Por que os conflitos surgem?
Passos para resolver conflitos
Para resolver conflitos, você precisa trabalhar a inteligência emocional!

Veja os 5 passos que o ajudarão a resolver conflitos e discussões

Saiba como resolver conflitos através de 5 passos infalíveis baseados na Harvard Business Review. Mantenha sua equipe alinhada e motivada sempre.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Veja os 5 passos que o ajudarão a resolver conflitos e discussões

Quem nunca participou ou presenciou um conflito na vida? As coisas não são diferentes no ambiente de trabalho, afinal, para existir uma discussão basta haver duas pessoas com opiniões diferentes. E, em uma empresa, onde geralmente temos pessoas com pensamentos divergentes, não seria diferente.

E é claro que essas discussões e desavenças podem gerar uma queda na produtividade, por causar um mal-estar entre os colaboradores da empresa. É aí que entra a importância de um , que deve saber como resolver um conflito para manter o ambiente em harmonia e os colaboradores engajados.

Para ajudar nisso, neste artigo baseado na Harvard Business Review, vamos mostrar 5 passos para você mediar uma discussão e promover um ambiente de trabalho saudável para todas as pessoas. E, para começar, você como líder sabe perceber quando o conflito existe?

Por que os conflitos surgem?

Os conflitos surgem a partir de uma insatisfação, a qual pode ser ocasionada por diversos motivos. Geralmente, as pessoas insatisfeitas se sentem pouco ouvidas e buscam meios de se posicionar, é uma busca por atenção constante que pode acabar em conflitos sérios.

Situações deste tipo exigem muita calma e diálogo assertivo.

Passos para resolver conflitos

A solução dos conflitos exige calma, aprender a ouvir e entender o próximo é fundamental neste processo. Confira abaixo as dicas que irão te auxiliar!

1. Perceba o ambiente

A primeira dica não poderia ser diferente: antes de resolver um conflito ou mediar uma discussão você deve ter a percepção e a sensibilidade de entender com o que e com quem está lidando. Mas, nem sempre é tão simples, em uma organização, perceber quando as desavenças existem.

Esteja atento ao comportamento das pessoas e a sua para perceber onde podem existir os problemas.

2. Verifique a temperatura

A segunda dica para resolver um conflito é identificar a temperatura, se está quente ou frio, mas como identificar isso? Vamos mostrar as características de cada um:

  • Conflito quente: quando as pessoas já passaram para uma discussão, ao ponto de se agredirem verbal ou fisicamente. É intenso, pois as pessoas envolvidas estão muito emotivas, e, por estarem de cabeça quente, podem gritar e não conseguir estabelecer um diálogo
  • Conflito frio: quando as partes envolvidas não estão se atacando diretamente, apenas reclamam ou murmuram sobre os problemas. Podem não demonstrar emoções e até chegar a não entrar em uma discussão para tentar resolver o problema.

O clima ideal para mediar uma discussão não é quente nem frio e sim um intermediário, em que as pessoas consigam se expressar e entender outros pontos de vista. Então, as dicas a seguir vão direcionar o conflito para uma temperatura ideal!

3. Aguarde o tempo certo

Se você quer saber como resolver um conflito, a terceira dica é saber o de agir e não se precipitar intervindo. Esta é uma dica para mediar uma discussão que exige sensibilidade.

Analise as opções para não se arrepender depois, e, assim, no tempo certo você irá atuar na resolução de conflitos.

Mas qual é o tempo certo? Para ajudar nisso você pode seguir as dicas abaixo:

  • espere que as pessoas envolvidas se acalmem, não tenha pressa, mas claro, se não for uma necessidade urgente a resolução dessa questão. A espera pode ajudar a controlar a situação
  • aqui vemos o contrário, não deixe o tempo passar para mediar essa discussão, pois as pessoas podem perder o interesse e esta será sempre uma situação não resolvida.

4. Defina regras

Agora que você conhece o tipo de conflito com que está lidando e já analisou quando é o momento certo para mediar essa discussão, está na hora de pensar como fazer isso. Então, como fazer com que ambas as partes se expressem de maneira eficaz?

  • Conflito quente: as regras aqui são para que, ao colocar as partes envolvidas em uma sala para conversar, elas não tenham comportamentos exagerados. Dessa forma, você pode definir o que será falado com tempos médios para cada parte se expressar, assim você vai mediar a discussão para que ambas as partes falem e sejam ouvidas
  • Conflito frio: construa um debate real e leve as pessoas a uma quando o conflito está frio, você precisa fazer com que as partes se expressem e a conversa aqueça um pouco. Sendo assim, não deixe brechas no assunto, tente abordar tudo que é necessário para que não sobrem assuntos mal resolvidos.

5. Mantenha o foco da discussão

Qual o objetivo da discussão? Qual o real problema que surgiu com esse conflito? Pense nisso, e, ao mediar uma discussão, concentre-se sempre nos problemas e não nas !

E, para manter o foco e não levar a discussão a um ponto em que ela não deveria estar, você pode usar dos artifícios citados a seguir:

  • Conflito quente: aqui, por ser intenso, as pessoas com opiniões divergentes podem tender a fazer acusações e desviar o foco do assunto de acordo com seu ponto de vista. Então, tenha em mente o que será tratado e limite as pessoas nisso, evite levantar questões que possam ser pessoalmente agressivas
  • Conflito frio: você deve incentivar as pessoas a falarem suas opiniões sobre o problema em questão, deixando-as confortáveis para expressar sua opinião, enquanto no conflito quente as pessoas podem desviar um assunto, no conflito frio as pessoas podem simplesmente se omitir.

Para resolver conflitos, você precisa trabalhar a inteligência emocional!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

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  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

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Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

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