O bounce rate pode ser exemplificado na seguinte situação: quando você entra em um site e não acha o que procura na página inicial, o passo seguinte é sair da plataforma sem clicar em nada.
Imagine uma quantidade significativa de acessantes realizando essa mesma ação. É por meio dessa informação que é calculada a taxa de rejeição do seu blog.
Para esclarecer os principais conceitos desse tema, organizamos os seguintes tópicos para você:
Quer saber mais sobre essa ferramenta que tem auxiliado de maneira significativa o ramo de marketing digital? Ensinaremos o que é necessário à sua aplicação. Para isso, continue lendo esse artigo.
O bounce rate é a taxa de rejeição dos visitantes, após entrarem no site da empresa e acharem o que procuraram ou não. Pode ser considerado uma analise sobre a jornada de compra do cliente.
Agora vamos entender como você chegou ao nosso site. Provavelmente, deve ter digitado as palavras-chave no Google que, nesse caso, é bounce rate e essa ação foi realizada no intuito de saber o que é, como aplicá-lo e entendê-lo um pouco mais.
Ao dar mais um passo, você chegou a esse texto clicando no link indicado pelo Google ou veio por meio de outra página interna da nossa plataforma? Causou alguma interação com o nosso conteúdo?
Já no terceiro, gostaríamos de abordar alguns motivos para uma taxa de rejeição alta. Se no nosso blog não houvesse adaptação para dispositivos móveis, isso causaria a distorção das imagens, o que poderia ser o motivo para você abandonar a página. Ter somente uma única página, também dificultaria a interação.
Além disso, é muito importante ter um perfil traçado da persona para quem o site é destinado. Essa estratégia pode aumentar suas vendas.
Dessa maneira, o inbound marketing consiste em alcançar um público-alvo de maneira mais assertiva, o que faz com que o engajamento melhore. Assim, quanto maior a interação, maior o envolvimento dos visitantes com a plataforma, o que pode diminuir a taxa de rejeição.
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Primeiro iremos traduzir os termos. Bounce rate é a taxa de rejeição e exit rate é a taxa de saída.
Já explicamos que o bounce rate acontece quando você entra em um site de forma direta e fecha a aba sem usar o mouse, a não ser para correr a página, ou seja, sem causar interação.
No exit rate, a pessoa que se encontra usando o seu blog chegou a ele navegando por outra página da mesma plataforma, por meio de links internos e não saiu da aba sem antes causar essa interação.
Assim, a diferença marcante é o fato do visitante ter interagido ou não de maneira significativa antes de fechar o conteúdo, por meio dos links internos ou clicando em alguma outra parte do texto.
Como o bounce rate é obtido em porcentagem, você pode calcular a fração da seguinte maneira:
A variante expressa por é quantidade numérica de acessantes que abandonaram a plataforma, sem causar interação e n seria o número de acessos no site.
Se você deseja não cometer erros graves, é muito importante aplicar os denominados testes A/B, que têm como intuito elaborar uma comparação, ao aplicar diversas variáveis sobre um público específico, identificando qual deles obteve maior sucesso.
Para melhorar o engajamento do seu site, você também pode utilizar o call to action, as chamadas para ação, ao convidar o leitor a acessar algum material da sua plataforma.
A taxa de rejeição é aceitável em 20%. É claro que a porcentagem ideal deve ser mantida abaixo desse valor.
Porém, como sabemos que é difícil alcançá-lo, as taxas até 45% são consideradas normais se a sua página contém apenas textos.
Por outro lado, taxas maiores que os valores estabelecidos são a indicação de uma péssima captação, já que o que buscamos ao fazer essa analise é a melhoria continua da empresa para assim captar mais clientes.
Desse modo, indicaremos uma ferramenta que apresentará os dados dos sites para que você possa obter esses índices da forma correta, o Google Analytics.
A maioria das pessoas usa o Google Analytics para identificar a forma que o cliente usou para chegar até a página analisada. Assim, fica mais fácil calcular o bounce rate.
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Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
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