Um dos meios eficazes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca para que seus objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos. Neste ponto, é importante saber que estruturar um cadastro de clientes para o seu negócio é essencial.
Logo, seja qual for a informação, é importante que a empresa tenho meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos. Nesse artigo, você aprenderá o que é necessário para realizar o cadastro e controle de clientes da sua empresa de forma simples com o auxílio do Excel!
Como comentado acima, possuir sistemas de controle em um negócio é essencial. Especificamente no caso dos clientes, uma planilha de cadastro traz benefícios como um banco de dados centralizado em que informações podem ser acessadas de forma ágil e descomplicada.
Além disso, possuir um banco de dados com informações sobre seus clientes faz com que decisões mais assertivas possam ser tomadas em relação ao futuro do seu negócio.
Está precisando de uma maneira mais eficiente de fazer o cadastro de seus clientes? Temos a solução para você!
Com a nossa planilha Cadastro e Controle de Clientes este trabalho será facilitado, já que contém espaços para registrar os principais dados e informações de seus clientes, além de fornecer gráficos automáticos que facilitam a interpretação de informações.
Faça agora o mesmo o download clicando no botão abaixo!
Agora que você já tem em mãos sua planilha, que tal assistir uma videoaula que vai te ensinar como ela funciona? Acompanhe a seguir!
A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.
A primeira aba, denominada Cadastro, servirá para cadastrar as perguntas a serem feitas para as clientes com a finalidade de traçar diferentes perfis, além de cadastrar também as possíveis respostas para as mesmas.
As informações sobre clientes, com base nas perguntas cadastradas na aba anterior, devem ser registradas na aba de Dados. O importante é ter todas as perguntas respondidas, para assim, proporcionar uma análise estatística interessante.
Vale ressaltar que as perguntas da aba Cadastro irão automaticamente para esta aba, sendo necessário apenas selecionar a resposta ideal para cada cliente.
Por fim, a aba Panorama visa apresentar, de forma gráfica, os perfis de clientes cadastrados de acordo com a cada resposta. Essas informações são importantes pois poderão proporcionar análises para definição de planos de marketing e outros, ou seja, poderá se ter informações para tomada de decisões estratégicas, dentre outras.
Vale ressaltar que essa aba é totalmente automática. Os gráficos irão se alterar de acordo com a quantidade de respostas obtidas por pergunta, bem como a porcentagem de distribuição, conforme pode ser observado nos exemplos a seguir.
Viu como é simples?
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!