O que é automação de marketing
Quais benefícios uma plataforma de automação de marketing oferece
5 dicas para qualificar sua gestão de marketing e vendas
Como escolher a plataforma de automação certa para o seu negócio

O que é automação de marketing digital e como fazer uma melhor gestão de marketing e vendas com este recurso

Saiba como uma plataforma de automação pode qualificar sua comunicação com o público e gerar novas vendas

Dinamize Automation
Por: Dinamize Automation
O que é automação de marketing digital e como fazer uma melhor gestão de marketing e vendas com este recurso

Se você está em busca de alternativas para tornar as suas ações de marketing e vendas ainda mais efetivas, a automação de marketing pode ajudar. Afinal, nada melhor do que contar com um recurso que ajude você a entender o comportamento do consumidor e usar as informações obtidas para criar o melhor conteúdo.

Neste artigo, você vai aprender:

  • O que é automação de marketing
  • Quais benefícios uma plataforma de automação de marketing oferece
  • 5 dicas para qualificar sua gestão de marketing e vendas
  • Como escolher a plataforma de automação certa para o seu negócio.

Leia até o final para saber como esse recurso pode ajudar você a fazer sucesso com suas ações de marketing e vendas!

O que é automação de marketing

Em resumo, automação de marketing em determinados canais de comunicação.

Essas ações podem envolver envios de email ou SMS para o público ou então ter como foco a atualização de dados (preferências de conteúdo ou produtos).

Esse tipo de ação é feita com a ajuda de uma plataforma de automação de marketing, que permite a integração de canais como site e redes sociais para qualificar a comunicação e gestão dos dados de cada contato pela marca.

Em outras palavras, é um recurso que pode ajudar você desde o momento que um usuário acessa o Google e encontra o seu site, passando pelas etapas iniciais de comunicação e qualificando o processo de vendas e relacionamento

Quais benefícios uma plataforma de automação de marketing oferece

É importante destacar que, apesar de se tratar de uma plataforma que automatiza processos, não quer dizer que todas as pessoas receberão o mesmo tipo de conteúdo.

A ação automatizada pode ser feita de acordo com cada tipo de informação recebida do público, como interações em envios de email ou navegação no site, por exemplo. Ou seja, você ganha a possibilidade de criar uma comunicação ainda mais personalizada, proporcionando ao público boas experiências.

Você sabia que, segundo dados publicados na Forbes, uma experiência satisfatória é essencial para garantir a lealdade de mais de 70% dos consumidores? Nada melhor do que a criação de uma comunicação automatizada que prioriza o que realmente é importante para cada pessoa que procura sua marca.

Outro benefício a se destacar é a produtividade. Sabe aquelas ações repetitivas que seu time de marketing ainda faz de forma individual, como mandar um email para quem se cadastrou no site para receber conteúdos ou para participar de um evento?

Então, que tal criar um fluxo de automação com uma série de conteúdos que estejam de acordo com os interesses dessas pessoas e as mantenha engajadas?

5 dicas para qualificar sua gestão de marketing e vendas 

Agora é a hora de saber como fazer, na prática, uma melhor gestão de marketing e vendas com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing.

Acompanhe!

1. Defina os canais certos para se comunicar com o público

O primeiro passo para sua estratégia de automação de marketing ter bons resultados é entender quais canais podem ser úteis para atrair novos contatos, gerar vendas e fidelizar o público.

Estudos de buyer persona podem ajudar você a compreender o comportamento de clientes em potencial e, principalmente, identificar que tipo de comunicação pode gerar mais engajamento.

Para fazer essa análise, marca.

Caso esteja começando um negócio e ainda não possua nenhum cliente, analise o público que interage com marcas do mesmo segmento que você tem como referência, para uma primeira ideia de como estruturar suas ações.

2. Entenda o interesse de cada contato

Crie landing pages com formulários que ajudem a saber o que é relevante para aquele usuário. Isso vale para entender quais produtos interessam, quais tipos de atualizações ele deseja receber, através de quais canais será informado. Por email? Por SMS? Via aplicativo? Em todos esses canais? Entre outros.

Além disso, você pode criar formulários de atualização de preferências para quem já está na base de contatos.

Isso vai ajudar você a saber o que mudou em relação aos interesses do público e, como consequência, fica mais fácil criar a comunicação perfeita. Esses formulários podem ser compartilhados com o público por meio de publicações nas redes sociais e em outros canais utilizados.

Ao entender os interesses do público, é só usar sua criatividade para criar os melhores conteúdos para o público!

3. Priorize a comunicação segmentada

Se você acha que ter uma lista enorme de contatos e simplesmente mandar a mesma comunicação para todos eles é melhor maneira de promover os seus produtos, é hora de mudar isso.

E a boa notícia é que as plataformas de automação de marketing te ajudam a entender as preferências e o nível de engajamento de quem acompanha sua marca.

Caso a sua empresa ofereça vários tipos de produtos, este é um ponto que deve ser analisado. Afinal, quase ninguém entra em contato com uma marca para comprar todos os itens disponíveis, não é mesmo?

Outro ponto importante é que o nível de interesse de cada consumidor varia muito, sendo que alguns deles podem estar motivados a comprar, enquanto outros, que são mais inseguros, esperam algum tipo de conteúdo que valide a relevância da sua marca. Por isso, a nutrição de leads, somada a uma boa análise de comportamento é indispensável.

Além de usar os já citados formulários de cadastro para entender as preferências do seu público, você pode usar o engajamento deles com envios de email e até mesmo a navegação no site para tornar sua comunicação ainda mais efetiva.

4. Mantenha os times de marketing e vendas conectados

Um dos principais desafios de qualquer empresa é fazer com que os setores caminhem de forma conjunta e, acima de tudo, que todas as informações obtidas por um deles estejam disponíveis para os demais.

No caso dos times de marketing e vendas, não é diferente. Isso porque uma equipe depende da outra para conquistar novas vendas e manter todos os clientes engajados. Mas, como a automação pode facilitar essa integração entre marketing e vendas?

Uma das formas mais efetivas de manter essas equipes integradas é através do envio de dados da plataforma de CRM utilizada para o serviço de automação, ou então o processo contrário.

Assim, sempre que houver uma nova informação, seja ela obtida a partir de ações de marketing ou então por um contato feito pelo time de vendas, a outra equipe ficará atualizada.

Quer saber como funciona para automatizar este processo? Então veja um exemplo de como pode ser feito o envio de informações da plataforma da Dinamize para um software de CRM, clicando aqui!

Com essa automação é possível, por exemplo, enviar os dados daquelas pessoas mais próximas de se tornarem clientes para o time de vendas. Dessa forma, o marketing trabalha para fazer com que o público se engaje com a marca e, quando determinadas pessoas estiverem mais engajadas, a equipe de vendas entra em ação.

5. Analise todos os dados disponíveis

De forma geral, as plataformas de automação de marketing fornecem relatórios com informações sobre processos realizados a partir delas e até mesmo dados que envolvem os canais integrados.

Ou seja: você pode qualificar suas ações de marketing e ainda identificar o que está dando certo e quais medidas precisam ser adotadas para ter ainda mais resultado.

Em relação aos recursos que envolvem integração com sites, algumas plataformas contam com relatórios que apresentam dados como número de visitantes e páginas mais acessadas do site, por exemplo.

Importante destacar que, com os recursos disponíveis na plataforma para gerenciamento de contatos, é possível dividir seu público em pelo menos 4 grupos: visitantes do site, leads, oportunidades de venda e clientes.

Você também pode usar fluxos de automação para gerenciar os dados de cada contato ou cliente, por exemplo: no momento em que um contato compra um produto, ele automaticamente passa a ser classificado como cliente e entre em uma automação de pós-venda.

Conteúdos como landing pages e envios de email também podem ser analisados. Isso porque as plataformas disponibilizam relatórios que indicam número de cadastros (no caso das landing pages), taxa de abertura e de cliques, quais links foram acessados, número de descadastros e muito mais.

Com essas informações, você pode saber se as ações de marketing estão resultando no aumento de visitantes no site e criar ações para transformá-los em leads, ou seja, pessoas que forneceram algum dado pessoal e confirmaram interesse em permanecer em contato com sua empresa.

Depois disso, com o auxílio dos demais relatórios, você consegue manter um relacionamento com esse público, ter novas ideias de conteúdo e gerar novas oportunidades de venda.

Como escolher a plataforma de automação certa para o seu negócio

Por último, você precisa saber qual a solução certa para a sua empresa.

Em primeiro lugar, analise a situação financeira para saber o quanto estão dispostos a investir em uma plataforma. A partir de uma pesquisa rápida de preços, é possível ter uma ideia sobre os valores de cada tipo de plataforma.

Verifique todos os planos oferecidos pelas empresas, quais recursos elas oferecem e, principalmente, se é possível encontrar depoimentos positivos em seus sites ou mesmo nas redes sociais. Isso vai ajudar você a definir se está ou não próximo da solução ideal.

Muitas empresas disponibilizam um espaço do site para compartilhar histórias de marcas que tiveram bons resultados com a plataforma. Essa pode ser uma boa maneira de encontrar histórias que se pareçam com a da sua marca e decidir se vale o investimento.

Outro ponto que deve considerar é a disponibilidade de uma equipe para ajudar você nos primeiros passos usando a plataforma e quando houver alguma dúvida pontual.

Oferecem apenas treinamentos gravados? É possível conversar com especialistas em tempo real? O nível de atenção dado pela empresa aos seus clientes é decisivo para estabelecer um uso efetivo da plataforma.

Por fim, boa parte das empresas que oferecem esse tipo de plataforma, disponibiliza um período de teste para uso. Com ele, você poderá conhecer a interface da plataforma, entender quais recursos pode explorar para qualificar sua gestão de marketing e vendas e ainda saber qual a disponibilidade da empresa na hora que surgirem dúvidas.

Então, nada de temer automação, robôs ou a tão falada Era Digital, esteja por dentro dos benefícios que a tecnologia oferece e faça a sua marca se beneficiar com eles!

Dinamize Automation

Dinamize Automation

O Dinamize Automation é uma ferramenta para gerenciamento de campanhas de Marketing Digital, auxiliam a criar e gerenciar ações para impulsionar as vendas. Além disso, a empresa possui o Dinamize Mail, que facilita a comunicação através de envios e-mail Marketing e landing pages.

Clique e adquira o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Técnicas De Vendas E Excelência No Atendimento

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.