O que é um Analista de Qualidade Green Belt?
Quais as atribuições de um Analista de Qualidade Green Belt?
Qual o salário de um Analista de Qualidade Green Belt?
Quais as capacitações que uma pessoa precisa ter para se tornar uma Analista de Qualidade Green Belt?
Desvende os Segredos do Lean Manufacturing!

Entenda o que é e como se tornar um Analista de Qualidade Green Belt!

Entenda o que é e quais são as atribuições de uma das profissões que mais vem ganhando força no mercado de trabalho, o Analista de Qualidade Green Belt.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é e como se tornar um Analista de Qualidade Green Belt!

Um Analista de Qualidade Green Belt é um profissional que atua na área de qualidade e melhoria contínua em uma organização, aplicando as metodologias e ferramentas do Lean Six Sigma.

Em um mundo cada vez mais competitivo, em que as empresas devem cada vez mais buscar a excelência para conseguirem se destacar, é necessário manter uma melhoria contínua com planos estratégicos, e é para isso que existe o analista de qualidade (Green Belt).

Na era dos dados, em que as empresas estão sendo constantemente inundadas pelos feedbacks dos seus clientes, ou por dados da logística da produção, por exemplo, como trazer insights significativos nesse mar de informações?

É nesse contexto que surge o analista de qualidade, profissional de extrema importância para que qualquer empresa consiga realizar seus processos e atividades com um padrão de excelência.

E onde entra o Green Beltnessa história?

Um analista de qualidade Green Belt possui um diferencial oferecido pelametodologia Lean Six Sigma.

Com uma (boa) certificação em Green Belt Lean Six Sigma, o analista mostra que está apto para implementar projetos de melhoria contínua com uma das ferramentas de gerenciamento mais valorizadas pelo mercado atualmente.

Diante disso, quer entender de maneira simples o que é um analista de qualidade (Green Belt) e como se tornar um?

Então, não deixe de conferir os tópicos abaixo até o final:

  • O que é um Analista de Qualidade Green Belt?
  •  Quais as atribuições de um Analista de Qualidade Green Belt?
  • Qual o salário de um Analista de Qualidade Green Belt?
  • Quais as capacitações que uma pessoa precisa ter para se tornar uma Analista de Qualidade Green Belt?

O que é um Analista de Qualidade Green Belt?

Um analista de qualidade Green Belt é o profissional responsável por estabelecer um padrão de qualidade, por meio da análise dos dados disponíveis garantindo a melhoria contínua, com a metodologia Lean Seis Sigma.

Muita informação de uma vez? Então vamos por partes. Quando falamos padrão de qualidade, significa que um analista de qualidadenão se limita à subjetividade para realizar o seu trabalho, podendo utilizar ferramentas estatísticas, por exemplo.

Quanto à melhoriacontínua, um analista deve ser responsável por projetos de melhoria baseados nas análises dos dados da empresa. Com isso, esse profissional garante um foco na visão e objetivos alinhados com o perfil do empreendimento.

E o que seria Green Belt? Como o nome sugere (faixa verde, em tradução literal), se trata de um ranking referente a uma das mais conceituadas metodologias de controle de qualidade atualmente, o Six Sigma.

Assim, as certificações Six Sigma podem variar entre:

  • Líder Executivo: são os  CEO’s e outros profissionais no topo da escala de gestão, responsáveis por estabelecer a implementação da visão Six Sigma;
  • Champions: formado por gestores e diretores que aplicam as implementações na empresa;
  • Master Black Belt: são profissionais que atuam aplicando a metodologia Six Sigmaem tempo integral, sendo treinadores das outras faixas na empresa;
  • Black Belt: também dedicam todo o seu tempo para a aplicação da metodologia, focando na aplicação e liderança dos projetos;
  • Green Belt: são os funcionários levam as implementações para as suas atividades, mas sem se dedicar integralmente na aplicação da metodologia;
  • Yellow Belt e White Belt: são profissionais que entendem os princípios básicos do Six Sigmae colaboram ajudando as outras categorias e ensinando no nível operacional as informações que conhecem.

Torne-se um Especialista em Six Sigma!

Você está pronto para se tornar um Especialista em Six Sigma?

Então baixe agora mesmo o nosso Kit Guia para Certificação Especialista Six Sigma e dê um passo importante em direção ao sucesso profissional.

Aprenda as estratégias, técnicas e melhores práticas para implementar o Six Sigma com excelência e se destacar no mercado.

Clique no banner abaixo e faça o download gratuito do kit agora mesmo!

Banner do Kit Guia para Certificação Especialista Seis Sigma.


Uma vez devidamente qualificado e pronto para começar os serviços, o que deve fazer um analista de qualidade (Green Belt)? Confira agora as principais atribuições desse profissional.

Quais as atribuições de um Analista de Qualidade Green Belt?

O analista de qualidade possui a função principal de estabelecer a excelência dos resultados por meio de análise. Além disso, ele deve planejar meios para melhorar e garantir que os padrões estabelecidos sejam alcançados.

Ainda, com uma certificação Lean Six Sigma, o analista deve ser capaz de implementar na empresa processos baseados na filosofia Lean Manufacturing para redução de desperdícios, juntamente com a metodologia Six Sigma com melhoria contínua.

Utilizando ferramentas como a abordagem pelo método DMAIC, um analista de qualidade é responsável por gerir projetos de melhoria e avaliação, normalmente sob a supervisão de um Black Belt.

Além disso, é fundamental que o analista de qualidade seja tecnicamente competente (dominando conceitos de Engenharia da Qualidade), pois todo o processo de avaliação e execução deve ser pautado no método científico.

Qual o salário de um Analista de Qualidade Green Belt?

O salário de um Analista de Qualidade Green Belt pode variar dependendo de vários fatores, como a localização geográfica, o porte da empresa, a experiência do profissional e o setor de atuação.

Em média, um Analista de Qualidade Green Belt pode receber um salário que varia entre R$4.000,00 e R$8.000,00 por mês.

No entanto, é importante ressaltar que esses valores são apenas uma referência e podem variar amplamente.

Quais as capacitações que uma pessoa precisa ter para se tornar uma Analista de Qualidade Green Belt?

A definição e as atribuições de um analista de qualidade (Green Belt) trouxeram à tona conceitos como Lean Manufacturing e Six Sigma. Então, como é possível se qualificar para conseguir essas qualificações?

Como foi explicado, uma carreira de analista de qualidadeé, como explícito no nome, construída a partir de uma boa capacidade analítica, e para isso, não existe uma formação específica necessária.

Contudo, há alguns cursos que são mais adequados, e facilitam o desenvolvimento das habilidades de análise. Confira abaixo alguns deles:

Quanto à formação Six Sigma, tanto para Green Belt ou Black Belt, o treinamento pode ser pela própria empresa, ou é possível também que se contrate uma agência independente para o treinamento.

Os fatores mais importantes são a qualidade do treinamento e o reconhecimento da sua certificação. Afinal, é preciso que as empresas confiem que você é capaz de exercer a metodologia de forma eficientemente.

No caso da certificação Six Sigma Green Belt, no geral não existem pré-requisitos para realizar o treinamento, sendo útil um entendimento básico do Pacote Office.

Para que a sua certificação Green Beltseja reconhecida, e que o treinamento seja verdadeiramente proveitoso, o ideal é buscar programas de confiança, já que não há um selo de qualidade oficial da metodologia Six Sigma.

Assim, busque treinamentos com Black Belts ou Master Black Belts de excelência como instrutores, e que sejam profissionais reconhecidos no mercado.

Desvende os Segredos do Lean Manufacturing!

Descubra os segredos do Lean Manufacturing com o nosso ebook gratuito Lean Manufacturing de A a Z e aprofunde seus conhecimentos sobre os conceitos essenciais dessa metodologia revolucionária.

Aprenda como eliminar desperdícios, otimizar processos e alcançar a máxima eficiência em sua empresa.

Não perca essa oportunidade de impulsionar seu sucesso! Basta clicar no banner abaixo e fazer o download agora mesmo!

Banner do ebook Lean Manufacturing de A a Z.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

O que é e como funciona o Lean Seis Sigma?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Seis Sigma?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.