Quando você pensa em agricultura imagina campos a céu aberto e grandes fazendas de plantações? Então é melhor ficar de olho porque as fazendas verticais são a nova tendência do mercado agrícola.
A solução tem se tornado popular em lugares como Singapura, Reino Unido e EUA por oferecer benefícios de até 95% menos uso de água e 97% menos terra, como o ressaltado pela empresa do setor, Gotham Greens.
A novidade é que o Walmart, gigante do varejo nos Estados Unidos, entrou para esse mercado com um investimento de US$400 milhões, equivalente a mais de 2 bilhões de reais. Ficou curioso sobre o assunto? Continue com a gente!
Vamos nessa?
O Walmart está investindo em fazendas verticais porque quer oferecer produtos com “o frescor e a qualidade que os clientes do Walmart esperam durante todo o ano”, segundo Charles Redfield, diretor de merchandisingdo Walmart nos EUA.
O plano é que até o fim de 2022, todas as lojas na Califórnia sejam abastecidas com produtos da Plenty Unlimited, startup de agricultura vertical indoor.
Para isso, a gigante varejista levantou um investimento de US$400 milhões na startup, que já está construindo uma instalação de 95.000 metros quadrados em Compton, Califórnia para suprir a demanda.
Vale lembrar que a Califórnia sofre com longos períodos de estiagem, por ter um clima desértico. Assim, as fazendas verticais são uma oportunidade para a região se tornar mais autossustentável.
A escolha de investir na Plenty Unlimited foi muito planejada. O Walmart analisou diversas empresas do setor e a startup agrícola Plenty se destacou por ter um aumento no rendimento de 700% em apenas 2 anos.
Segundo o CEO da companhia, Arama Kukutai, o diferencial da empresa é usar torres de configuração modular, onde as verduras crescem verticalmente. Essa tecnologia permite que eles otimizem a produção de 150 a 350 vezes por acre.
Foto: captura de tela / Plenty - Tigris Farm
A empresa utiliza robôs para plantar, alimentar e colher suas plantações. O sistema de luzes LED e ambiente de climatização controlada contribuem para eliminar disperdícios e alimentar de maneira sustentável a população.
Além disso, a localização urbana de fazendas verticais diminui a necessidade de longas viagens refrigeradas entre fornecedor e mercados, entregando produtos mais frescos às lojas.
A oferta de alimentos não é a única motivação para impulsionar a arquitetura verde. Aliás, esse é um segmento de mercado que tem atraído muitos investimentos nos últimos anos e você pode lucrar com essa ideia também!
Gostou desse conteúdo? Então siga o blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!