Registrar uma marca é uma ação que requer planejamento e segurança, pois o processo é um pouco burocrático. No entanto, não se preocupe, nós explicaremos a você o que é necessário para fazer esse registro e te mostrar como ele vale a pena.
Para esclarecer os principais conceitos desse tema, organizamos os seguintes tópicos para você:
Quer saber mais sobre como registrar uma marca? Então, continue a leitura desse artigo!
Uma marca é conceituada como um sinal distintivo que diferencia e identifica algum serviço ou produto. Por isso, registrar uma marca pode gerar valor ao seu produto.
Além disso, a natureza de uma marca pode não ser só a de um produto ou serviço. As marcas podem ter natureza coletiva ou de certificação.
Nesse sentido, é fundamental saber diferenciá-las para poder fazer o processo de registro de modo correto.
As marcas com natureza de certificação são usadas para diferenciar um produto ou um serviço de outro.
Já a de coletividade é utilizada para diferenciar produtos ou serviços de um coletivo, associação, sindicato, cooperativas e outros.
Desse modo, a de certificação é bem mais difundida em produtos eletrônicos, como aqueles adesivos com símbolos que explicam o consumo de energia do aparelho ou as normas de utilização dele.
Assim, no intuito de capacitá-lo quanto ao registro da sua marca, nós preparamos para você o workshop Propriedade Intelectual e Direitos de Marca. Nele você irá aprender os motivos pelos quais registrar uma marca e o melhor, de maneira GRATUITA. Clique agora mesmo e faça a sua inscrição!
WORKSHOP PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITOS DE MARCA
Para registrar uma marca é necessário se atentar a quem realiza esse serviço. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é a organização especializada em registro de marca, no Brasil.
Assim, devemos nos atentar a alguns passos para registrar uma marca. Iremos listá-los abaixo:
Agora que você já entendeu como registrar uma marca, vamos aprender o que é necessário para isso.
Todo o processo requer uma documentação e esse não é diferente. Desse modo, para registrar uma marca, você irá precisar dos seguintes documentos:
Os outros documentos, porém, dependem da sua condição de trabalho, se você é pessoa física ou jurídica. Desse modo, é necessário o número do CNPJ da empresa ou o RG, o CPF e o comprovante de endereço, se o profissional for autônomo.
Agora que você já sabe o que é um registro de marca e o que é necessário, vamos entender quanto custa fazer isso.
Registrar uma marca é algo que não sai barato, mas pode ser feito por qualquer pessoa.
Dessa forma, o empreendedor que deseja realizar esse serviço paga uma taxa governamental que varia de R$400,00 a R$1100,00 e pode variar ainda mais.
Assim, não há como estabelecer um valor X como uma informação geral de preço para toda marca.
Porém, como já ressaltamos, você pode dar entrada nesse processo sozinho. Basta acessar o site do INPI, pesquisar se já existem outras marcas semelhantes no mesmo ramo, juntar a documentação e preencher o formulário.
Você já deixou de apresentar seu produto inovador a investidores com medo de ser copiado? Ou já imaginou ser copiado e perder todo o investimento feito? Diante desse cenário é fundamental saber sobre propriedade intelectual! Ela é o dispositivo legal cujo objetivo é proteger a inovação, estimular a criação e garantir exclusividade temporária aos inventores, empreendedores e pesquisadores!
O curso de Propriedade Intelectual e Direitos de Marcas e Patentesaborda temas como patentes, marcas, desenho industrial, e até mesmo direitos autorais como música, desenhos, programas de computador, entre outros.
Se você quer proteger sua invenção a hora é agora! Esse curso prepara você para compreender todos os conceitos e seus direitos sobre patente e marcas para que você fique protegido.
Então não perca tempo e se inscreva agora!
Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!