Se você já pensou em como começar um negócio com certeza se assustou com alguns números.
Segundo o IBGE, em 2018 a taxa de entrada (15,9%) de empresas no mercado foi menor do que a taxa de saída (17,4%). Isso mostra o quanto os empreendedores estão mais receosos e que o insucesso ainda afeta muitos.
No entanto, se você chegou até aqui já mostra um grande diferencial no mercado.
A longo prazo isso pode significar a prosperidade do seu empreendimento: a busca por informações para embasar os seus primeiros passos em como começar um negócio.
Mas não se engane! O percurso para abrir a sua própria empresa nem sempre será fácil e muitos desafios irão aparecer. No entanto, se preparando desde o início, a maior parte dos problemas podem ser evitados.
Começando pela escolha de qual segmento você quer atuar com ideias de negócios, até a operação no dia a dia.
Então vamos ao que interessa? Aqui você encontrará dicas de como montar um negócio, escolher o tipo de produto ou serviço que irá oferecer, mapear o seu público alvo e até mesmo como potencializar a sua marca através das redes sociais.
Começar um negócio pode fazer com que você atinja todos os seus objetivos profissionais e pessoais.
No entanto, isso demanda estudo, preparo, organização e planejamento.
Para ajudar você nesse desafio, separamos 5 dias que todos os empreendedores devem ter em mente para dar o primeiro passo. Veja só:
Você já ouviu a famosa expressão skin in the game (pele em jogo)? Ela é muito utilizada para descrever o quanto é importante ter espírito empreendedor para quem quer saber como começar um negócio e por isso essa é a primeira dica.
Por ser um caminho com muitos desafios e envolver muitos riscos, abrir uma empresa é uma tarefa para quem quer dar o máximo de si para que o sucesso venha.
Essa é a característica que diferencia quem irá tirar o sonho do papel e quem passará a vida apenas desejando que isso aconteça.
Além disso, pessoas com perfil empreendedor possuem outros traços de personalidade importantes, como:
● Resiliência: não desistem nos primeiros desafios;
● Proatividade: enxergam oportunidades de melhorar a vida de seu público alvo;
● Paixão: busca pela melhora contínua e sempre sair da zona de conforto.
A segunda dica para como abrir um negócio está voltada para a sua estruturação: criar o seu plano de negócio.
Esse documento será um norte para todas as primeiras decisões e embasará o estudo se é viável ou não colocar em prática as ideias iniciais.
Ao contrário do que muitos pensam, começar um negócio do zero exige um estudo prévio. Afinal, não vale a pena abrir uma empresa que antes mesmo de inaugurar já tem grandes chances de ir à falência.
Durante a elaboração do plano de negócios, é necessário desenhar estratégias voltadas para os seguintes pontos:
● Descrever os pilares da empresa através da missão, visão e valores;
● Destrinchar os canais de comunicação no plano de marketing;
● Construir um plano de vendas com base na demanda mapeada;
● Projetar os possíveis cenários de crescimento e expansão da empresa;
● Traçar um plano de metas com perspectivas de evolução do negócio.
Depois da elaboração de um bom business plan, a terceira dica de como começar um negócio está voltada para um fator importante: o porquê os clientes irão escolher o seu produto ou serviço ao invés do que é oferecido pela concorrência.
Por isso, nessa etapa é necessário estudar a área de atuação do seu negócio. Nesse caso, sempre existem alguns caminhos que facilitam o processo. Por isso, responda às seguintes perguntas:
● Quem são os meus concorrentes locais?
● Quais são as referências no meu mercado de atuação?
● Qual é o detalhamento do produto ou serviço que eles oferecem?
● Qual a experiência que eles dão aos seus clientes?
● Como eu posso melhorar a solução que é oferecida e me destacar?
Um exemplo muito claro que pode ser tomado como base é o filme "Fome de Poder", que conta a história do MC Donald`s.
Nele é perceptível que o diferencial utilizado para cativar clientes e expandir o negócio estava voltado para a rapidez do preparo dos lanches.
Por isso, fique atento ao comportamento do seu consumidor. Ele pode te trazer respostas quanto ao diferencial competitivo que ele espera do seu negócio e você com as habilidades de um empreendedor deve saber como oferecer isso a ele.
Há tempos atrás, esta dica não estaria entre as principais sobre o assunto de como abrir um negócio.
No entanto, com a era digital nada mais importante do que saber aproveitar a tecnologia e fazer com que ela se torne uma aliada quando o assunto é marketing, aumento de vendas e expansão da sua marca.
Além disso, no plano de marketing que faz parte da segunda dica, não se esqueça de colocar as redes sociais como ações a serem trabalhadas.
Se você está querendo abrir um negócio, a alternativa mais rápida e barata pode estar na palma da sua mão.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, e por isso fazer um mapeamento do seu mercado é uma das dicas mais importantes para quem quer saber como começar um negócio.
A pesquisa de mercado não se aplica apenas no início de um empreendimento para entender os concorrentes e quais são as tendências do nicho que você irá atuar.
Muito além disso, essa etapa pode servir para coletar insumos sobre o que o seu público alvo precisa e deseja.
Com esses mapeamentos, muitas oportunidades são detectadas e com isso se torna mais fácil entender qual pode ser o seu diferencial competitivo.
Assim como qual o melhor canal de vendas, quais gatilhos podem ser utilizados nas campanhas de marketing para maior alcance, entre diversas outras ideias que podem trazer robustez a solução que você oferece.
O empreendedorismo consiste justamente em saber quais falhas existem no mercado e traçar planos para minimizá-las. Sendo assim, essa dica pode nortear todo o seu processo de como começar um negócio.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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