Mas antes, quer impulsionar sua carreira e negócio?
O que é o Instagram?
Quem criou o Instagram?
Em que ano foi criado o Instagram?
Compra do Instagram pelo Facebook
Aprenda a usar as ferramentas do Instagram
Como o Instagram pode impactar seu negócio
Quero ter sucesso no meu negócio!

Conheça a história do Instagram e aprenda a usá-lo!

Saiba a história do Instagram e como dois jovens criaram em apenas 8 semanas um dos aplicativos mais famosos e lucrativos do mundo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a história do Instagram e aprenda a usá-lo!

Quando as redes sociais, do Orkut ao Instagram, entraram na sociedade de forma avassaladora, algumas pessoas tiveram resistência e criticaram a exposição, outras já se jogaram com tudo neste novo segmento proporcionado pela tecnologia.

O fato é: hoje mais de 90% dos brasileiros utilizam alguma rede social e com um volume tão grande de pessoas conectadas, o marketing das empresas viu uma oportunidade de aumentar o alcance de suas marcas.

Dessa forma, as redes sociais além de um meio de distração, tornaram-se também uma poderosa ferramenta de trabalho para muitos empreendedores.

Uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil hoje é o Instagram.

É claro que a maior escola de gestão do país não iria ficar de fora dessa! Siga o Grupo Voitto no instagram, interaja conosco, fique por dentro de todas as nossas novidades tenha acesso a diversos conteúdos inovadores e agregadores.

Perfil do Grupo Voitto no Instagram


Vamos conhecer a história incrível do Instagram, essa rede social que com apenas 2 anos de mercado foi vendida por 1 bilhão de dólares?

Mas antes, quer impulsionar sua carreira e negócio?

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

E então, pronto para a leitura do nosso artigo? Você verá:

  • O que é o Instagram?
  • Quem criou o Instagram?
  • Quando o Instagram foi criado?
  • Aprenda a usar as ferramentas do Instagram;
  • Como o Instagram pode impactar seu negócio.

O que é o Instagram?

O instagram é uma rede social focada em fotos e vídeos, nos quais o usuário pode aplicar efeitos, fazer lives, conversar com amigos e criar conexões com pessoas ao redor do mundo.

O próprio símbolo do instagram é uma câmera, o que deixa bem evidente o foco desta rede social.

Essa rede também possui conexão com outras redes sociais, como Facebook e Twitter, por exemplo, onde o usuário pode compartilhar as publicações feitas no Instagram.

Para acompanhar as publicações de alguém, basta seguir esta pessoa.

Na plataforma, é muito comum o uso das hashtags, que tem como objetivo facilitar a busca por um determinado conteúdo.

Quem criou o Instagram?

Criadores do Instagram


A história do Instagram é muito impressionante pelo fato de que ele foi criado em apenas um mês e meio.

Tudo começa com um dos criadores do instagram, Kevin Systrom, engenheiro de software de 27 anos formado na Universidade de Stanford. Ele aprendeu a programar à noite, depois do trabalho e criou um protótipo HTML5 (linguagem de programação usada para a navegação na Web) chamado Burbn e pediu para seus amigos testarem.

Em seguida, Kevin conheceu alguns investidores em uma festa e mostrou o Burbn. Eles lhe deram U$500.000,00 em financiamento. Sendo assim, Kevin deixou o emprego e se concentrou no Burbn. A primeira tentativa foi um aplicativo de fotos, que não ficou bom. Mas ele resolveu que seria ao segmento de fotos que se dedicaria.

Então, criou um outro protótipo de aplicativo de fotos, mas que também possuía outras funções.

Foi neste momento na história do Instagram em que Kevin conheceu o co-fundador do instagram, Mike Krieger, nascido em São Paulo, também engenheiro de software formado pela Universidade de Stanford. Eles criaram o Burbn em um aplicativo para iPhone. Mas acharam que estava desorganizado e resolveram eliminar as outras funções, restando apenas fotos.

Renomearam como instagram (uma mistura de instantâneo + telegrama, pois era comum que pessoas enviassem fotos do estilo polaroid por cartas) e lançaram na App Store (Loja de aplicativos da Apple).

Em que ano foi criado o Instagram?

O Instagram foi criado em 2010, sendo lançado em dezembro do mesmo ano, e aproximadamente 2 meses depois, o aplicativo já contava com mais de 1 milhão de usuários.

O Instagram inicialmente foi lançado só para iOS, no dia do seu lançamento, o aplicativo se tornou o principal app para compartilhamento de fotos gratuito na App Store, atingindo a marca de 25 mil usuários em um único dia.

Em abril de 2012 quando o Instagram chega a 27 milhões de usuários, a versão do app para Android finalmente é lançada. Sendo que nesse mesmo dia, o aplicativo foi baixado por cerca de 1 milhão de usuários.

Compra do Instagram pelo Facebook

Em 2011, o Instagram ganhou o prêmio da Apple de melhor aplicativo do ano.

Neste mesmo ano o app começou a receber propostas de compra, uma delas foi do Twitter, uma proposta formal de 500 mil dólares que logo foi recusada, pois os fundadores gostariam de manter o aplicativo independente.

Alguns dias depois de seu lançamento para Android, o Facebook, a maior rede social do mundo, compra o Instagram por 1 bilhão de dólares e surpreende o mundo. Nessa aquisição, foi acordado que o aplicativo continuaria sendo gerido de forma independente.

Aprenda a usar as ferramentas do Instagram

Vamos falar agora sobre como é o funcionamento desta rede social.

Como faço para seguir pessoas?

Para acompanhar as publicações de alguém, basta ir no perfil da pessoa e clicar em seguir conforme a imagem abaixo.

Como seguir pessoas no Instagram


Você possui a opção de deixar o seu perfil aberto e qualquer pessoa poderá te seguir e ver suas fotos. Ou, você pode deixar sua conta privada e as pessoas vão precisar solicitar sua autorização para te seguir, só então poderão ver suas publicações.

É bem simples, basta acessar as configurações, depois na aba “privacidade” e ativar "conta privada". Como na imagem abaixo.

Conta privada desativada no Instagram

Como editar imagens?

O instagram possui inúmeras opções de filtros, além da possibilidade de ajustar o tamanho das imagens, alterar saturação, brilho, contraste e tantas outras funções para deixar suas fotos e vídeos perfeitos.

Edição de fotos e vídeos no Instagram


Você também pode optar por editar suas fotos ou vídeos usando um editor de vídeo online que esteja conectado diretamente com sua conta.

Como fazer marcação em fotos?

Ao publicar fotos, você pode marcar pessoas. Após selecionar a foto, vai aparecer a opção "marcar pessoas", basta clicar ali e digitar o nome de usuário de quem você deseja marcar.

Como marcar pessoas no Instagram?

Como adicionar localização?

No instagram você pode adicionar sua localização na foto. Funciona da mesma forma que a marcação de outras pessoas.

Como adicionar localização em posts no Instagram?

Como curtir fotos?

Para curtir fotos é bem simples. Basta apertar o coração que fica embaixo da publicação ou clicar duas vezes rápidas em cima da imagem ou vídeo.

Como curtir fotos no Instagram?

Como comentar em fotos?

Para comentar basta clicar no balãozinho do lado do coração e digitar o que deseja.

Como comentar em posts no Instagram?


Você também possui a opção de bloquear comentários de alguém. Ou, permitir que apenas determinadas pessoas comentem suas fotos.

Para isso, basta ir em configurações, depois na aba privacidade e, após isso, clicar em comentários e fazer suas alterações.

Como bloquear alguém dos comentários nos meus posts do Instagram?

O que encontrar no Explorar?

Nesta aba, você tem acesso a várias fotos e vídeos de pessoas do mundo todo, escolhidas com base nas suas curtidas e nas pessoas que você segue.

Aba explorar no Instagram

O que é Direct?

É uma espécie de chat, no qual você pode trocar mensagens com as pessoas de forma particular ou com grupos de amigos, se você desejar.

Para acessar o Direct, basta clicar na setinha marcada conforme a imagem abaixo.

Direct do Instagram

Como fazer Stories?

Essa é a parte preferida da maioria das pessoas que utilizam o instagram. Traduzindo para o português, as histórias permitem ao usuário compartilhar momentos que ficam visíveis durante 24 horas.

Podem ser vídeos ou fotos e você pode adicionar emojis, escrever o que quiser e marcar pessoas. Se alguém te marcar em uma história, você tem a opção de a repostar.

Outra questão interessante é que você pode ver quem visualizou seus stories.

Alguns recursos interessante dos stories são:

  • Boomerang: é um vídeo bem curto que se repete infinitamente.
  • Mãos livres: com este recurso você filma pelo tempo que quiser.
  • Transmissão ao vivo: você pode transmitir em tempo real para seus seguidores, onde você está, o que você está fazendo, uma palestra ou o que mais você quiser.

Como o Instagram pode impactar seu negócio

Marketing Digital

No Brasil, é estimado que as pessoas passam, em média, 10h e 8 minutos na internet. Uma das principais atividades online são as redes sociais. Por isso, o marketing digitalvem ganhando cada vez mais força no mercado.

O Instagram é uma ferramenta tão poderosa que há pessoas que nem possuem lojas físicas, elas criam uma conta no e divulgam ali seus produtos.

Quando alguém se interessa, entra em contato pelo Direct e, após a realização do pagamento, o produto é enviado.

Se você tem alguma dúvida do quanto é importante para uma empresa ter e saber usar bem o instagram, vamos te mostrar as principais vantagens dessa rede social.

Foco voltado para imagens:

As imagens criam instantaneamente uma conexão com quem está vendo. O texto exige concentração. Muitas vezes, as pessoas associam a leitura com algo massante, que vai levar tempo.

Uma dica importante é não sair simplesmente jogando imagens de seus produtos no instagram, use a rede social para cativar o usuário, para se conectar a ele.

Instagram ADS

Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas são os anúncios no instagram. É simples: basta ir na publicação que você deseja anunciar e clicar em promover.

É interessante porque você pode direcionar a sua publicação para um determinado público-alvo.

Perfil comercial

Você tem a opção de passar o seu perfil no instagram de pessoal para comercial. E qual a vantagem disso? O perfil comercial permite que você obtenha informações valiosas como o alcance da sua publicação, além de dados pessoais como gênero e idade, com esses dados, você consegue vender mais.

Engajamento do público

É possível medir o engajamento do público de acordo com a sua interação..

Você também pode interagir com seu público-alvo da mesma forma.

Incrível o potencial desse aplicativo, né? Se estiver interessado em conhecer histórias de sucesso de outras empresas, acesse nosso artigos abaixo:

Quero ter sucesso no meu negócio!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.