Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já colocava a negação de muitos grupos em relação às vacinas como um dos 10 maiores desafios de saúde pública no mundo.
E, durante a pandemia da COVID-19 essas pessoas não recuaram. Segundo a OMS, essa hesitação se dá devido a desinformação provocada pelas chamadas fake news, que ameaçam o progresso no combate de muitas doenças.
Essas pessoas distorcem conteúdos científicos, espalham teorias da conspiração e até oferecem falsos procedimentos de cura na internet, que uma vez divulgadas, muitos telespectadores tomam como verdade.
Para evitar que isso continue acontecendo, o Google iniciou uma campanha denominada “Conheça os Fatos”, cujo principal objetivo é conscientizar a população e mantê-las seguras e bem-informadas a respeito da COVID-19.
Neste artigo vamos abordar as principais características dessa campanha e as mudanças na experiência de busca no Google pelo usuário, por meio dos seguintes tópicos:
Ficou curioso(a)? Então vamos lá!
Desde o início da pandemia da COVID-19, a população está exposta a uma gama extensa de informações e notícias sobre o assunto disseminadas muito rápido.
De acordo com um estudo feito pela Avaaz, sete a cada dez brasileiros acreditam em, pelo menos, uma fake news, que está em redes sociais como WhatsApp e Facebook.
E isso é muito perigoso. Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), reforça:
"Pessoas podem morrer, e não existe consequência mais negativa do que essa: pessoas morrendo por causa da desinformação. Ao acreditar em fake news em ciência, as pessoas tendem a optar por tratamentos de risco, curas milagrosas, formas de prevenção não eficazes e, também, a quebrar o isolamento social, colocando a vida delas e a de outros em perigo."
As notícias falsas se espalham muito rápido e é muito difícil contê-las, ainda mais em momentos de medo e incertezas. Dessa forma, atitudes precisam ser tomadas.
A campanha “Conheça os Fatos” é uma forma de combate às fake news e foi criada justamente para fornecer informações confiáveis a respeito de vacinação, medicamentos, atualizações, etc.
Então, tanto o mecanismo de busca do Google, quanto Google Maps, Google Notícias e Youtube fornecem essas informações com especialistas no assunto, para, de fato, combater a desinformação.
Por exemplo, ao pesquisar “vacina covid” e suas variantes, o Google te mostrará notícias de fontes jornalísticas confiáveis, painéis de informações que foram verificados a respeito de doses aplicadas no Brasil, histórico da pandemia, entre outras.
No Google Maps é possível observar uma previsão de lotação nos estabelecimentos, serviços de transporte, verificar se existe limitação de circulação nos locais e diversas outras informações.
Já no Youtube são exibidos vídeos de especialistas no assunto, com informações verificadas e de confiança. Abaixo dos vídeos, há o direcionamento para sites de órgãos oficiais no Brasil, como o Ministério da Saúde e a Anvisa.
Existe também uma playlist de vídeos que está conectando grandes influenciadores da mídia aos principais especialistas em saúde, fornecendo conteúdo seguro.
Da mesma forma, existe o apoio para que instituições de saúde criem e desenvolvam canais no youtube. O Hospital Albert Einstein e a Fiocruz possuem seus canais e já somam milhões de visualizações desde março de 2021.
O Google vem removendo conteúdos que possuem o poder de violar a segurança das pessoas.
Então, a menos que sejam assuntos científicos, educacionais, artísticos, e documentais, vídeos que promovam usos de medicamentos para o tratamento e prevenção de covid-19, serão removidos.
Até o momento já foram removidos mais de 850 mil vídeos da plataforma, por estarem violando a política de segurança a respeito de informações sobre o coronavírus.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe-nos em nossa plataforma e redes sociais para ficar por dentro dos principais conteúdos dos mundo dos negócios, capacitações e atualidades!
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!