O que é Capital de Giro?
Qual a importância do Capital de Giro?
Os ciclos econômico, operacional e financeiro
Como calcular o Capital de Giro?
5 dicas para realizar a gestão do Capital de Giro
O que é a necessidade de Capital de Giro?
Fontes do Capital de Giro
Descubra o poder do Excel na gestão das  contas da sua empresa!

Descubra o que é e a importância de se calcular o Capital de Giro da sua empresa!

O Capital de Giro é um indicador da saúde financeira da sua empresa. Entenda, neste artigo, como realizar o cálculo para manter a sua empresa no verde.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que é e a importância de se calcular o Capital de Giro da sua empresa!

O Capital de Giro é a quantidade de recursos financeiros que uma empresa precisa ter disponível para manter suas operações diárias. Ou seja, ele é essencial para garantir o funcionamento do negócio e sua capacidade de honrar compromissos financeiros a curto prazo.

Além disso, ele está diretamente ligado à saúde financeira de uma empresa e, por isso, é imprescindível entender como calculá-lo de forma precisa.

Uma empresa com um baixo capital de giro pode estar à beira da falência, afinal ele é fundamental para a continuidade das operações da mesma.. Portanto, saber administrá-lo pode fazer toda a diferença diante de uma crise nacional ou mundial, mas também é importante no cotidiano de qualquer empresa.

Se você ainda não sabe como calcular o capital de giro, ou ainda não entende nem mesmo o que ele é, não se preocupe! Continue a leitura do artigo para aprender com os seguintes tópicos:

  • O que é Capital de Giro?
  • Qual a importância do Capital de Giro?
  • Os ciclos econômico, operacional e financeiro;
  • Como calcular o Capital de Giro?
  • 5 dicas para realizar a gestão do Capital de Giro;
  • O que é a necessidade de Capital de Giro?
  • Fontes do Capital de Giro.

O que é Capital de Giro?

O capital de giro é, de maneira resumida, a quantidade de dinheiro necessária para a empresa operar.

Diferentemente do investimento fixo, que é responsável pela compra dos bens necessários para que a empresa funcione, tais como móveis, equipamentos, imóveis e veículos, o capital de giro arca com despesas operacionais do dia a dia, como matéria-prima, impostos, salários, energia elétrica e água.

O capital de giro financia também as vendas a prazo. Por exemplo, se você vende um produto neste mês que só será pago no mês seguinte, as contas fixas serão pagas com os recursos financeiros do capital de giro.

É normal que as empresas possuam períodos de sazonalidade, algumas épocas do ano vendem muito mais do que outras. Logo, nesses meses em que não se vende o suficiente para pagar todas as contas, é o capital de giro que cumpre com as obrigações da empresa.

O capital de giro também financia o estoque da empresa. Portanto, quanto maior o estoque, maior o capital de giro.

Qual a importância do Capital de Giro?

No tópico acima, ao explicar o que é o capital de giro, evidenciamos algumas de suas funções. A partir delas, você pode imaginar o quanto ele é imprescindível para qualquer empresa. O que varia é o tamanho desta necessidade.

Algumas empresas podem se manter com baixo capital de giro, enquanto outras necessitam de quantias altas. Um exemplo destes dois casos, respectivamente, são empresas que utilizam a internet como ferramenta principal frente às empresas de manufatura que possuem grandes fábricas e estoques.

Empresas que trabalham com a internet possuem gastos fixos com computadores, planos de internet, contas de luz e água, funcionários e locação.

Empresas de manufatura possuem, além desses gastos, contas relacionadas à matéria-prima, espaço físico para estoque de insumos e produtos, máquinas e ferramentas com preço elevado, entre outros.

Podemos perceber a importância do capital de giro em ambas as empresas, que não funcionariam sem ele. Porém, nas do segundo exemplo, ele precisa ser significativamente maior.

Os ciclos econômico, operacional e financeiro

Para saber quanto dinheiro é preciso dispor para manter o capital de giro suficiente, é necessário conhecer os ciclos operacional, financeiro e econômico da sua empresa.

Ciclo econômico

É o tempo em que a mercadoria permanece em estoque. Vai desde a aquisição dos produtos até o ato da venda, não levando em consideração o recebimento do valor referente à mesma.


Ciclo Econômico = PME 

PME: Prazo Médio de Estoque

Ciclo operacional

É o período entre comprar a mercadoria ou a matéria-prima para a produção de algo e receber do cliente. A empresa tem um prazo para pagar os fornecedores e esse prazo para o pagamento das despesas cobre parte do ciclo operacional.


Ciclo Operacional = CE + PMR

CE: Ciclo Econômico

PMR: Tempo Médio de Recebimento

Ciclo Financeiro

A parte que não é coberta pelos prazos de pagamentos é chamada de ciclo financeiro.

É ele que determina quanto investimento é preciso fazer no capital de giro. Começa no pagamento aos fornecedores e vai até o recebimento do valor das vendas.


Ciclo Financeiro = CO - PMP

CO: Ciclo Operacional

PMP: Prazo Médio de Pagamento


Em resumo, esses três ciclos podem ser observado de forma mais dinâmica na imagem abaixo:

Ciclos operacional, econômico e financeiro

Como calcular o Capital de Giro?

Agora que você já sabe que para a empresa é imprescindível o capital de giro, podemos começar a entender como realizar os cálculos.

Para calcular o capital de giro, utiliza-se a seguinte fórmula:


CGL = AC - PC

CGL: Capital de Giro Líquido

AC: Ativo Circulante. Ou seja, os recursos financeiros disponíveis ou que podem ser acionados facilmente (contas a receber, dinheiro em banco ou em aplicações financeiras)

PC: Passivo Circulante.  As despesas e custos (fornecedores, contas a pagar, empréstimos)


Alguns fatores podem influenciar diretamente no que diz respeito ao cálculo do capital de giro e é preciso observá-los atentamente. São eles:

  • Negociação de dívidas com prazos longos demais;
  • Bom conhecimento do fluxo de caixa;
  • Administração dos casos de inadimplência;
  • Conhecimento dos ciclos de estoque;
  • Não contar com o dinheiro antes de receber dos clientes.

5 dicas para realizar a gestão do Capital de Giro

Confira abaixo 5 dicas para realizar uma excelente gestão do capital de giro do seu negócio:

  1. Planejamento: planejar-se a longo e curto prazo é o pilar para a boa administração do seu capital de giro, pois é o que fará você tomar as melhores decisões para a sua empresa;
  2. Disciplina: quando fizer uma retirada de seu capital de giro, para o bem do equilíbrio financeiro do seu negócio, nunca deixe de repor a mesma quantia assim que você receber o pagamento;
  3. Monitoramento: através de relatórios periódicos você poderá monitorar, analisar e avaliar se o seu capital de giro está apto a atender as necessidades da empresa;
  4. Fornecedores: uma boa relação com seus fornecedores pode ajudar a aumentar prazos para pagamentos ou descontos em pagamentos à vista;
  5. Continuidade: não é porque sua empresa está tendo muito lucro que você deve parar de calcular, monitorar e investir no seu capital de giro.

Este é um erro comum e que no futuro pode prejudicar sua empresa, afinal, se você não investir nos momentos em que os negócios vão bem, durante uma crise você não terá de onde tirar.

O que é a necessidade de Capital de Giro?

A necessidade de capital de giro remete à função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa.

A redução do ciclo de caixa, em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde e deve ser o objetivo da administração financeira.

Fontes do Capital de Giro

As principais fontes de capital de giro são:

Capital Próprio

O capital próprio nada mais é do que os recursos provenientes dos sócios, acionistas ou investidores da empresa, bem como de sua atividade econômica por meio dos lucros.

Quando uma empresa usa o capital próprio, ela basicamente está se valendo do dinheiro relacionado ao patrimônio líquido (PL), que não é necessário ser devolvido.

Capital de terceiros

O capital de terceiros é vinculado ao passivo exigível (obrigações da organização junto a terceiros) e ao passivo real. Também representa os investimentos realizados através de recursos de agentes externos. Com exemplos, temos debêntures, empréstimos e financiamentos de curto, médio ou longo prazo.

Capital dos parceiros

Crédito estabelecido de acordo com o nível de atividades da empresa com os seus fornecedores. Os termos de créditos relacionam-se a prazos, condições de pagamento e descontos.

Uma forma de fazer isso é negociar, com os fornecedores, prazos mais longos para pagamentos e, com os clientes, prazos mais curtos para recebimento.

Empréstimo bancário

É um contrato entre o cliente e a instituição financeira pela qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados.

Existem várias opções de empréstimo oferecidas pelos bancos, com custos e prazos diferentes para financiamento de capital de giro.

Cuidados com empréstimos bancários:

  • Conheça com antecedência quanto e quando você necessitará de capital de giro, para obter um empréstimo de acordo com as condições que a empresa pode suportar;
  • Se pensar que conseguir um empréstimo é resolver o problema, você pode criar um problema ainda maior;
  • Para diminuir os riscos, você precisa primeiro ter certeza de que o empréstimo será suficiente para as necessidades de sua empresa. Depois, certificar-se de que a empresa conseguirá pagar o financiamento.  

Descubra o poder do Excel na gestão das  contas da sua empresa!

Você já parou para pensar no impacto do Excel na gestão das contas da sua empresa? Saber utilizar essa poderosa ferramenta pode fazer toda a diferença no sucesso financeiro do seu negócio.

Afinal, compreender as finanças é fundamental para qualquer gestor! No curso gratuito de Fundamentos de Excel, você aprenderá os tópicos essenciais para aplicar uma excelente gestão financeira no seu negócio!

Aproveite esta oportunidade única, inscreva-se e utilize o cupom BLOG100 para ter acesso gratuito!

Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Necessidade De Capital De Giro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.