ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

6 dicas para passar autoconfiança em uma entrevista de emprego

6 dicas para passar Autoconfiança em uma Entrevista de Emprego

Conheça as melhores 6 dicas para passar autoconfiança nas entrevistas de emprego e se coloque à frente de seus maiores concorrentes

Parceiro
Por: Parceiro
6 dicas para passar Autoconfiança em uma Entrevista de Emprego

Quem nunca ficou super ansioso pré-entrevista de emprego que atire a primeira pedra! Essa ansiedade faz com que seja mais difícil passar autoconfiança nas entrevistas de emprego. Difícil, mas não impossível, ok?

Enviar o currículo para as empresas é uma das etapas mais conhecidas na busca por um trabalho, mas outro momento que é extremamente decisivo para conquistar uma vaga é a entrevista de emprego.

A entrevista é uma das etapas finais para conseguir uma vaga, portanto, é um dos momentos mais importantes de um processo seletivo.

Diante disso, é muito comum que as pessoas candidatas fiquem mais ansiosas do que o normal nessa etapa, contudo, o problema é quando o nervosismo prejudica o seu desempenho.

E é por causa disso que hoje trouxemos 6 dicas para te ajudar nesse momento tão importante.

Vamos lá?

6 dicas para passar autoconfiança em uma entrevista de emprego

1. Estude sobre a empresa 

Para que você não seja pego de surpresa e saiba responder perguntas sobre a empresa, resolver problemas alinhados com o objetivo da organização e que, além de tudo isso, possa fazer boas perguntas no final da entrevista, é essencial que você estude sobre a empresa antes. 

Isso é super simples, basta procurar o nome da organização no Google e encontrar o site oficial da companhia. Quando encontrar, procure as informações mais importantes sobre a empresa, como cultura, valores, história etc.

Anote os pontos principais e aproveite para pensar em algumas perguntas também. Isso pode ajudar a mostrar para a pessoa recrutadora que você se interessou pela empresa e se preparou para aquele momento!

2. Pesquise sobre a sua função 

É essencial que você saiba informações que vão além do simples nome da sua função. Veja a descrição da vaga e entenda mais a fundo o que você irá fazer no dia a dia do trabalho. Isso pode te ajudar a responder perguntas mais específicas sobre o seu cargo.

Não tem problema se você estiver com dúvidas, muito pelo contrário! Aproveite para anotá-las. Fazer perguntas mais profundas sobre o seu cargo pode demonstrar profissionalismo e interesse, então não tenha medo de fazer perguntas ao final da entrevista.

3. Tenha autoconhecimento 

Ter autoconhecimento é importante não só para responder perguntas gerais sobre você, mas também é essencial para entender o motivo que te fez querer trabalhar na empresa, o porquê você combina com o cargo e com a organização, entre outras perguntas que podem surgir durante a entrevista.

O autoconhecimento vai te permitir dar respostas mais profundas e encantar a pessoa recrutadora, além de te ajudar a entender mais a fundo as motivações que te fazem estar alinhado com o propósito da empresa.

Portanto, estudar sobre a empresa, o seu cargo e sobre você mesmo te ajuda a se sentir mais preparado para o momento da entrevista.

4. Treine 

Depois de estudar e pesquisar bastante, é hora de colocar tudo em prática! Procure as principais perguntas que são feitas durante uma entrevista de emprego e tente respondê-las. Não necessariamente elas serão feitas durante a entrevista, mas você pode procurar algumas para se inspirar e treinar as suas respostas.

Também peça ajuda para outras pessoas e simule uma entrevista, peça para que te façam perguntas e pratique suas respostas e linguagem corporal.

Também treine com um espelho, experimente se apresentar de frente ao espelho e veja o que pode melhorar na sua postura, tom de voz, gestos etc.

Quanto mais você treina, maiores são as chances de você ficar mais tranquilo durante a entrevista e ter um melhor desempenho, porque se sentirá mais confiante, já que se preparou.

Além disso, treinar diminui as chances de você não saber o que responder, pois você conseguirá improvisar mais facilmente com tudo que estudou.

5. Chegue com antecedência

Se você for fazer uma entrevista presencial e precisar utilizar transporte público, por exemplo, saia de casa com antecedência, porque sempre podem acontecer imprevistos. 

É melhor chegar mais cedo do que se atrasar, pois a pontualidade pode transmitir a impressão de que você é uma pessoa responsável, já o atraso pode transmitir uma imagem negativa.

Caso faça uma entrevista online, garanta o seu acesso à internet, teste fones de ouvido e microfone e baixe os softwares que forem necessários para a entrevista com antecedência. E, além de tudo isso, entre no link da chamada alguns minutos antes.

Chegar antes do horário evita que você fique ansioso se acontecerem imprevistos e também garante que você não irá se atrasar, o que também poderia te deixar ainda mais nervoso e prejudicar o seu desempenho.

6. Faça atividades que te relaxem antes da entrevista 

É fundamental que você aplique todas as dicas anteriores dias, ou até mesmo, semanas antes da entrevista, porque se deixar para fazer tudo em cima da hora pode ficar ainda mais ansioso ou ansiosa por não conseguir aprender tudo em pouco tempo.

Então, deixar para estudar e treinar pouco tempo antes pode acabar gerando o efeito reverso e aumentar ainda mais o seu nervosismo.

Tendo isso em vista, faça tudo com antecedência e, se possível, deixe para fazer somente atividades que te relaxem no dia da entrevista.

Algumas pessoas gostam de meditação, outras de pintar, outras de desenhar, seja qual for a atividade escolhida, garanta que seja algo que te ajude a relaxar e faça nesse dia. Isso pode te tranquilizar ainda mais.

Ou seja, a palavra-chave para mandar bem em uma entrevista de emprego e não deixar o nervosismo tomar conta de você é a preparação. 

O mais importante nesse momento é você se preparar com antecedência para sentir mais segurança e autoconfiança.

Se prepare da maneira correta!

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

E aí? Gostou das nossas dicas? Para ver mais dicas sobre processos seletivos, mercado de trabalho e carreira acesse também o nosso parceiro Blog do Emprego!

E para encontrar vagas de emprego nas maiores empresas do Brasil, entre no Portal de Vagas da Gupy! Na nossa plataforma, você consegue buscar vagas de forma rápida e fácil.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.