O que é cansaço mental?
Quais são os principais sintomas do cansaço mental?
Dicas para identificar o cansaço mental
Como se livrar do cansaço mental?
Como contornar o cansaço no trabalho?

Você sabe identificar quando atingiu o cansaço mental? O que fazer e como combater?

Veja as principais características que acompanham o cansaço mental, e saiba como você pode lidar com ele e combatê-lo de uma vez por todas!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe identificar quando atingiu o cansaço mental? O que fazer e como combater?

O nosso cotidiano é muitas vezes comandado por um ritmo super acelerado o tempo todo, sejam eles os os aspectos físicos ou aspectos psicológicos, e isso acaba interferindo e ocasionando o cansaço mental!

Também chamado de estafa mental, compromete tanto o seu estado psicológico como também o físico,  e ele pode interferir em diversos aspectos da sua vida,  como alterar os seus resultados, desempenho, e nível de atenção.

Além disso, com tudo o que estamos enfrentando após o surgimento da pandemia de Covid-19, percebemos diversas interferências, causando, tensão, cansaço mental, esgotamento emocional, ansiedade e depressão.

E tudo isso, afeta o nosso comportamentoe também influencia em nossos relacionamentos com todos que nos rodeiam, e qualquer atividade, compromete nosso estado, e sobrecarrega ainda mais nosso corpo e mente!

Por isso, hoje vamos falar sobre os seguintes tópicos:

  • O que é cansaço mental?
  • Quais são os principais sintomas do cansaço mental?
  • Dicas para identificar o cansaço mental
  • Como se livrar do cansaço mental?
  • Como contornar o cansaço no trabalho? 

Vamos lá?

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

O que é cansaço mental?

Falamos que o cansaço mental é quando você chega ao seu limite, ou sente que está próximo dele, você percebe que o seu corpo e a sua mente está com um nível de esgotamento, e sente algumas consequências desse mal.

Existem diversas características que acompanham esse cansaço como: insônia, alteração no organismo, hipertensão, falta de concentração, estresse, dores musculares, gastrite, entre outras doenças…

Quando você chega ao limite, você se sente incapaz de dar continuidade nos seus projetos e responsabilidades, além de perder o controle do seu raciocínio, e passa a atrair pensamento e energias negativas para si mesmo!

E isso afeta até a mais simples atividade do seu dia, você sente dificuldade em solucionar problemas, seguir uma rotina, tomar decisões… E a falta do tratamento pode agravar ainda mais a situação.

Causa do cansaço mental

Ele pode ser causado por inúmeros motivos, mas em geral tem influencia do esgotamento, seja nas atividades profissionais ou pessoais! Além disso, doenças psicológicas também influenciam nisso, como depressão e ansiedade.

Vamos descobrir quais são os principais sintomas que acompanham o cansaço mental? Veja a seguir.

Quais são os principais sintomas do cansaço mental?

Algumas pessoas podem apresentar também algumas alterações tanto psicológicas quanto fisiológicas, como por exemplo a alteração na fadiga, no humor, na memória, tristeza e sensação de angústia frequentemente.

Os sintomas mais comuns são sinais de desânimo, dificuldade para se concentrar ou para dormir,  alta irritabilidade,  diminuição do desempenho, ou dificuldade em seguir uma rotina ou aquilo que é planejado, por exemplo.

A fadiga mental, ou cansaço mental pode provocar também, além de todos os sintomas acima, dificuldades para dormir e pode causar dores de cabeça!

Por isso é preciso se atentar aos indícios dos sintomas,  que devem ser levados em consideração para não causar sérias consequências! O cansaço e ou estafa mental, podem levar o surgimento de outras doenças como:

  • Gastrite;
  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Enxaqueca;
  • Úlcera;
  • Distúrbios alimentares;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome de Burnout.

Esses são alguns exemplos das doenças identificadas, podemos perceber que o cansaço mental afeta de uma maneira  geral todos seu sistema e corpo humano!

Veja a seguir algumas dicas para identificar o cansaço mental!

Dicas para identificar o cansaço mental

Muitas vezes a nossa rotina acaba provocando todo esse desconforto em nós! Por isso, estar bem mentalmente é super importante, principalmente para você conseguir alinhar vida pessoal e profissional.

Listamos abaixo algumas ações que você pode começar a implementar no seu dia a dia para melhorar e evitar o cansaço mental!

  • Separe um tempo e organize as suas atividades separando de acordo com as prioridades,  determine prazos para não ocasionar correria;
  • Dedique-se a algum a prática de atividade física, de acordo com os seus gostos  e preferências;
  • Não se esqueça de dar atenção a sua alimentação,  faça isso com equilíbrio,  e não se esqueça de beber bastante água! Não ignore as frutas, verduras e legumes;
  • Encare os problemas e tenta entender a causa raiz;
  • Não dê tanto peso aos seus problemas,  lidar de uma forma mais leve é essencial para amenizar todo e qualquer estresse;
  • Não se esqueça de separar um tempo para praticar exercícios físicos, mas além disso,  dedique-se ao lazer,  seja ir ao shopping,  ao cinema,  ou ao parque, você precisa desses momentos mais “off”!

Se os problemas persistirem procure ajuda de um especialista imediatamente,  afinal ele pode te ajudar melhor do que qualquer outra pessoa, e faça um acompanhamento psicológico!

Como se livrar do cansaço mental?

Atualmente muitas pessoas estão se sentindo estressadas, e tem notado cansaço mental, afinal em decorrência da pandemia do Covid-19 fomos forçados a viver algo que nunca tinha passado anteriormente.

Ocupar a mente é uma boa maneira de contornar essa situação! Mantenha contato com seu eu, interior, para descobrir por exemplo, quais são as coisas que você realmente gosta,  identificar algo que queira aprender, entre outras.

Independente da atividade, seja cozinhar para os amigos,  aprender a fazer um prato novo, levar o cachorro para dar aquele passeio no parque,  aprender mais com os livros, confirmar algumas plantas, ou fazer uma aula de dança..

Isso vai com certeza te deixar mais animada e trazer tranquilidade para sua mente!  Buscar formas de proporcionar um incentivo para o seu psicológico é fundamental  para direcionar suas energias da forma correta!

Dê um tempo das redes sociais e do celular,  mantenha contato com aqueles que te amam e esteja sempre construindo relacionamentos e reforçando aqueles que já existem, sejam com os parentes e amigos ou outros…

No início pode parecer difícil, é normal! Mas assim que encontrar as atividades que te dão energia, você vai entender como isso pode ajudar no seu esgotamento mental, fornecendo novos ares a sua mente!

Mas e o cansaço mental no trabalho como superar e evitar? Continue a leitura para descobrir!

Como contornar o cansaço no trabalho? 

O trabalho, também é um dos motivos que tem originado o cansaço mental das pessoas! Vamos conferir agora algumas dicas para ajudar a enfrentar e contornar essa situação:

  • Obedeça aos seus limites;
  • Priorize as atividades de acordo com as entregas;
  • Se precisar ou se sentir muito exausto, converse com o seu superior,  explique toda a situação,  ele com certeza vai te entender e te ajudar;
  • Não se esqueça de fazer algumas pausas durante o trabalho para permitir um respiro para a sua mente;
  • Se possível tire aquelas férias que estão em atraso;
  • Não se esqueça de manter a sua alimentação e hábitos saudáveis;
  • Separe o tempo de trabalho com seu tempo para as atividades pessoais;
  • Crie uma rotina para o seu sono.

Mais uma vez, se tudo isso ainda persistir, não deixe de procurar ajuda de um profissional! Nessa situação consultar um especialista é o melhor para sua saúde e o seu bem-estar!

Afinal, tenha cuidado com a sua saúde, pois ela é o seu maior bem! Coloque em prática as dicas para revigorar e melhorar sua mente! Priorize a sua saúde mental, e se priorize!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

Já se sentiu ansioso e indeciso na hora de tomar uma decisão, tem medo de arriscar ou onde suas ações podem te levar?!
Com o Curso voltado para o Pensamento Crítico você se tornará capaz de resolver os problemas com mais eficiência e assertividade!
Ao acessar esse material você vai ter a chance de identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de resolver problemas de maneira eficaz!
Está esperando o que? Garanta sua inscrição gratuita por tempo Limitado, basta clicar no botão abaixo.

Pensamento Crítico

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

[KIT] Calendario e Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendario E Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.