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O que é a Certificação PMP®?
Quem é o PMI®?
E o Guia PMBOK®?
Quem deve se candidatar à Certificação PMP®?
Quais os pré-requisitos da Certificação PMP®?
O que eu ganho tendo a Certificação PMP®?
Quais são as etapas do exame de Certificação PMP®?
Como é o exame de Certificação de PMP®?
Como se preparar para o PMP®?
Quanto custa o exame Certificação PMP®?
Como fazer a manutenção da Certificação PMP®?
Quanto ganha um profissional com Certificação PMP®?

Entenda o que é a Certificação PMP® e saiba quais são as etapas para a sua obtenção!

Entenda o que você precisa para tirar a Certificação PMP®, como funciona o PMI, PMBOK e todo o custo-benefício de ser reconhecido como especialista em gestão.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é a Certificação PMP® e saiba quais são as etapas para a sua obtenção!

A certificação PMP (Project Management Professional) é uma certificação internacionalmente reconhecida para profissionais de gerenciamento de projetos. Essa certificação é concedida pelo Project Management Institute (PMI).

O gerenciamento de projetos é uma das etapas mais importantes de qualquer processo empresarial e industrial, pois é justamente através desse gerenciamento que são traçadas estratégias para que a execução do projeto se concretize ou não.

Muito mais do que uma simples etapa de criação, o gerenciamento de projetos é uma competência estratégica que permite com que as empresas unam os resultados esperados do projeto, com os objetivos estratégicos da empresa.

Quer saber mais como funciona o gerenciamento de projetos, e ainda, como se especializar na área? Então leia este artigo até o final que você irá aprender:

  • O que é a Certificação PMP®?
  • Quem é o PMI®?
  • E o Guia PMBOK®?
  • Quem deve se candidatar à Certificação PMP®?
  • Quais os pré-requisitos da Certificação PMP®?
  • O que eu ganho tendo a Certificação PMP®?
  • Quais são as etapas do exame de Certificação PMP®?
  • Como é o exame de Certificação de PMP®?
  • Como se preparar para o PMP®?
  • Quanto custa o exame Certificação PMP®?
  • Como fazer a manutenção da Certificação PMP®?
  • Quanto ganha um profissional com Certificação PMP®?

Vamos começar?

O que é a Certificação PMP®?

A certificação PMP® que significa Project Management Professional, traduzida para o português, Profissional do Gerenciamento de Projetos é uma das certificações mais reconhecidas no mundo, sendo válida em mais de 150 países.

Esta certificação é voltada para gerentes de projetos experientes que busquem validar seus conhecimentos e habilidades.

Quem é responsável pela Certificação PMP®?

Nada mais, nada menos que o Instituto Nacional de Padrões dos EUA (ANSI), juntamente com a Organização Internacional para Padronização (ISO) que inclui requisitos rigorosos para a elaboração e manutenção do exame de certificação.

O que a Certificação PMP® comprova?

Ela atesta que você possui formação, experiência prática e capacidade de gerenciar projetos, de acordo com as boas práticas estabelecidas pelo PMI (Project Management Institute) e consolidadas no PMBOK (Project Management Book of Knowledge).

Não se preocupe se você nunca ouviu falar desses dois nomes, pois irei esclarecer tudo abaixo para você. Ok?

Quem é o PMI®?

Traduzido para o português, é o Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute – PMI®), conhecido como uma das maiores associações do mundo para profissionais que trabalham diretamente com o gerenciamento de projetos.

A missão do PMI® é auxiliar e dar suporte aos seus mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários para que consigam obter sucesso em seus projetos através do amadurecimento das suas competências gerenciais.

E como o PMI® se organiza para ajudar essa galera toda?

O PMI é dirigido por um Conselho composto por 15 diretores e todos os anos são eleitos 5 diretores para exercerem um mandato de 3 anos.

Mas como eles conseguem chegar a pessoas como você?

A resposta para essa pergunta está na criação de capítulos, que atuam no fomento das boas práticas do gerenciamento de projetos de forma local.

Hoje são mais de 200 capítulos espalhados pelo mundo. No Brasil, devido à sua grande área geográfica, temos capítulos estaduais, por exemplo: PMI® - RJ, PMI® - SP, PMI® - DF e por aí vai.

E o Guia PMBOK®?

O Guia PMBOK identifica um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas que são consideradas como boas práticas em um gerenciamento de projetos. Não importa se você está trabalhando em um projeto de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) ou em um projeto de Construção Residencial.

Essas práticas podem ser aplicadas para ambos os casos, levando em consideração o tamanho do projeto, ou seja, nem tudo que está no Guia precisa ser utilizado.

O Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK) é um documento elaborado e publicado pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI).

O objetivo do PMBOK é fomentar e orientar o universo empresarial quanto à adoção de um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto.

Ele também ensina a você quais os recursos e conhecimentos necessários para gerenciar um projeto, passando, em ordem cronológica por todas as áreas do conhecimento de acordo com o guia PMBOK®.

Quem deve se candidatar à Certificação PMP®?

Quando me perguntam dessa certificação, eu sempre falo que devemos pensar em dois pilares principais como critério de decisão: Conhecimento e Experiência.

Portanto, os candidatos devem possuir experiência na liderança de equipes de projeto e ter um bom conhecimento das ferramentas, técnicas e boas práticas do gerenciamento de projetos, estabelecidas pelo PMBOK®.

Se você quer saber um pouco mais sobre critérios de certificação PMI, assista esse vídeo que eu separei para você:

Quais os pré-requisitos da Certificação PMP®?

São basicamente duas categorias diferentes e certamente você se enquadra em alguma delas. Não há diferença na certificação, só muda a exigência com os requisitos.

Categoria I

- Diploma de graduação com duração mínima de 4 (quatro) anos;

- Mínimo de 3 (três) anos de experiência com gerenciamento de projetos;

- Mínimo de 4.500 horas na liderança e condução de projetos;

- 35 Horas de formação em gerenciamento de projetos.

Categoria II

- Diploma de ensino médio;

- Mínimo de 5 (cinco) anos de experiência com gerenciamento de projetos;

- Mínimo de 7.500 horas de liderança e condução de projetos;

- 35 Horas de formação em gerenciamento de projetos.

O que eu ganho tendo a Certificação PMP®?

A certificação PMP® oferece uma série de benefícios para profissionais de gerenciamento de projetos.

Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Reconhecimento no mercado; 
  • Novas oportunidades de emprego;
  • Aumento de salário;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Networking.

Quais são as etapas do exame de Certificação PMP®?

Então vamos lá! São duas etapas: Qualificação e o Exame propriamente dito. Vou colocar bem detalhado abaixo para que você não fique com dúvidas.

1ª Etapa – Qualificação: Você irá enviar os documentos solicitados pelo PMI® e esses serão verificados para determinar se você está apto ou não para realizar o exame. Se estiver tudo certo, o PMI® irá te fornecer um voucher de identificação.

2ª Etapa – O Exame: Agora é encontrar algum centro certificador do PMI® mais próximo de você. Infelizmente a Voitto ainda não é Centro Certificador desse exame, mas para lhe ajudar você pode clicar no Link para Registro PMI e fazer o seu cadastro. O voucher fornecido na etapa anterior servirá para você se identificar para realizar o exame.

Como é o exame de Certificação de PMP®?

O exame consiste em:


- 180 questões onde grande parte dessas questões exigem que você mostre seu conhecimento em gerenciamento de projetos. Veja exemplos de questões;

- Você terá três horas e cinquenta minutos para finalizar o exame. É isso mesmo, quase um vestibular!

As questões possuem o mesmo peso? Como funciona?

Todas as questões possuem o mesmo peso e são divididas da seguinte forma:

  • 11% - Iniciação;
  • 23% - Planejamento;
  • 27% - Execução;
  • 21% - Monitoramento e Controle;
  • 9% - Encerramento;
  • 9% - Responsabilidade profissional;

Observação: a prova é em inglês, mas você pode solicitar um segundo idioma. Logo, se você solicitar o exame em português as questões terão dois enunciados (inglês e português). Em caso de dúvida, o texto em inglês prevalece, ou seja, ter domínio do inglês é um facilitador.

Como se preparar para o PMP®?

Leia o PMBOK® várias vezes, pois ele será sua principal referência (mas não a única) para estudo. Nele você encontrará os grupos de processos de cada fase do gerenciamento, ferramentas, técnicas e entradas/saídas de cada processo.

O candidato deve:

- Dominar o fluxo de processos definido no PMBOK®;

- Ter conhecimento de ferramentas e técnicas utilizadas em cada situação em um projeto;

- Conhecer as vantagens e desvantagens em relação a outras técnicas aplicáveis.

Além disso, você pode fazer cursos preparatórios para o exame, como o que a Voitto oferece.

Quanto custa o exame Certificação PMP®?

O custo do exame PMP varia dependendo da sua afiliação ao Project Management Institute (PMI). Os valores variam de:


- Para membros do PMI®: R$1,682.00;

- Para não- membros do PMI®: R$2,304.00.

Como fazer a manutenção da Certificação PMP®?

Para manter a certificação PMP é necessário cumprir os requisitos de educação continuada e experiência profissional.

Aqui estão os passos para fazer a manutenção da certificação PMP:

Obter 60 PDUs (Unidades de Desenvolvimento Profissional) em um ciclo de três anos

Para manter a certificação PMP, é necessário obter 60 PDUs durante um ciclo de três anos. Os PDUs são obtidos por meio de atividades de desenvolvimento profissional, como treinamentos, palestras, projetos, publicações, entre outros.

Existem várias maneiras de obter PDUs, incluindo eventos patrocinados pelo PMI, cursos de educação continuada, voluntariado em organizações sem fins lucrativos e trabalhos relacionados ao gerenciamento de projetos.

Registrar os PDUs 

Depois de obter os PDUs, é necessário registrá-los no sistema do PMI. O PMI tem um sistema online para registro de PDUs, chamado CCRS (Continuing Certification Requirements System).

O CCRS permite que os profissionais registrem seus PDUs e acompanhem seu progresso em relação aos requisitos de educação continuada.

Submeter a renovação da certificação 

Após obter os 60 PDUs, é necessário submeter a renovação da certificação PMP para o PMI. A renovação pode ser feita online, por meio do CCRS.

O processo de renovação inclui o preenchimento de um formulário online, a confirmação da concordância com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI e o pagamento de uma taxa de renovação.

Continuar cumprindo os requisitos de educação continuada e experiência profissional 

Depois de renovar a certificação PMP, é necessário continuar cumprindo os requisitos de educação continuada e experiência profissional para manter a certificação válida. Isso inclui a obtenção de 60 PDUs a cada ciclo de três anos e a continuação da prática de gerenciamento de projetos.

O PMI pode realizar auditorias aleatórias para verificar se os profissionais estão cumprindo os requisitos de educação continuada e experiência profissional.

Quanto ganha um profissional com Certificação PMP®?

O salário de um profissional com Certificação PMP varia de acordo com diversos fatores como: a região geográfica, a indústria em que atua, o tamanho da empresa e a experiência profissional.

Em média, um profissional com certificação PMP ganha mais do que um gerente de projetos sem a certificação.

De acordo com uma pesquisa feita pelo PMI em 2021, o salário médio anual de um profissional com certificação PMP é de US$120.000 nos Estados Unidos.

Na América Latina, a média salarial anual para um profissional com certificação PMP é de US$39.000 e na Europa a média é de US$93.000.

Dica!

Melhorar resultados, desenvolver projetos e continuidade de processos são alguns dos objetivos por trás da utilização de ferramentas de gestão. Porém, como saber qual utilizar em cada situação?

Pensando nisso, desenvolvemos a Planilha Ferramentas de Gestão, com a explicação e o modelo das 6 ferramentas principais utilizadas em empresas de todo o mundo!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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