Quem nunca participou ou presenciou um conflito na vida? As coisas não são diferentes no ambiente de trabalho, afinal, para existir uma discussão basta haver duas pessoas com opiniões diferentes. E, em uma empresa, onde geralmente temos pessoas com pensamentos divergentes, não seria diferente.
E é claro que essas discussões e desavenças podem gerar uma queda na produtividade, por causar um mal-estar entre os colaboradores da empresa. É aí que entra a importância de um , que deve saber como resolver um conflito para manter o ambiente em harmonia e os colaboradores engajados.
Para ajudar nisso, neste artigo baseado na Harvard Business Review, vamos mostrar 5 passos para você mediar uma discussão e promover um ambiente de trabalho saudável para todas as pessoas. E, para começar, você como líder sabe perceber quando o conflito existe?
Os conflitos surgem a partir de uma insatisfação, a qual pode ser ocasionada por diversos motivos. Geralmente, as pessoas insatisfeitas se sentem pouco ouvidas e buscam meios de se posicionar, é uma busca por atenção constante que pode acabar em conflitos sérios.
Situações deste tipo exigem muita calma e diálogo assertivo.
A solução dos conflitos exige calma, aprender a ouvir e entender o próximo é fundamental neste processo. Confira abaixo as dicas que irão te auxiliar!
A primeira dica não poderia ser diferente: antes de resolver um conflito ou mediar uma discussão você deve ter a percepção e a sensibilidade de entender com o que e com quem está lidando. Mas, nem sempre é tão simples, em uma organização, perceber quando as desavenças existem.
Esteja atento ao comportamento das pessoas e a sua para perceber onde podem existir os problemas.
A segunda dica para resolver um conflito é identificar a temperatura, se está quente ou frio, mas como identificar isso? Vamos mostrar as características de cada um:
O clima ideal para mediar uma discussão não é quente nem frio e sim um intermediário, em que as pessoas consigam se expressar e entender outros pontos de vista. Então, as dicas a seguir vão direcionar o conflito para uma temperatura ideal!
Se você quer saber como resolver um conflito, a terceira dica é saber o de agir e não se precipitar intervindo. Esta é uma dica para mediar uma discussão que exige sensibilidade.
Analise as opções para não se arrepender depois, e, assim, no tempo certo você irá atuar na resolução de conflitos.
Mas qual é o tempo certo? Para ajudar nisso você pode seguir as dicas abaixo:
Agora que você conhece o tipo de conflito com que está lidando e já analisou quando é o momento certo para mediar essa discussão, está na hora de pensar como fazer isso. Então, como fazer com que ambas as partes se expressem de maneira eficaz?
Qual o objetivo da discussão? Qual o real problema que surgiu com esse conflito? Pense nisso, e, ao mediar uma discussão, concentre-se sempre nos problemas e não nas !
E, para manter o foco e não levar a discussão a um ponto em que ela não deveria estar, você pode usar dos artifícios citados a seguir:
A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.
Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.
Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:
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Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.
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