O treinamentoé uma das atribuições dos Recursos Humanos responsável por sanar as dificuldades dos colaboradores e alinhar as entregas com os objetivos estratégicos da organização.
Você escuta seus colaboradores falando que não sabem realizar tal função? Recebe feedbacks negativos dos clientes? Os seus resultados não estão como o esperado?
Atualmente o investimento em pessoas é crucial numa organização! Além de propiciar o desenvolvimento profissional do colaborador, é essa ação que fará sua empresa se destacar no mercado através de entregas diferenciadas e de maior qualidade.
Deseja utilizar da qualificação de colaboradores para se tornar um diferencial competitivo? Nesse artigo você aprenderá:
Treinamento é um conceito referente a uma iniciativa de ensino, organizada pelo RH, que tem como objetivo melhorar o desempenho dos colaboradores através do aprimoramento de conhecimentos, habilidades e/ou atitudes.
A primeira ação consiste em examinar as posições de cargos e atender às solicitações de forma pontual, através de um programa de treinamento; a segunda consiste em avaliar o que a pessoa precisará em sua trajetória profissional na empresa, através de um plano de desenvolvimento individual.
Isso mesmo que leu, há diferença entre treinamento e desenvolvimento! Apesar de frequentemente serem falados em conjunto, cada um tem características específicas.
Isso mesmo que leu, há diferença entre treinamento e desenvolvimento! Os dois seguem o mesmo processo de aprendizagem importantes para Gestão estratégicas de pessoas.
Apesar de frequentemente serem falados em conjunto, cada um tem características específicas.
O treinamento surge de uma necessidade identificada pela empresa, ocorre emcurto prazo e busca resultados imediatos para auxiliar no atingimento de metas da organização.
Exemplo: Se você está no cargo de vendedor, precisa aprender e treinar técnicas de vendas e negociação.
Então, o que é desenvolvimento?
Desenvolver talentos não é algo que ocorre do dia para noite, desenvolvimento é um processo! Enquanto características, tem como foco o futuro, muitas vezes com promoção, portanto, frequentemente é voltado ao desenvolvimento de competências além das previstas para o cargo atual.
Exemplo: Em caso de promoção à gerência, é interessante desenvolver liderançae comportamento empreendedor.
Treinamento é oferecer as condições básicas para o colaborador exercer suas atividades. Desenvolvimento é fazer com que aquele funcionário, já treinado para o cargo, consiga se desenvolver e crescer mais.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, os colaboradores no Brasil passam somente 16,6 horas em capacitação. Sabe o que isso significa? Que da jornada anual de um trabalhador é investida no seu aperfeiçoamento. É um dado coerente com uma empresa que quer ser competitiva?
A capacitação tem grande importância na qualificação dos colaboradores, de forma que se tornem aptos a agregar mais valor aos produtos/serviços ofertados pela organização, tornando-a, assim, mais competitiva no mercado.
Ou seja, treinar colaboradores é estratégico!
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Ao planejar um programa de qualificação, o RH pode escolher entre duas modalidades de realização: presencial ou à distância.
As capacitações presenciais podem ocorrer in company ou out of company.
In company: Quando a empresa tem um espaço amplo.
Dica!Escolher um colaborador para ministrar uma capacitação traz 3 benefícios: redução de gastos, estabelecimento de cultura colaborativa e funcionário se sente reconhecido ao ser escolhido.
Imagine você chamar aquele colaborador vendedor que bateu a meta de faturamento para falar de vendas? Além de ser reconhecido pela sua conquista, ainda serve de case para demais funcionários acreditarem que sim, é possível usar dessas técnicas e ter resultados.
E você aposta ou não que outro colaborador vai se engajar para ser o escolhido na próxima capacitação como referência?
Out of company: Há 2 modelos fora da empresa. Contratar um treinador/empresa e ser realizada na sede do contratada ou participação de colaboradores em congressos.
Atenção! Em geral, capacitações fora da empresa a cobrança é por colaborador. Nesses casos, é comum a diretoria participar e depois repassar conhecimento para sua respectiva equipe.
Modalidade de capacitação online. Com o avanço da tecnologia, e da pandemia, tornou-se mais usado.
Vantagem: flexibilidade de realização de acordo com tempo disponível e sem necessidade de ter ou alugar espaço para realização.
É uma modalidade que até permite mini-capacitações ao início ou fim de reuniões. A chamada pílula do conhecimento, 15 minutinhos.
Há 4 tipos principais:
Capacitação destinado a novo colaborador. O objetivo é fornecer instruções e conhecimentos básicos para ele se integrar à empresa e iniciar as atividades.
Conteúdo: missão, visão e valores, planejamento estratégico, metodologia de gestão, ferramentas, apresentação da equipe e conhecimento necessário para execução de atribuições.
Capacitação que visa aprimorar as habilidades e atitudes do colaborador. Em geral, são capacitações mais voltadas à prática. É comum o uso de dinâmicas, simulações.
Conteúdo: trabalho em equipe, comunicação, relacionamento interpessoal, inteligência emocional.
Capacitação voltado ao aprimoramento técnico do colaborador.
Conteúdo: manuseio de equipamento e softwares ou conhecimento teórico essencial para execução de suas atividades .
Capacitação com objetivo de manter ou elevar o nível motivacional dos membros.
Conteúdo: feedbacks positivos, vídeos motivacionais, dinâmicas em grupo, confraternização.
Uma capacitação não deve finalizar após o término da apresentação, certo?
Uma nova forma de aprendizagem é a utilização de games. Quem nunca ouviu que aprendemos mais brincando? Quem nunca ao saber que estava competindo com alguém se dedicou mais para ganhar o prêmio? Motivador, não?
Dica! A plataforma Kahoot é uma das possibilidades de aprendizado por meio de jogos em que os usuários respondem perguntas de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado. O tempo conta e a cada nova rodada é atualizado o ranking de colaboradores. Emoção pura!
É uma gameficação, ok? Lembre-se de premiar os vencedores :)
Elaborar e executar um programa de treinamento gera benefícios para os colaboradores e para a empresa.
Aumento da Produtividade:
Colaborador quepossuias competências necessárias para executar suas atividades consegue ser mais rápido e ter mais qualidade. Logo, há maior produtividade.
Colaborador Satisfeito:
O colaborador que tem oportunidade de crescimento se sente valorizado pela empresa. Logo, fica mais motivado e comprometido em executar suas atividades. A satisfação faz parte do salário emocional,sabia?
Redução de Custos:
Investir em qualificação é ter menos gasto relativo a turnover: desligamentos, contratações e mais capacitação.
Vantagem Competitiva:
A organização com profissionais qualificados conseguem realizar entregas diferenciadas. Encantam o cliente, lideram no seu nicho. Além disso, colaboradores satisfeitos melhoram a imagem da empresa. Foca no employer branding, hein?
Você sabe como descobrir se seu programa de qualificação está gerando resultados?
É necessário que você defina indicadores. Exemplos:
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A ISO 10.015, norma com diretrizes para treinamento, recomenda a elaboração de um programa dividido nesses 4 estágios.
Quer saber mais detalhes do passo a passo de como fazer um programa de qualificação?
Acesse nosso artigo com link laranja ao lado: Aprenda como fazer um treinamento e capacitar a sua equipe!
O RH é responsável por treinar colaboradores e, assim, formar uma equipe estratégica, competitivae de alta performance!
O RH é responsável pelas 4 etapas do projeto. Entretanto, de nada adianta o planejamento, se o projeto não é aprovado pela diretoria para execução. Sim, há gestores que veem capacitação como gasto, não investimento!
Logo, é necessário que o RH consiga demonstrar à gestão, através de dados, que investir em qualificação traz retorno financeiro à organização. É necessário, assim, ter poder de oratória e persuasão para apresentar bem um projeto.
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Grad. em Psicologia (UFMA) e Pós-Grad. em MBA Gestão Estratégica de Pessoas (ESTRATEGO). Experiência de mais de 3 anos em Empresa Júnior, onde assumiu 4 cargos de liderança: Diretora, Vice-Presidência, Presidência e Conselho Fiscal. Participante de Grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho e subjetividade. Formação Master DISC Fundamental com Tecnologia para Gestão de Perfil. Apaixonada pela Psicologia Organizacional e gestão de negócios, com foco em carreira e desenvolvimento pessoal e profissional de líderes. Atua no RH do Grupo Voitto, com ênfase em gestão de pessoas.
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