiros possuem conhecimento aprofundado sobre economia e educação financeira. No entanto, é possível notar uma mudança de comportamento.

Quem não quer aprender a cuidar do dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você?  É por esta razão que cada vez mais as pessoas estão buscando adquirir conhecimentos financeiros.

O mundo dos investimentos possui vantagens e desvantagens, como investidor é fundamental se manter atualizado para conseguir maiores rendas e não perder dinheiro.

Existem 10 tipos de investimentos, então é comum que muitos investidores iniciantes se sintam perdidos. A dica para começar é pesquisar e tentar se informar com as principais linguagens da área.

Então para que você aprenda mais sobre esse assunto, neste artigo vamos mostrar quais são os principais tipos de investimentos oferecidos pelo mercado financeiro, quais são suas características e os primeiros passos para começar a investir.

Neste artigo você vai conferir:

  • O que são Investimentos de renda variável e fixa?
  • Quais são os Tipos de Investimentos?
  • Tipos de Investimentos renda fixa mais seguros;
  • Quais são os mais populares títulos de renda variável?
  • Investimentos para empresas e empreendedores;
  • Como começar a investir?

O que são Investimentos de renda variável e fixa?

Os tipos de investimentos são categorizados em dois grandes grupos: os de renda fixa e os de renda variável.

As principais diferenças entre eles tange a previsão do retorno sobre o dinheiro investido, a liquidez e o risco da aplicação financeira.

Para entender melhor essas diferenças, é importante conhecer os conceitos:

  • Retorno: é o valor que você receberá além daquele que você investiu;
  • Liquidez: é a facilidade que você tem em converter um ativo em dinheiro;
  • Risco: está associado à variação do valor aplicado.

Agora que você já sabe o básico sobre esses conceitos, é hora de entender melhor o que elas significam na prática.

O que é renda fixa?

A renda fixa é caracterizada pelo retorno que você terá sobre o valor investido. Isso significa que os tipos de investimentos desse grupo são menos arriscados, ideais para aplicações de curto prazo principalmente.

Existe uma subclassificação dentro dessa modalidade: os prefixados e os pós-fixados.

  • Prefixados

Os prefixados se referem a aqueles investimentos em que você sabe qual é o retorno que terá. Assim, apresentam uma taxa fixa, por exemplo, 9% ao ano.

  • Pós-fixados

Já os pós-fixados possuem uma taxa indexada a algum índice da economia. Por exemplo, a Taxa Selic que pode ser conceituada como a taxa básica de juros no país. Ela pode ser alterada durante o período de aplicação, mas há sempre projeções confiáveis. Como exemplo, um investimento pode ter retorno de 0,5% da Taxa Selic ao ano.

Confira na imagem abaixo exemplos desses dois modelos:

Tabela com rentabilidade do tesouro prefixado, tesouro Selic e IPCA

Fonte: Tesouro Direto (17 de Março de 2021).

O que é renda variável?

A renda variável é conhecida pelos tipos de investimentos sem previsão de retorno, pois sua rentabilidade está atrelada tanto a fatores externos, como economia e política, quanto à capacidade dos ativos de prosperarem, como a receita das empresas.

Apesar da possibilidade de grandes oscilações, esse tipo de investimento se destaca por gerar retornos maiores que a renda fixa, principalmente a longo prazo.

Em grande parte das situações, a máxima é de "quanto maior o risco, maior o retorno se materializa". Por isso é muito importante fazer um acompanhamento dos seus investimentos, com planilhas de controle de ações, por exemplo.

Quais são os Tipos de Investimentos?

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o mais popular dos investimentos em renda fixa. Essa aplicação surgiu através de um programa criado pelo Governo Federal a fim de captar dinheiro para financiar as suas despesas.

Isso significa que nesse tipo de investimento você estará emprestando seu dinheiro para o Governo Federal. Em troca, o capital aplicado renderá juros pelo tempo que estiver nas mãos da instituição.

O Tesouro Direto possui data de vencimento. Mas mesmo antes dela chegar, é possível vender o título e resgatar o dinheiro. Por isso, possui liquidez diária. Ou seja, em qualquer dia útil você consegue transformar a sua aplicação em dinheiro na conta.

2. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é o segundo dos tipos de investimentos mais populares na renda fixa. O seu funcionamento é muito parecido com o do Tesouro Direto, porém no lugar de emprestar dinheiro para o Governo Federal, esse empréstimo passa a ser para os bancos.

Essa modalidade de baixo risco é assegurada pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Caso a instituição a qual você emprestou dinheiro passar por problemas financeiros e não conseguir quitar a dívida, o FGC garante o pagamento parcial ou total do seu investimento.

Vale ressaltar que o CDB possui prazo de vencimento. Em alguns casos não é possível vendê-lo a qualquer momento. Por isso, é importante saber essa informação antes de escolher em qual aplicar.

3. Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também são tipos de investimentos de renda fixa. No entanto, a captação de recursos desses produtos financeiros é feita para os setores específicos.

As instituições financeiras emitem essas letras de crédito, assim como os CDBs. No entanto, se você investir em uma LCI o seu dinheiro só poderá ser aplicado no mercado imobiliário. Enquanto o mesmo vale para a LCA no setor do agronegócio.

Por se tratarem de setores que contribuem para o desenvolvimento econômico e social, a LCI e a LCA possuem isenção fiscal. Quem investe nesses produtos financeiros não paga Imposto de Renda (IR), nem Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Outra vantagem dessa modalidade de investimento é, também, ser assegurada pelo FGC. Assim como o CDB, precisam de atenção no momento da escolha, pois possuem prazo de vencimento e nem sempre é possível vender antes que ele chegue.

4. Debêntures

As debêntures são títulos de renda fixa emitidos por empresas. Essa é uma boa opção para as instituições que querem captar recursos de pessoas físicas, ao invés de bancos.

Seu risco é maior do que dos outros tipos de investimentos financeiros apresentados. Isso se deve ao fato de que não há garantia do FGC sobre essa modalidade. Caso a empresa passe por problemas financeiros e não consiga pagar suas dívidas, esse órgão não as assumirá.

Apesar do maior risco, essa modalidade tende a ser a que possui maior remuneração entre os tipos de investimentos de renda fixa. Vale ressaltar que há dentro desse grupo debêntures incentivadas. Essa classificação é isenta de Imposto de Renda.

5. Fundos de Investimento (FI)

Os fundos de investimento se caracterizam por ser uma modalidade de aplicação conjunta. Investir nesse produto financeiro significa confiar o gerenciamento de seu capital à pessoa gestora do fundo.

Esse tipo de investimento é uma boa opção para quem ainda não se sente seguro para escolher os próprios produtos e prefere terceirizar esse trabalho. Mas é importante se atentar aos seguintes pontos:

  • A estratégia pode ser voltada para a aplicação só em renda fixa, só em renda variável ou mista;
  • Tempo para resgate, em alguns fundos a liquidez é diária mas há outros com prazos maiores;
  • Como foi a performance do fundo nos últimos anos e as taxas de administração cobradas pelos gestores.

6. Fundos Imobiliários (FII)

Os fundos imobiliários (FIIs) são aplicações financeiras de renda variável. Assim como os fundos de investimento, são compostos pela união do capital de várias pessoas. Estas possuem um objetivo em comum: a aplicação no setor imobiliário.

Enquanto na Letra de Crédito Imobiliário você empresta seu dinheiro para o setor, nos FII você será dono de parte de um imóvel. Sendo essa uma opção ideal para quem se interessa pelo setor, mas não possui capital para comprar um imóvel sozinho.

A principal vantagem do fundo imobiliário entre os tipos de investimentos é o pagamento de aluguéis mensais. Estes são isentos de imposto de renda. A negociação dos fundos imobiliários é feita na Bolsa de Valores.

7. Ações

As ações são um dos tipos de investimentos de renda variável. Ao aplicar nessa modalidade você estará comprando frações de uma empresa, se tornando sócio da mesma.

Nessa situação, o seu patrimônio investido oscila junto com a performance da empresa. Caso ela tenha bons resultados (lucro) é provável que seu valor de mercado aumente. Mas o contrário também pode acontecer.

O risco dessa aplicação é apontado como elevado. Para garantir bons retornos é importante avaliar com cautela as melhores opções antes de investir. A negociação das ações é feita em Bolsa de Valores, assim como os fundos imobiliários

8. COE

O COE, ou Certificado de Operações Estruturadas, é um tipo de investimento que combina a segurança da renda fixa com a possibilidade de uma melhor rentabilidade dada pela renda variável.

Esse é um investimento emitido por instituições financeiras que oferece maior proteção ao investidor, uma vez que as perdas e os ganhos são limitados. Além disso, a rentabilidade é de acordo com a sua data de vencimento.

Você pode escolher entre os dois principais tipos:

  • COE com valor nominal protegido: garante que o investimento será devolvido em seu valor mínimo, ainda que os ativos de referência do produto tenham um desempenho negativo.
  • COE com valor nominal em risco: não há garantia de que haverá retorno e o investidor pode perder até o limite do capital que investiu.

Independente de qual você escolher, esse tipo de investimento é recomendado para médio e longo prazo.

9. BDR

O BDR, sigla em inglês para Brazilian Depositary Receipts, é um tipo de  certificado de empresas do exterior que permite que suas ações possam ser negociadas no Brasil.

Quem adquire um BDR não está investindo diretamente nas ações de uma empresa no exterior, a ideia é possibilitar o investimento em títulos representativos.

Ainda assim, os BDR são vantajosos, já que não existe necessidade de abrir conta em uma corretora estrangeira e outras burocracias que um investimento internacional comum exige.

Existem dois tipos de BDRs: os não patrocinados e os patrocinados. Ambos são um tipo de investimento de renda variável, portanto é preciso estar atento ao mercado e suas mudanças. Afinal, o BDR tem maior risco para o investidor.

10. ETF

O ETF, ou Exchange Traded Fund, é um fundo de investimento que usa algum índice da bolsa de valores (ex: Ibovespa) como referência.

Ou seja, o ETF é um grupo de ações que você pode investir sem ter a necessidade de comprar cada um dos ativos por vez.

As cotas dos ETFs são negociadas na bolsa de valores e possuem uma oscilação que depende da oferta e demanda do mercado. Ainda assim, esse investimento pode ser de renda variável ou fixa.

A maior vantagem do ETF é sua liquidez, já que é possível transformar um investimento em dinheiro rapidamente e sem perder valor.

Tipos de Investimentos renda fixa mais seguros

Depois de entender mais sobre os principais tipos de investimentos, é perceptível que os de renda fixa proporcionam mais segurança para o investidor. Vale destacar as seguintes modalidades:

  • Tesouro Direto: esse é o melhor investimento quando se busca segurança. Essa classificação é feita por ser um empréstimo ao Governo e as chances de falência são menores do que as de todas as outras instituições;
  • CDB, LCI e LCA: todas essas categorias possuem respaldo do FGC, garantindo assim que pelo menos parte do seu capital você receberá de retorno. Com isso, se tornam mais seguras que as que não possuem essa garantia.

Quais são os mais populares títulos de renda variável?

Apesar de menos previsíveis, os tipos de investimentos em renda variável são muito mais valiosos a longo prazo, como já mostrado anteriormente. Porém, não se deve ter receio de escolher um título de renda variável baseando-se num estudo prévio de qualidade.

Dentre os mais conhecidos tipos de investimentos apenas variam os ativos. Para obter uma carteira de sucesso, é recomendado balancear os tipos de ativos entre os que geram renda, de reserva de emergência e de subida de capital. Confira os títulos mais populares:

  • Ações: são negociadas pela Bolsa de Valores e geram lucro a partir dos dividendos (porcentagem que a empresa divide com os acionistas) ou pela venda após valorização da ação na Bolsa que aumenta seus preços;
  • Opções: se trata do estabelecimento de um contrato conhecido por derivativo, para comprar ou vender um ativo no futuro com uma data e preço pré definidos. Dependem de uma previsibilidade equilibrada do valor das ações, que podem evitar possíveis prejuízos ou ganhar arbitrando preços;
  • Câmbio: envolvem ativos relacionados à moeda, o que diminui a volatilidade do patrimônio pelas oscilações da economia brasileira. Seu risco está na variação do preço das moedas estrangeiras;
  • Fundos: existem os de investimento, imobiliários e de índice (ETF). O último, apesar de também ser um fundo de investimento, rende exclusivamente de acordo com índices financeiros como o Ibovespa (indicador de desempenho das ações negociadas na Bolsa brasileira). Todos garantem maior praticidade e diversificação. 

Investimento para empresas e empreendedores

Depois de elaborar o planejamento financeiro da sua empresa, é preciso saber quais os tipos de investimentos são os mais adequados. Para isso, utilizar indicadores é um elemento fundamental para entender a dinâmica de disponibilidade de capital para investimento.

Nesse processo, tome cuidado com os erros que podem ser cometidos durante a gestão financeira, eles podem acarretar em valores investidos de forma não condizente com a realidade da empresa. Principalmente nos casos que ela precise resgatar e isso não possa acontecer.

Depois de um bom planejamento, para o seu capital de giro é importante aplicar tipos de investimentos que tem alta segurança e liquidez diária. Há fundos de investimento que se adequam perfeitamente a esses quesitos.

Visando o longo prazo, diversificar entre produtos financeiros de renda fixa e variável é a melhor opção. Desde Tesouro Direto até Ações. Assim, você conseguirá potencializar seus ganhos e manter um certo nível de segurança.

Como começar a investir?

Agora é hora de entender por onde começar a investir. Por isso, a seguir você encontrará 5 dicas para dar os primeiros passos.

1. Faça seu planejamento financeiro

O primeiro passo para começar a investir, é fazer seu planejamento financeiro pessoal. A partir dele você deixará todas as suas contas em dia e estipulará metas com valores para investimentos mensais.

Nele é importante que você elenque todas as despesas do mês, assim como as entradas. Quanto maior o nível de detalhamento e controle, mais fácil será entender qual valor você consegue aplicar por mês.

2. Estude sobre o assunto

Para tomar decisões financeiras conscientes, é fundamental entender sobre os produtos financeiros, os tipos de investimentos. Há muitos conteúdos gratuitos na internet que poderão te auxiliar nesse processo, como por exemplo Podcasts sobre Finanças e conteúdos do Blog da Voitto sobre gestão financeira.

3. Abra uma conta em uma corretora

Abrir uma conta em uma corretora de valores para ter acesso aos produtos financeiros é fundamental. Essas instituições possuem as melhores opções e poderão também te auxiliar no processo de escolha de qual aplicação você pode investir.

4. Saiba qual o seu perfil de investidor

Por meio dessas instituições, você terá que fazer um teste para saber qual o seu perfil de investidor. A partir dele, é possível entender quais aplicações entre os tipos de investimentos mais combinam com a sua propensão a assumir riscos.

Existem três tipos de perfil:

  • Conservador: pessoas que preferem rentabilidades previsíveis e baixo risco
  • Moderado: esse tipo de investidor assume riscos de maneira moderada
  • Arrojado: pessoas que assumem muitos riscos e aceitam a volatilidade dos investimentos em busca de um retorno maior.

5. Escolha seus tipos de investimentos

Com base nos passos anteriores, você já será uma pessoa preparada para fazer escolhas conscientes dos seus tipos de investimentos. Se atente ao valor inicial da aplicação, prazo de resgate, riscos envolvidos, levando sempre em consideração o seu perfil de investidor!

Veja como gerir suas finanças!

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

planilha gestão financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.