O que é um Verificador de Plágio?
Como funciona um Verificador de Plágio?
Qual a porcentagem de plágio permitida?
Quais Verificadores de Plágio mais utilizados?
Dica de Ouro!

Entenda o que é e qual a funcionalidade de um Verificador de Plágio!

Neste artigo você irá entender o que é um Verificador de Plágio, como ele funciona e ainda, qual a porcentagem permitida de cópia no texto!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Entenda o que é e qual a funcionalidade de um Verificador de Plágio!

Se você já escreveu algum artigo para um blog ou algum trabalho para a faculdade, sabe que o medo do plágio é constante nesse momento. Isso porque algumas vezes nos inspiramos em outros conteúdos e não sabemos dosar a mão no momento de fazer a escrita.

Mas você sabia que para esse problema existe solução? É o Verificador de Plágio, com ele você poderá analisar a porcentagem de termos semelhantes da sua postagem ou trabalho com outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Interessante, não é mesmo? Então continue a leitura a seguir e compreenda o que é um Verificador de Plágio e muito mais!

  • O que é um Verificador de Plágio?
  • Como funciona um Verificador de Plágio?
  • Qual a porcentagem de plágio permitida?
  • Quais Verificadores de Plágio mais utilizados?
  • Dica de Ouro!

O que é um Verificador de Plágio?

Se você, assim como eu, precisa utilizar constantemente a criatividade para produzir conteúdo, com certeza se interessou pela descrição acima, não é mesmo?

Pois fique tranquilo que irei te explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é um Verificador de Plágio e o que ele faz.

Primeiramente, é possível afirmar que um Verificador de Plágio é uma ferramenta ou um site que analisa o conteúdo de uma produção. Essa produção pode ser de diversos tipos, como: trabalhos acadêmicos, artigos para blogs, etc.

O principal objetivo de um Verificador de Plágio, é detectar o plágio, ou seja, a cópia excessiva, no material analisado.

Atualmente o Verificador de Plágio é muito necessário nas instituições acadêmicas.  Isso porque práticas de plágio vem se alastrando por esses locais.

Muitos colegas de classe com a intenção de ajudar, acabam compartilhando suas produções, de modo que outros, ao invés de se inspirarem no conteúdo, acabam copiando.

Já no caso de quem trabalha com isso, como um escritor de blog, a situação é diferente. Aqui, o plágio ocorre quando o autor do texto realiza pesquisas para se inspirar e, ao invés disso, acaba perdendo a mão na inspiração e fazendo plágio.

Logo, para evitar esse tipo de situação, o Verificador de Plágio pode ser um ótimo aliado de suas produções e trabalhos acadêmicos, não é mesmo?

Bem, agora que você já entendeu o que é um Verificador de Plágio, que tal continuar a leitura a seguir e entender como ele funciona?

Como funciona um Verificador de Plágio?

E aí, ficou curioso para saber como funciona um Verificador de Plágio? Então continue a leitura que vou te explicar tudo o que você precisa saber!

Para começar a detecção do plágio é muito simples, na maioria dos casos, basta fazer o download do seu documento na página e permitir que inicie a varredura.

Além disso, existem algumas etapas fundamentais para a verificação do plágio, a primeira delas é: identificar os elementos textuais.

Ou seja, depois de fazer o download do seu texto em alguma plataforma ou site, o verificador começa o processo de análise, identificando os elementos textuais. São muitas etapas dentro desta, uma vez que esse é o processo mais importante da verificação.

Durante a identificação dos elementos textuais, é comum que a ferramenta de plágio dívida o documento em pedaços menores, formando blocos de frases semanticamente relacionadas. Isso porque posteriormente os algoritmos começaram a busca por plágio nos motores de busca.

Logo, depois da varredura ocorre a geração de um relatório, que indicará se houve plágio ou não. Assim, se sua produção estiver livre de plágio, é só postar.

Todavia, caso o plágio seja detectado você poderá conferir quais partes deve alterar no relatório que foi gerado. Interessante, não é mesmo?

Agora que você já entendeu como funciona a ferramenta de verificador de plágio, que tal entender qual porcentagem indica o conteúdo plagiado e qual porcentagem indica que o conteúdo pode ser usado?

Mas antes, se liga nessa surpresa que preparamos para você!

Confira o eBook Manual do TCC e aprenda como fazer seu TCC, desde a escolha do tema até a formatação nas normas da ABNT!

O TCC é uma das fases mais desafiadoras da graduação. Pensando nisso, a Voitto elaborou um manual para te ajudar nesse período. Então, baixe agora este eBook e aprenda como escolher o tema do seu trabalho, como formatar o seu TCC de acordo com a normas da ABNT e muito mais acerca deste assunto!


manual do tcc

Qual a porcentagem de plágio permitida?

Não existe uma regra que afirme qual a porcentagem de plágio é permitida ou não, cada empresa ou professor define qual porcentagem será tolerada.

Em geral, há um consenso de que uma taxa de até 5% é boa, ou seja, o conteúdo pode ser considerado original. Entre 5% e 20% é recomendado que algumas alterações sejam feitas, até que o conteúdo duplicado se torne menor.

Por fim, acima de 20% é considerado uma taxa exorbitante para qualquer conteúdo, logo não pode ser adaptado e muito menos utilizado.

A maioria dos blogs ativos na internet utiliza o verificador de plágio online a fim de identificar se o conteúdo de determinado material está acusando menos de 3% de cópia. Se o resultado for menor que 3%, pode ser publicado, caso contrário, deve ser alterado ou refeito.

Interessante, não é mesmo?

Então agora que você já sabe qual a porcentagem de plágio permitida, que tal conhecer os Verificadores de Plágio mais utilizados atualmente?

Quais Verificadores de Plágio mais utilizados?

Existem uma série de Verificadores de Plágio disponíveis na internet. Todavia, existem alguns que são mais utilizados e recomendados, vamos conhecer?

Plagius

É um ótimo verificador de plágio gratuito, que compara o conteúdo analisado a conteúdos disponíveis na internet. Ocupa pouco espaço de instalação e possui uma interface amigável.

Além de realizar busca na página da web, essa ferramenta procura por plágio até mesmo no computador em que está instalado.

Plagium

Diferentemente do anterior, o Plagium não precisa ser instalado, ele é um verificador de plágio online gratuito que possui uma interface moderna e intuitiva e que, consequentemente, é muito fácil de usar.

Além disso, no relatório final que ele apresenta com o resultado da busca, é possível analisar trechos de textos com partes semelhantes disponíveis na internet.

CopySpider

O CopySpider é um dos mais conhecidos verificadores de plágio existentes, e para muitos, é o melhor verificador de plágio existente. Assim como os demais, ele possui uma versão paga e uma versão gratuita.

Não está disponível na Web, para utilizá-lo é necessário uma instalação no seu computador.

Semelhante aos demais, ele analisa se no seu texto há cópia indevida de outro conteúdo da web. Como ele pode verificar isso, você deve estar se perguntando.

Bem, a resposta é: fazendo uma varredura nos bancos de dados da internet a fim de encontrar uma produção duplicada, ou seja, cópia de uma produção de outra pessoa.

Além desses existem muitos outros verificadores na internet. Portanto, quando precisar de um, faça uma busca e veja qual deles se encaixa melhor para você!

Dica de Ouro!

E aí, gostou do nosso artigo sobre Verificador de Plágio? Então não deixe de conferir essa surpresa que preparamos para você!


Conheça o nosso curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos!

Você sabe o que é a Metodologia Científica e como usá-la para elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso ou um artigo científico? O TCC, artigo e Metodologia Científica são áreas do conhecimento que caminham de mãos dadas. Afinal, para elaborar uma pesquisa científica é necessário que você siga um conjunto de orientações.

Em um TCC ou artigo científico, não poderia ser diferente, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas), o Trabalho de Conclusão de Curso precisa cumprir determinados requisitos. Desenvolvemos esse curso para que você aprenda o que é a Metodologia Científica e como usá-la em seus trabalhos acadêmicos.

Não perca tempo e inscreva-se agora!

estruturação de trabalhao academicos

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Estruturação de Trabalhos Acadêmicos

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Trabalhos Acadêmicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.