O que é ser um consultor?
Quais são as características de um consultor?
"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir."

As 9 principais características de um consultor

Veja o que é ser um consultor e as 9 principais características de um consultor para se destacar no mercado de trabalho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
As 9 principais características de um consultor

Segundo a ABCO (Associação Brasileira de Consultores), em 2015, o mercado de consultoria cresceu quase 20%, e isso verificou-se  também nos anos seguintes. A previsão para o crescimento está aumentando cada vez mais.

A carreira de consultor é muito bem vista e cada vez mais explorada. Entre as características de um consultor podemos destacar a independência, maior flexibilidade, ganhos financeiros, entre outros.

Muitas pessoas estão largando seu emprego e investindo nessa área de consultoria, porque enxergam como um método "mais fácil" de ganhar dinheiro. Mas não é bem assim! Afinal, consultoria exige conhecimentos específicos, de tal forma que aqueles profissionais capacitados e especializados em um determinado assunto têm muito mais destaque, valor e vantagem competitiva no mercado.

Visto que muitos profissionais estão entrando nesse nicho, a concorrência fica cada vez mais acirrada, é preciso criar estabelecer estratégias e desenvolver algumas características essenciais para se destacar nesse mercado e conseguir superar os demais.

Nesse artigo iremos fazer uma breve descrição e quais são as características de um consultor. Vem com a gente!

O que é ser um consultor?

Um consultor é o profissional que age na empresa, conforme sua especialidade e formação, levando conhecimento e as experiências necessárias para auxiliar no processo de tomada de decisão do cliente ou produto.

Dentre as habilidades fundamentais para sucesso na atuação de consultor, podemos destacar que o profissional precisa saber interpretar dados, possuir boa comunicação, ser paciente, ouvinte, impor suas ideias e estar atento às oportunidades

Dentre as graduações que se destacam nessa área, podemos citar administração, economia, direito e engenharia, mas a diversidade entre as áreas outras áreas é bem vasta, além disso, também podemos encontrar profissionais autônomos ou que trabalham em uma empresa especializada em consultoria.

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Quais são as características de um consultor?

Além das hard skills envolvendo conhecimentos específicos da área que o consultor irá atuar, é preciso que o profissional tenha características comportamentais e interpessoais.

Portanto, é necessário que ele tenha as características básicas, como: proatividade, cooperatividade, boa resolução de conflitos, planejamento de estratégias, boa execução de planos de ação, tomadas de decisões assertivas e precisas, agilidade, entre outras.

Neste artigo iremos destrinchar as nove principais características de um consultor para que você possa se destacar no mercado

Vamos lá!

1. VISÃO SISTÊMICA

A visão sistêmica facilita a comunicação e integração entre as áreas. A primeira coisa que você tem que fazer em um projeto de consultoria é entender o projeto como um todo. É de extrema importância entender como que as partes se relacionam e enxergar onde pode haver melhorias.

Quando se fala em melhorias, em mudanças, você tem que ter muito cuidado, pois essas mudanças têm algumas consequências e se não forem feitas da melhor forma, pode estragar todo o seu planejamento.

Essa importante característica de um consultor agrega ao autoconhecimento, a melhores decisões, aprimora a capacidade de análise crítica, contribui para avaliação contínua de possíveis erros e acertos e etc.

A visão sistêmica combinada a visão inovadora certamente serão grandes fatores que impactarão positivamente para seu sucesso.

2. ARTICULAÇÃO SÁBIA

Esta segunda característica de um consultor inclui saber articular de maneira inteligente com clientes e funcionários; para assim, conseguir ganhar confiança e colaboração no projeto. Mas o que é preciso para se articular bem?

Você tem que ter uma ótima comunicação, além de saber como conquistar o time. Isso é um grande desafio.  Lembre-se que você terá que lidar com pessoas de diferentes áreas. Para isso, aprimore suas habilidades que envolvam empatia, contribua para um clima adequado, e consequentemente, seja um facilitador para que sua execute bem as tarefas.

Um consultor precisa desenvolver a capacidade de ouvir com atenção, ele precisa realmente atender os objetivos do cliente, entendendo bem tudo o que o negócio exigirá; isso contribuirá para que o planejamento do projeto seja mais eficaz.

3. COMUNICAÇÃO CLARA

Durante o processo de entendimento da consultoria, você tem que fazer entrevistas, entender o processo, traduzir as respostas dos seus clientes para sua equipe, fazer planejamento e traçar soluções, para que tudo seja feito da melhor forma possível.

A comunicação é uma característica de um consultor que costuma ser essencial , pois só assim você conseguirá entender o que a pessoa quer, poderá ajudá-la e propor as ideias e as soluções necessárias.

Comunique-se de forma clara, objetiva e com entusiasmo, mostre que você tem total domínio para lidar com o problema proposto, isso passará confiança ao cliente, e possivelmente ele voltará a fazer negócios com você.

Empatia, humildade e cooperação serão seus grandes aliados para uma excelente performance como consultor. Vale ressaltar também que é importante que a comunicação seja feita com entusiasmo, pessoas mais tímidas e reclusas tendem a encontrar dificuldades nessa área, a consultoria requer pessoas entusiastas e comunicativas.

4. PERSISTÊNCIA

Durante o processo de consultoria você vai ter diversas pedras no caminho, mas é importante que você tenha foco no seu objetivo final e nunca desanime com as barreiras que aparecerem.

Apersistênciainclui paciência, otimismo, proatividade, aprender com os erros e ser resiliente. Unindo todas essas características será muito mais fácil ter um perfil persistente e atrair mais a confiança dos seus clientes.

O consultor persistente não vai desanimar-se quando recebe um não ou quando se depara com desafios, ele irá aprimorar sua ideia.

5. LIDERANÇA

A liderança envolve deve ter inteligência emocional para gerir a equipe e projetos. Podemos citar que um bom líder precisa ter um bom relacionamento interpessoal, precisa atuar como um treinador e facilitador, conhecer bem os integrantes da equipe, conhecer tudo o que envolve o projeto, buscar desenvolvimento constante

Tenha o comprometimento de todos os envolvidos no projeto, a equipe tem que estar toda junta com você.

6. GO TO GEMBA

"Go to Gemba" é um slogan criado inspirado no Sistema Toyota de Produção. Mas o que é Gemba? Basicamente é onde o evento ocorre, no caso de uma fábrica, o chão de fábrica, onde ocorrem as produções. Aí você pode me perguntar: "O que esse slogan tem a ver com uma característica de um consultor?"

Responder essa pergunta é muito simples, você tem que ir no chão de fábrica para verificar de perto tudo que está acontecendo, enxergar os pontos críticos e as dificuldades.

O papel do consultor não é ficar apenas sentado no escritório, fazendo reuniões, tem que que arregaçar as mangas, colocar a mão na massa e ver na "vida real" o que está acontecendo.

7. FLEXIBILIDADE

Esteja preparado para mudanças súbitas de rotina e horários, faça melhor proveito do tempo. Você precisará ter jogo de cintura e flexibilidade para se adaptar, afinal, podem surgir compromissos com os clientes ou para o cliente e sua agenda tem que estar muito flexível para que você consiga se moldar a isso.

8. PARCERIA

Explicar essa característica é muito simples: apenas dê os créditos para as pessoas que merecem.

Assim você conseguirá ser o grande provocador das mudanças, além disso, estimulará a sua equipe e garantirá sinergia. Compartilhando a glória com as pessoas, você só tem a ganhar cada vez mais.

Estabelecer parceria é muito importante para um consultor, quando alguém precisar de alguma consultoria que você oferece, não deve haver outro nome a não ser o seu para a realização do processo. Então, procure ser o melhor.

9. AUTOCONHECIMENTO

O autoconhecimento profissional é fundamental para o seu crescimento. Lembre-se que a sua trajetória de sucesso depende apenas de você. Conheça seus pontos fracos e fortes,  explore suas qualidades, fique atento a tudo o que o seu temperamento brando e profissional envolve. Saiba quais são suas ambições e perspectivas. Identifique possíveis pontos de melhoria.

"Não dê um passo maior do que a perna". Essa frase resume muito bem o que essa característica mostra. É importante que você tenha humildade em reconhecer até onde você sabe, até onde é capaz de ajudar.

Saiba quais são os seus limites, saiba exatamente onde você se destaca. Cuidado com a ganância! Nunca tente pegar projetos que você não domina tecnicamente, pois pode impactar negativamente na sua carreira.

"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir."

Essa frase do Steve Jobs nos inspira a continuar sempre sonhando e buscando melhorar, não é mesmo? Você pode não ter todas as características de um consultor, mas não vai ser isso que vai te limitar e atrapalhar o seu sonho,  afinal você entendeu a importância de ser resiliente e de trabalhar no autodesenvolvimento..

Nós não nascemos sabendo de tudo, as pessoas se desenvolvem ao longo do tempo. Aprimorar-se constantemente é fundamental. Empenhe-se nisso!

Essas são apenas algumas das várias características de um consultor. A área de consultoria é muito ampla e permite seguir vários caminhos diferentes. Cabe a você identificar aquela que mais se encaixa no seu perfil e seguir os trilhos de sucesso que essa carreira proporciona.

Quer aprender mais diretamente com um consultor?

Confira um episódio da nossa websérie "Papo de consultor":

[Websério] episódio 3 - papo de Consultor

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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