O que é BIM?
Quando surgiu o BIM?
Como funciona o modelo BIM?
Software BIM
O software apenas não é a solução!

Entenda como o BIM prevê possíveis problemas virtualmente de uma edificação

BIM é uma tecnologia que permite desenvolver projetos desde o 2D até o 7D unindo todos os profissionais do setor da construção civil.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Entenda como o BIM prevê possíveis problemas virtualmente de uma edificação

Com a transformação digital, não só as empresas têm investido em otimizar seus processos. O setor da construção civil está passando por um processo revolucionando e isso se deve a criação da tecnologia BIM.

O BIM, de acordo com o Governo Federal do Brasil, é:

gestão de projetos, de edificações e de obras."

Quer saber mais informações sobre esse modelo e o que o termo BIM significa? Confira abaixo quais são os tópicos a serem abordados nesse artigo, para que você saiba tudo sobre essa tecnologia.

  • O que é BIM?
  • Quando surgiu o BIM?
  • Como funciona o modelo BIM?
  • Software BIM.

O que é BIM?

BIM é um acrônimo em inglês para Building Information Modeling, traduzindo para o português significa Modelagem ou Modelo da Informação da Construção. Isso quer dizer que estamos falando de um novo conceito para os projetos e para os processos de construção.

Sendo assim, o BIM é um banco de dados que possibilita a criação de um modelo virtual de uma edificação com um conjunto de informações técnicas. É importante ressaltar que BIM não é um programa, mas sim um sistema inserido dentro de alguns softwares.

A inovação dentro desse sistema é o potencial de colaboração, o que diz respeito tanto aos profissionais e aos projetos. Isso na prática é o que chamamos de compatibilização. O BIM possibilita o modelo 3D, o estudo de viabilidade, o planejamento, a execução e a operação de todo o ciclo de vida do projeto.

Quando falamos dessas disciplinas de projeto, é importante que o gerente do projeto compreenda quais são os passos do projetos. Isso significa entender o que é gestão de projetos.

O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!

Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!

Clique aqui e saiba mais!

Quando surgiu o BIM?

Em tese, a criação da tecnologia BIM ocorreu em 2003, em um artigo feito pela Autodesk, que é uma empresa que desenvolve softwares de projetos, engenharia e entretenimento. A criadora, também, do software AutoCad.

Mas, o conceito de modelagem de informação foi criado pelo professor Charles M. Eastman, em um artigo em 1993 e, posteriormente em 2008, publicou um artigo relacionando e incluindo a filosofia ao artigo anterior.

Como já falamos, a tecnologia BIM não se resume a apenas em modelagem e é isso que vamos falar agora. Sobre como funciona e quais são os componentes dessa tecnologia.

Como funciona o modelo BIM?

Antes do BIM, profissionais de arquitetura, de engenharia e da construção, chamado de AEC, deixaram diversos softwares separados para utilizar todos o mesmo e ao mesmo tempo.

Essa tecnologia possui diversas utilidades e características, para isso listamos alguns desses atributos, confira nos tópicos abaixo.

Desenho 2D e 3D

BIM não é 3D, não se engane! Essa tecnologia vai além disso, mesmo com a utilização do AutoCAD, seja ele 2D ou 3D, há algumas peculiaridades que o BIM possui nessa modalidade e o CAD não.

Dentro de um software com a tecnologia BIM, existe a parametrização. Isso é o que falamos sobre banco de dados. Uma curiosidade é que essa tecnologia possibilita a impressão 3D.

Por meio dos parâmetros, é possível identificar os elementos, os componentes e os sistemas do projeto.

Quantificação e Orçamento

Devido a parametrização e a identificação dos elementos, dos componentes e dos sistemas que a tecnologia BIM possibilita que o software os identifique para uma possível analise de material, viabilidade, duração, etc. Assim como a NBR 15575 exige.

Com isso temos o que chamamos de 4D, a análise de duração, e o 5D, a análise dos custos sendo capaz gerar de tabela de materiais e de orçamentos.

Compatibilização

Concorda comigo que para que seja feito o 2D, o 3D, o 4D e o 5D, é preciso de muitos profissionais, não é mesmo? Para isso precisamos relacionar todas as disciplinas em um só projetos. Sendo algumas delas:

  • Projeto Arquitetônico
  • Projeto Estrutural
  • Projeto Hidráulico
  • Projeto Elétrico
  • Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio

As duas últimas dimensões do BIM, o 6D e o 7D, está relacionada a sustentabilidade da construção e a sua gestão. Mas o que isso quer dizer? O 6D temos a análise dos impactos, um exemplo é o estudo solar.

O estudo solar, assim como outras avaliações, tem com finalidade avaliar o desempenho final da edificação em relação ao sol. Assim, a sexta dimensão se preocupa em agregar valor ao usuário final.

Já o 7D relaciona todo o processo, ela reúne todas as informações sobre o modelo. Essa dimensão consegue visualizar em tempo real os possíveis conflitos antes do início da construção, ou seja, é feita a compatibilização.

Mas não só isso faz parte da sétima dimensão, durante o processo também é feita a análise sobre as possíveis manutenções futuras, informações sobre a garantia e as especificações técnicas de todos os sistemas da edificação.

Software BIM

Existem muitos softwares que utilizando a tecnologia BIM no mercado, mas a mais pioneira e conhecida é o Revit. Isso porque a Autodesk é uma empresa que possui uma gama de aplicativos de design inovadores de alta qualidade.

Autodesk Revit

O programa Revit utiliza o sistema BIM e com ele é possível desenvolver do 2D ao 7D. Para algumas funcionalidades podem ser utilizados plugins, mas ele apresenta uma estrutura completa para desenvolver utilizando o BIM.

O software apenas não é a solução!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gerenciamento De Projetos Na Pratica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.