Tomada de Decisão é um processo decisório de escolha entre as possibilidades existentes. A tomada de decisão dentro do ambiente de trabalho acarretará consequências, sejam elas positivas ou negativas, para toda a empresa, incluindo a pessoa que tomou a decisão.
Em uma organização, o líder deve ser sempre o exemplo para os seus colaboradores, engajando-os e desenvolvendo-os para terem autonomia e bons resultados na empresa. Isso só é proporcionado quando a tomada de decisão feita pela liderança é assertiva.
Mas você provavelmente está se perguntando, como tomar uma decisão assertiva, não é mesmo? Isso é o que você vai descobrir por meio dos tópicos presentes nesse artigo:
Vamos começar?
A tomada de decisão consiste no processo decisório da escolha dentre as alternativas possíveis, ou seja, opções já pré-existentes.
No caso da tomada de decisões nas organizações, as consequências dessa escolha podem afetar direta ou indiretamente todos os colaboradores, gerando riscos ou oportunidades.
Assim, quem geralmente é responsável pelo papel de tomar decisões é o gestorda empresa. Ele deve intermediar a direção da empresa e o setor operacional, cobrando resultados e cumprindo com o planejamento estratégico.
Além disso, as tomadas de decisões podem ser de longo prazo, cotidianas ou pontuais, mas é sempre importante frisar que todas elas sempre gerarão algum tipo de impacto na empresa.
Como é um processo que gera impactos em toda a organização, seja de forma direta ou indireta, a tomada de decisão deve ser feita a partir de um processo de coleta de informações ou dados, de forma com que seja possível ficar claro qual a melhor escolha a ser feita.
Por meio do processo decisório, uma empresa é capaz de alcançar resultados que muitos não acreditavam, justamente por temerem tomar decisões.
Por isso, a importância da tomada de decisão está, principalmente, na capacidade de se fazer uma organização alçar novos voos e estar competitiva no mercado.
O importante é não ter medo de fazer escolhas. O risco também faz parte do processo.
Provavelmente você já deve ter agido por impulso e tomou alguma decisão que você não tomaria se tivesse pensado mais sobre o assunto.
Aqui falamos de dois tipos de tomada de decisão: a intuitiva (por impulso) e a racional (quando você planeja mais). Mas, você sabia que existem outros tipos de tomada de decisão?
Confira abaixo!
Como você viu, esse tipo de tomada de decisão acontece com base na sua intuição e instinto.
No âmbito empresarial, a tomada de decisão intuitiva não é muito recomendada porque, geralmente, envolverá toda a empresa e poderá ter sérias consequências se a decisão não for muito bem construída e planejada.
Esse é o tipo de decisão que a pessoa leva em conta seus valores pessoais que foram desenvolvidos ao longo da sua vida. Podem ser influenciados pela família, ou por experiências de vida.
Ao contrário da tomada de decisão intuitiva, que é volátil, a tomada de decisão com base em valores é mais sólida, uma vez que leva em conta as crenças da pessoa que irá tomar a decisão.
Vale ressaltar que os valores são muito importantes até na hora de criar a cultura organizacional, porque empresas que vivem seus valores são muito mais duradouras e têm muito mais chance de terem sucesso.
Mesmo assim, é preciso cuidado para que valores pessoais não entrem em conflito com os empresariais.
A tomada de decisão racional, ao contrário da intuitiva,leva em conta uma série de fatores racionais e lógicos para se fazer uma escolha, costuma ser muito utilizado no contexto corporativo.
Nesse tipo, é comum fazer uma lista com as alternativas possíveis, considerando prós e contras para se tomar uma decisão mais assertiva.
Esse tipo de decisão é feito no coletivo, por isso é tão comum vê-lo em empresas e organizações.
A tomada de decisão colaborativa é muito importante, porqueleva em conta diferentes pontos de vista, frisando a ideia de que as decisões feitas em empresas não são necessariamente feitas somente pelos seus líderes.
É um tipo de decisão mais abrangente e que pode contemplar mais pessoas, mesmo que a decisão final ainda costume ser dos líderes.
Por último, mas não menos importante, temos a tomada de decisão especializada.
Esse tipo é feito por especialistas do setor em questão, quando nenhuma das opções de tomada de decisão acima forem suficientes para resolver um problema.
Portanto, é o tipo de escolha mais confiável no âmbito organizacional, porque é construído por um profissional experiente, e com acesso a informações precisas de mercado e do negócio.
Quer saber mais sobre priorização e tomada de decisão? Assiste esse vídeo que separamos para você:
Agora que já explicamos sobre os tipos de tomada, precisamos entender quais são as etapas que constituem o processo da tomada de decisão.
Essas etapas são:
O primeiro passo para uma tomada de decisão bem sucedida é descobrir qual o problema, necessidade ou questão estratégica que precisa ser sanada.
Um ponto importante nessa etapa é buscar as causas que geraram esse problema ou necessidade.
Após compreender o problema ou necessidade e qual a sua causa, é preciso entender como essa demanda é feita hoje. Sem essa análise, é difícil saber qual será a melhor decisão a ser tomada para solucionar esse problema ou melhoria.
Essa análise ajuda a evitar que sejam repetidas as decisões erradas tomadas anteriormente.
Essa, com certeza, é uma das etapas mais importantes para uma boa tomada de decisão. Sem coletar dados ou informações, não é possível que a empresa entenda qual o processo está funcionando e qual precisa de atenção.
Com esses dados coletados e organizados, é possível tomar uma decisão mais assertiva. Tomar decisões no escuro geram decisões ineficientes!
Hoje no mercado existem diversas ferramentas muito eficazes para a coleta de dados, com certeza você encontrará uma que se encaixe no seu negócio.
Após cumprir as etapas anteriores, está da hora de fazer uma lista levantando as possíveis soluções ou melhorias para a causa identificada.
Ao criar essa lista, é importante criar uma ordem de prioridade, sendo colocado em primeiro lugar a solução que tem a maior probabilidade de ser assertiva.
O próximo passo é tomar a decisão. Depois de reunir todos os insights nos itens anteriores, temos tudo que precisamos para tomar uma boa decisão.
Após essa tomada de decisão é extremamente necessário avaliar os impactos que essa escolha irá causar e se ela alcançou os resultados esperados.
Para que a empresa consiga alcançar uma boa gestão de inovação é necessário tomar decisões assertivas e que sejam voltadas para gerar os melhores resultados possíveis.
Como já explicamos no item sobre Etapas para a Tomada de Decisão, primeiramente precisamos entender o problema, logo, é preciso entender o que é gestão de inovação e quem pode ajudar nesse processo.
Após, é necessário entender a situação atual, mas nesse passo é preciso avaliar não apenas a situação da empresa, mas do mercado como um todo, uma vez que é preciso garantir que a inovação é de fato, uma inovação.
Existem vários cases de sucesso no mercado, como a empresa UBER e o IFood, que podem ser usados como base para o melhor entendimento sobre inovações e como tomar boas decisões para que sejam cases de sucesso.
Agora que você sabe quais são os tipos de tomada de decisão, confira 5 dicas que vão te ajudar a tomar decisões assertivas!
Quando se trata de organizações, o primeiro passo é analisar seu contexto, elencando os problemas e possíveis empecilhos que estejam atrapalhando a produtividade da empresa.
É importante criar alternativas, por meio de brainstormings, que solucionem cada problema e projetem seus possíveis desdobramentos.
Após a fase de criação de ideias, é importante ponderar cada alternativa considerando pontos negativos e positivos para a empresa.
Depois de ter ponderado as alternativas e elencar as melhores ideias, é hora de colocar em prática!
Para isso, é importante frisar o que já falamos aqui anteriormente, não tenha medo de tomar decisões!
É importante avaliar se as escolhas tomadas deram bons resultados e foram efetivas para o crescimento e mudança da empresa.
Mesmo se no primeiro momento as escolhas tomadas não surtirem efeito imediato, servirá de aprendizado para situações semelhantes no futuro.
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
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