O que realmente é o alinhamento de equipes?
Os benefícios de um bom alinhamento de equipes
Como fazer um alinhamento de equipes efetivo?
Dica de Ouro:

O que é o alinhamento de equipes? Entenda os benefícios e como realizá-lo!

Aprenda agora os princípios fundamentais para melhorar a comunicação interna entre você e seus colaboradores e alcançar o alinhamento de equipes que necessita!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
O que é o alinhamento de equipes? Entenda os benefícios e como realizá-lo!

Para manter qualquer organização funcionando em seu máximo de produtividade e organização, contando com um confortável ambiente de trabalho, é essencial que haja sempre o alinhamento de equipes.

Sem ele, todo o planejamento realizado por um líder de nada seria válido, pois é igualmente imprescindível que cada colaborador esteja ciente de suas metas e encargos bem definidos.

Sendo assim, é uma tarefa que todo gestor necessita pôr em prática a fim de que a comunicação interna seja efetiva e todos da empresa estejam na mesma página, prevenindo uma série de problemas.

Visto o que te contamos, quer manter sua equipe sem pendências no que diz respeito à clareza das informações passadas? Continue lendo pois te mostraremos as seguintes pautas:

  • O que realmente é o alinhamento de equipes?
  • Os benefícios de um bom alinhamento de equipes
  • Como fazer um alinhamento de equipes efetivo?

O que realmente é o alinhamento de equipes? 

O alinhamento de equipes nada mais é do que a realização de reuniões entre um líder e seus liderados que tem como finalidades principais efetuar a supervisão, motivação e união dos últimos, garantindo um proveitoso trabalho em equipe.

Além disso, não é considerada uma tarefa fácil de se executar, pois é fundamental que garanta a integração dos colaboradores na visão, missão e objetivos da organização, com o intuito de alcançar os melhores resultados.

Que o alinhamento de equipes é a chave de qualquer gestão de sucesso você já ficou sabendo, mas quais são os seus maiores benefícios? Segue com a gente!

Os benefícios de um bom alinhamento de equipes

Existem diversas vantagens em uma empresa onde todos estão alinhados com relação a seus papéis e propósitos e os seguem de maneira correta. Os principais que podem ser considerados são:

Maior senso de pertencimento

Ao promover o alinhamento de equipes, os colaboradores tendem a “vestir a camisa” da empresa, desenvolvendo um maior senso de pertencimento dentro dela.

Isso faz com que eles estejam constantemente motivados a alcançarem cada vez mais melhores resultados.

Produtividade no trabalho

Quando os colaboradores têm suas tarefas bem definidas, é mais fácil e provável que mantenham o foco no que deve ser executado, e dessa maneira a produtividade da equipe é estimulada a crescer exponencialmente.

Diminuição de conflitos

Como diz o ditado: “Tudo conversado é resolvido”. Uma boa comunicação do gestor com os membros da equipe e dos membros da equipe entre si evita e diminui o acontecimento de possíveis conflitos desnecessários.

Desenvolvimento da inteligência emocional

Hoje em dia muito se fala de inteligência emocional dentro do ambiente de trabalho  e não há dúvidas da sua importância e necessidade.

Quando o alinhamento de equipes é bem efetuado, os funcionários tendem a desenvolver a inteligência emocional, já que estão sendo bem geridos e bem orientados.

E já que estamos falando de inteligência emocional, temos uma dica super bacana pra te dar! Te apresentamos o nosso eBook gratuito para você entender mais sobre a importância dela! É só clicar na foto abaixo:


Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!


Agora que já pode entender mais a respeito do que se trata o alinhamento de equipes e seus benefícios, te apresentaremos como realmente realizar um alinhamento com êxito!

Como fazer um alinhamento de equipes efetivo?

Existem alguns princípios básicos para efetuar um alinhamento de equipes que seja verdadeiramente efetivo. São eles:

Planejamento com antecedência 

Primeiramente, faça seu planejamento sempre com antecedência. Se deseja que a reunião tenha o máximo de produtividade, é importante que não deixe para pensar nos tópicos que deseja abordar de última hora.

Separe o que deseja discutir, dados para comprovação caso seja necessários, as metas que deseja estabelecer para os liderados e sua opinião a respeito de tudo.

Não deixe de, também com antecedência, passar para os liderados uma pauta da reunião a ser realizada. Dessa forma, todos estarão bem preparados.  

Otimização do tempo

Sempre tenha em mente que durante uma reunião você deve otimizar o seu tempo e o do restante dos participantes. Um gestor de equipe deve também saber gerir o seu tempo.

Portanto, seja direto em suas abordagens, e peça para que os outros façam o mesmo.

Também, estabeleça um horário de início e um horário máximo de fim para a reunião, a fim de que não passe muito do tempo estabelecido.

Metas a curto prazo

Quando estabelecemos metas a longo prazo sem determinar quais serão as metas de curto prazo para alcançar essas metas finais, a tendência é que nos percamos no meio do caminho.

Por causa disso, para estar mais alinhado com sua equipe, o ideal é que você determine metas a curto prazo.

O mais adequado é que sejam para o período máximo de um mês. E se possível, estabeleça as que podem ser realizadas ao longo de uma semana.

Similarmente, lembre-se sempre de se atentar aos números. Para metas melhores estabelecidas e mais tangíveis, determine as quantidades a fim de que possa ser monitorado o progresso delas.

Esclarecimento de dúvidas 

Não se esqueça de abrir espaços ao longo de uma reunião para o esclarecimento de dúvidas.

É importante que todos entendam exatamente quais as responsabilidades de cada um para evitar os desalinhamentos.

Ainda, é comum que o espaço de tempo para dúvidas seja no final, porém é mais proveitoso que existam esses momentos durante a sua execução.

A razão disso é o fato de o surgimento das dúvidas ocorrer à medida que os tópicos vão sendo abordados.

Assim, evita-se que os participantes se esqueçam do que gostariam de perguntar, que poderia acontecer até o final da reunião.

Reuniões periódicas

Por fim, saiba que a maioria das reuniões precisa ser realizada periodicamente. O intervalo de tempo para elas dependerá do objetivo do alinhamento.

Caso a necessidade seja saber o progresso das metas semanais dos liderados, é interessante que sejam feitas diariamente.

Já para metas de mais longo prazo, reuniões mensais seriam as mais adequadas, e assim por diante.


Finalmente, esperamos que as informações aqui fornecidas possam te ajudar a realizar um alinhamento de equipes mais eficiente!

Agora, pensa aí, depois do que aprendeu aqui, ainda quer saber mais sobre como fazer uma melhor gestão da sua equipe?

Então se prepare, pois temos uma dica de ouro para você!

Dica de Ouro:

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Planejamento Estrategico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.