O que é o Branding Sensorial?
Como aplicar o Branding Sensorial?
Quais as vantagens da utilização do Branding Sensorial?
Aprofunde seus conhecimentos!

O que é o Branding Sensorial? Conheça a estratégia para que sua marca se destaque!

Saiba mais sobre o branding sensorial, a poderosa estratégia de marketing que atribui características inesquecíveis a sua marca.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
O que é o Branding Sensorial? Conheça a estratégia para que sua marca se destaque!

Você já sentiu vontade de comer um lanche do Mc Donalds só de sentir um cheiro que remeteu ao mesmo? Se sim, isso não é apenas uma feliz coincidência, isso é Branding Sensorial, tal que é um poderoso recurso de marketing.

Esse recurso é previamente pensado e planejado para que você estabeleça conexões físicas e emocionais com uma determinada marca, fazendo com que os 5 sentidos humanos te levem ao consumo da mesma.

Diante disso, o cheiro, a cor da logo, um som específico de uma marca, nada disso é por acaso, tudo tem um objetivo pré determinado para levar o cliente à melhor experiência possível.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é o Branding Sensorial?
  • Como aplicar o Branding Sensorial?
  • Quais as vantagens da utilização do Branding Sensorial? 
  • Aprofunde seus conhecimentos! 

Vamos lá?

O que é o Branding Sensorial?

Antes de entendermos o que é branding sensorial, é necessário saber o conceito de branding. Tal, se refere ao conjunto de estratégias adotadas por uma empresa para montar sua identidade, ou seja, tudo que remete à mesma.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o branding é algo que se distingue da marca, visto que, esse último se refere à essência e valores da marca, enquanto o branding são as ferramentas que levam ao reconhecimento dessa essência.

Diante disso, o branding sensorial veio para cada vez mais ampliar essas estratégias, que neste, visa a exploração de todos os sentidos humanos: paladar, visão, tato, audição e olfato.

Com isso, as pessoas podem reconhecer sua marca através de um cheiro, de uma degustação, do toque de uma melodia, de um recurso visual ou até mesmo de uma experiência física. Incrível, não é mesmo?

Apesar de toda sua amplitude, essa estratégia de marketing ainda não é muito conhecida e ainda, muitas empresas aplicam a mesma e não sabem disso! Por isso, conhecê-la é essencial para mostrar seu diferencial nesse mercado tão concorrido e variado.

Assim, não deixe de acompanhar o próximo tópico para saber como o Branding Sensorial funciona na prática, confira!

Como aplicar o Branding Sensorial? 

Como já relatado anteriormente, o Branding Sensorial está muito presente nas estratégias de marketing das empresas, entretanto, nem todas têm consciência disso.

Por isso, vamos explicar para você como cada um dos sentidos podem ser uma ferramenta interessante para atrair clientes e levar a sua marca a um nível superior de reconhecimento e credibilidade, veja:

Paladar

Apesar de que parece que essa estratégia só é válida para produtos da indústria alimentícia, essa aplicação de marketing usando o paladar é mais surpreendente do que as aparências apontam.

Para os produtos alimentares, uma experiência marcante ao saborear um produto te garantirá um branding sensorial de sucesso. Afinal, o fato de uma pessoa ter vontade de comer um chocolate e lembrar da Cacau Show é um bom exemplo disso.

Além disso, essa estratégia pode ser aplicada em salas de espera, por exemplo, onde o oferecimento de café e guloseimas serve para que as pessoas amenizem o fato de ter que esperar para o atendimento.

Outra estratégia interessante é a de oferecimento de um coquetel ou aperitivos em inaugurações de lojas, visto que, isso é um atrativo para o cliente e ameniza o fato de que pode estar muito cheia de pessoas.

Audição 

A música tem o poder de influenciar as pessoas e trazer fortes memórias emocionais, portanto, o uso da audição como recurso de marketing é uma estratégia poderosa para criar um vínculo com a marca.

Isso pode ser aplicado em bares e restaurantes, por exemplo, que trazem atrações musicais relacionadas ao público-alvo do lugar para proporcionar uma experiência além da gastronômica.

Além disso, essa estratégia é muito utilizada por diversos aplicativos do nosso dia a dia, como por exemplo, o barulho de notificação do whatsapp que é facilmente identificado por qualquer usuário.

Visão 

Esse é o mais óbvio, entretanto, o que deve ter mais cautela para ser aplicado. Afinal, uma identidade visual da sua marca é algo muito impactante e que deve ser usado da forma correta, sendo necessário pensar em todos os detalhes. 

Cores. Fonte. Disposição dos elementos visuais no espaço. Cor. Mensagem. Nome. Tudo isso deve ser muito bem feito para que a empresa conquiste seu lugar visual na percepção do cliente.

Alguns exemplos de sucesso nesse aspecto do marketing são empresas como: McDonald 's, Coca Cola, Google, Apple, Samsung, Motorola, entre outras. Todas tem a logo inconfundível e uma identidade visual única e de fácil identificação em qualquer ponto de venda ou rede social.


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Olfato 

O cheio é outro fator que consegue criar uma conexão emocional. Dessa forma, o olfato é um sentido que vale muito a pena explorar para remeter lembranças associadas a uma marca e remeter ao bem estar.

Para os produtos que são alimentos, o cheiro é um elemento essencial para despertar o desejo de consumo do mesmo. Além disso, em outros produtos, o cheiro também é usado como fator persuasor, como é o caso de perfumes.

Um exemplo marcante desse último é a parceria recente entre o grupo Boticário e a Babaloo, onde eles associaram a fragrância de tutti frutti do chiclete à uma linha de produtos de perfumaria, obtendo muito sucesso nas vendas.

Além disso, muitas lojas estão usando a estratégia de perfumar as mercadorias com uma fragrância específica para que os consumidores remetessem ao produto ou marca quando sentissem a fragrância.

Tato

Essa estratégia é a com maior aplicabilidade, visto que, não diz respeito apenas a tocar determinado produto e sim, na proporcionar o conforto e uma customer experience marcante para o cliente.

Dessa forma, essa experiência pode ser vivenciada tanto em uma sala de espera com poltronas confortáveis ou até mesmo em um restaurante temático com assentos confortáveis e ambiente agradável.

Muito interessante, não é mesmo? Com esse artigo, pudemos perceber que muitas das experiências que vivemos não são apenas coincidência e sim, parte de uma estratégia de marketing que vai além do que imaginávamos.

E não acaba por aqui! Leia o próximo tópico e descubra quais são as vantagens do uso dessas estratégias de branding sensorial!

Quais as vantagens da utilização do Branding Sensorial?

Agora que você já sabe o que é o Branding sensorial e quais são as suas principais aplicabilidades, é hora de conferir quais são as principais vantagens da utilização do mesmo, por isso, listamos para você:

  • Apresentação criativa da marca: a criatividade é uma das características que mais chamam a atenção das pessoas para determinada marca. Por isso, a utilização do branding sensorial amplia essa possibilidade e é muito positiva para a marca que adota o mesmo. 
  • Diferenciação e destaque da marca: os cinco sentidos aplicados ao marketing permite que uma marca seja lembrada de diferentes formas e todas com um apelo emocional intenso, por isso, ela se destaca entre as outras. 
  • Fidelização de clientes: após o reconhecimento da marca, a nutrição e conversão de leads para clientes é um dos grandes objetivos do marketing, por isso, o branding sensorial auxilia nisso. 
  • Consolidação da identidade da marca: após a construção e popularização de um branding sensorial de sucesso, a marca passa para um outro patamar de reconhecimento . 

Gostou desse conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado e que você possa colocar o que aprendeu em prática para colocar o branding sensorial como estratégia da sua marca.

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Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

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