O que é personal branding?
Diferenças entre Personal Branding e Marketing Pessoal
As vantagens do Personal Branding eficiente
Como começar a usar o Personal Branding para impulsionar sua carreira?
Quer conhecer mais sobre Personal Branding?

Saiba como o Personal Branding pode impulsionar a sua carreira

Entenda o que é o Personal Branding, suas vantagens e diferenças com o Marketing Pessoal e como utilizá-lo para impulsionar sua carreira.

João Henrique
Por: João Henrique
Saiba como o Personal Branding pode impulsionar a sua carreira

"Quem não é visto, não é lembrado!"

As redes sociais estão dominando o mundo! Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube, LinkedIn e TikTok, pelo menos uma delas já faz parte do seu dia a dia. Se expor nelas é algo comum, mas também perigoso. O personal branding pode ser a chave para você ser visto e lembrado de forma positiva.

Cada vez mais temos nossos hábitos influenciados por blogueiros ou páginas. Quem nunca procurou na internet uma indicação de filme ou série? Gostou de uma roupa no Instagram e foi dar uma olhada no preço? Ou até mesmo fez alguma receita só porque viu alguém comendo?

Nesse artigo, vamos buscar entender mais sobre o personal branding e por que ele é importante para a nossa carreira passando pelos seguintes tópicos:

  • O que é o personal branding?
  • Diferença entre personal branding e marketing pessoal
  • As vantagens do personal branding
  • Como começar a usar o personal branding para impulsionar sua carreira?
  • Quer conhecer mais?

Então, aperte o cinto e descubra mais essa pequena parte do maravilhoso mundo do Marketing. Vamos lá!

O que é personal branding?

Personal branding é a forma como você gere a sua imagem e como ela é passada para as pessoas ao seu redor. Assim, você deve qualificar seus modos de agir e se posicionar para que a seu público conheça você e, o mais importante, o que tem a oferecer.

Para conseguir isso, o primeiro passo é conhecer a si próprio, tanto seus melhores pontos, como suas principais fraquezas.

Existem muitas ferramentas que nos auxiliam no melhor entendimento do nosso perfil. Um dos métodos mais famosos e eficazes é o teste DISC.

Esse teste é baseado em um questionário de perguntas pessoais, após analisar as ações que você tomaria em cada situação, ele traça um dos quatro tipos de perfil mais recorrentes e fornece informações sobre suas características.

Ficou curioso para saber qual é o seu? Baixe agora o nosso Teste DISC GRATUITO e descubra!

Teste DISC

Outro tópico essencial para traçar boas estratégias de personal branding, é saber pelo que você deseja ser reconhecido e também por quem. É aí que entra a necessidade de encontrar formas e canais para enviar a mensagem que queremos.

Muitas pessoas ainda confundem personal branding com o marketing pessoal, mas saiba que eles não são sinônimos. Quer saber o porque?

Diferenças entre Personal Branding e Marketing Pessoal

Para fazer essa diferenciação, primeiro é necessário definir os conceitos. Personal branding seria a gestãoo das respostas emocionais causadas pela sua imagem ou nome e marketing pessoal pode ser entendido como o conjunto métodos utilizados para satisfazer as necessidades da sua audiência.

Podemos dizer que o marketing pessoal pode estar inserido em um projeto de gestão de marca pessoal, que seria um conceito mais amplo.

Juliana Saldanha, estrategista em Posicionamento e Comunição de Marcas Pessoais, define essa diferenciacão como:

"O marketing pessoal se concentra na forma como a marca atinge e se comunica com o mercado, enquanto o branding pessoal concentra-se na definição da sua essência e filosofia a longo prazo e na gestão de vários elementos relacionados a ela, para que sejam coerentes com quem você é, na sua essência".

Portanto, para ter uma eficiente gestão de marca é preciso, além de saber o que o seu público espera e necessita a curto prazo, definir onde você quer chegar, o porquê você quer isto e, o mais importante, como você fará isto.

A seguir, vamos mostrar os principais benefícios de ter um bom personal branding.

As vantagens do Personal Branding eficiente

Para você ter uma boa gestão de marca pessoal, você não precisa se tornar do dia para a noite um digital influencer do Instagram ou top voice do LinkedIn para começar a ver os resultados positivos. Viemos te mostrar alguns.

Maior confiança

Sem dúvidas um dos maiores ganhos de uma estratégia bem colocada é a maior confiança adquirida pelo seu público. Por conhecer melhor o seu trabalho e as suas melhores características, você acaba por virar uma referência no grupo que você quer atingir.

Maiores oportunidades

A partir dessa confiança adquirida, você pode alcançar um público maior e também novas oportunidades relacionadas aos seus objetivos.

Maior destaque

A forma como você passa a sua imagem pode definir a diferenciação com outras pessoas que oferecem o mesmo conteúdo ou serviço. Por isso, é extremamente importante conhecer o que o seu público quer e adequar a forma como você transmite a sua imagem.

Como começar a usar o Personal Branding para impulsionar sua carreira?

Autoconhecimento é tudo

Para traçar estratégias que façam a diferença na sua vida profissional e que impactem o seu público alvo, é preciso conhecer a si próprio e onde você quer chegar. Realmente se perguntar: por qual motivo você quer que as pessoas conheçam você?

Assim, você será capaz de traçar ações realmente alinhadas e qualificadas para que você consiga alcançar os seus objetivos.

Conheça a sua audiência

Você já se conhece e sabe onde quer chegar. Chegou a hora de saber como.

Identificar as pessoas para quem eu quero me promover é importante para saber o canal que elas consomem a informação e também as necessidades que elas têm e o que você consegue falar sobre.

Então, elas poderão ver você como uma autoridade naquele determinado assunto e adquirir confiança no seu trabalho.

Tenha conteúdo

As pessoas querem conteúdo. Seja qual for o tipo, é interessante que você passe alguma mensagem por meio de suas ações. Atualmente, as redes sociais são os melhores locais para você conseguir se comunicar com sua audiência.

Escolha pelo menos uma para marcar presença, a que esteja mais alinhada com o seu público alvo e objetivos. Hoje, temos para todos os gostos e áreas de atuação. Elas podem ajudar a construir a sua reputação online.

Só tome cuidado para não deixar sua rede social se tornar uma verdadeira paisagem, em que é apenas bonita, mas sem nada que agregue a quem consome aquele conteúdo.

Quer conhecer mais sobre Personal Branding?

Pensando no seu melhor desenvolvimento sobre o assunto, temos um convite especial para você!

No nosso Workshop GRATUITO de Personal Branding, você aprenderá os principais conceitos de branding com especialistas no assunto e será capaz de tornar sua marca pessoal mais atraente, implementar uma estratégia de marketing nas mídias sociais e muito mais.

Não perca tempo! Acesse agora clicando no botão abaixo.

Workshop sobre Personal Branding

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

 Teste DISC, descubra qual é o seu perfil profissional. Faça agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Teste Disc, Descubra Qual é O Seu Perfil Profissional Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.