A nova Carteira Nacional de Identidade, o RG digital, irá substituir o modelo atual e deve utilizar o CPF como cadastro único. Assim, o número de RG não irá mais existir e o documento terá validade a nível nacional.
A nova carteira reúne CPF, Título de Eleitor, CNH, Carteira de Trabalho em um só lugar, trazendo mais praticidade para os brasileiros. Além disso, o documento poderá ser apresentado para viagens pelos países do Mercosul, não havendo necessidade da apresentação do passaporte.
Mas como emitir o novo RG digital? O modelo documento irá perder sua validade? Descubra a resposta dessa e de outras perguntas nessa leitura:
Vamos lá?
Por enquanto, ainda não. O RG atual continua sendo aceito por até 10 anos para todos que tem até 60 anos de idade. Para quem tem mais do que 60 anos, o documento atual continua valendo por prazo indeterminado.
Na nova carteira trará acesso facilitado para alguns serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS, além de outras vantagens. Para entender as principais mudanças, continue com a gente.
As principais mudanças do modelo atual para a nova carteira de identidade digital são:
Embora o nome possa confundir, o RG digital também terá sua versão física, além do acesso digital. Saiba a seguir como emitir esse documento!
A nova carteira de identidade visual será emitida com base nos dados biométricos, ou seja, digitais dos dedos das mãos, e informações pessoais de cada cidadão.
O novo RG começa a ser emitido a partir de 1º de março para os servidores da Justiça eleitoral e alguns outros órgãos públicos. Na sequência o estado de Minas Gerais deverá ser o primeiro a implementar a mudança para toda população.
O prazo é que até dia 3 de março de 2023 todas as Secretarias de Segurança Pública pelo Brasil estejam prontas para emissão do novo RG digital, seguindo os passos:
1. Recolher os dados biométricos de todos os brasileiros cadastrados na BDCN (Base de Dados de Indentificação Civil);
2. Os cidadãos deverão baixar o aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade) para realizar um pré-cadastro (o aplicativo ainda não está disponível);
3. O atendimento será finalizado em um ponto físico ou virtual das Secretarias de Segurança Pública.
Não haverá nenhum custo para a emissão da nova carteira nacional de identidade, o processo será gratuito e oferecido a toda população por meio das Secretarias de Segurança Pública.
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Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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