Faça uma pesquisa aprofundada
Adapte as ferramentas
Recorra a sua rede de contatos
Candidate-se a vagas
Planeje tudo para a mudança

5 dicas de como conseguir emprego antes da mudança!

Vejam a seguir cinco estratégias para planejar seu futuro profissional e conseguir o seu emprego em outra cidade antes mesmo de fazer as malas.

Paulo Augustinho
Por: Paulo Augustinho
5 dicas de como conseguir emprego antes da mudança!

Buscar uma nova oportunidade no mercado não é tarefa fácil, especialmente quando se trata de procurar empregos em outra cidade ou estado. No entanto, existem maneiras de se impulsionar o alcance deste objetivo antes da mudança, e muitos candidatos desconhecem essas ações.

Se o profissional que estiver planejando essa mudança começar a agir previamente em direção a essa nova posição, o processo de mudança pode se tornar mais tranquilo.

Certamente, passar em um processo seletivo e receber uma carta proposta de emprego antes de enviar sua mala para outra localidade é o sonho de qualquer pessoa. No entanto, muitas pessoas não percebem o quanto este sonho pode se tornar realidade adotando estratégias assertivas.

É por isso que este artigo foi criado, para explorar algumas dicas que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo.

O artigo cobrirá os seguintes tópicos principais:

  • Faça uma pesquisa aprofundada;
  • Adapte as ferramentas;
  • Recorra à sua rede de contatos;
  • Candidate-se a vagas;
  • Planeje tudo para a mudança.

Faça uma pesquisa aprofundada

O ideal é que você tenha uma noção do terreno onde estará prestes a criar raízes. Portanto, faça uma busca detalhada para entender como funciona o mercado na região de interesse. Um profissional que saia do interior para buscar emprego na capital, por exemplo, precisa ter ciência de que as práticas podem ser diferentes.

A busca online (Google), bem como o contato direto com pessoas que residam na localidade de interesse, como parentes, amigos, ou mesmo um desconhecido que possa ser abordado pelo LinkedIn, pode ajudar na obtenção das informações necessárias.

Coletar fatos e dados sobre como as coisas acontecem naquela cidade ou estado em relação ao mercado de trabalho pode ajudá-lo a adotar ações mesmo à distância que podem resultar em uma oferta de emprego mais rápida do que você imagina.

Considere também listar empresas que podem ter a vaga que você precisa e entenda as práticas salariais das mesmas. Após essas movimentações, você terá informações essenciais para ajudá-lo em seu planejamento, preparação e na definição de seu plano de ação.

Prepare seu currículo!

Está com dúvidas sobre como montar seu currículo ou entender qual é o melhor modelo para você?

Receba dicas de como ter um currículo de sucesso e se destacar nas vagas de emprego com o nosso eBook sobre o tema!


ebook curriculo do papel ao Linkedin

Adapte as ferramentas

Agora que você tem uma compreensão de como o mercado abraça talentos no local para onde deseja mudar, é hora de adaptar suas ferramentas, como currículo, LinkedIn e cadastro em plataformas de vagas, alinhando-os às particularidades observadas em sua pesquisa.

No caso do currículo e do cadastro em plataforma de emprego, adaptações mais generalistas podem aumentar suas chances de conquistar a vaga. Inclua o novo endereço, caso já tenha um destino certo, ou sinalize a disponibilidade de mudança no campo de informações adicionais.

Em seu perfil do LinkedIn, você pode seguir a mesma premissa em relação ao novo endereço. Isso irá colocá-lo no radar de recrutadores que estejam em busca de talento da região em questão e aumentará as chances de você ser encontrado.

Recorra a sua rede de contatos

Sim, aquele amigo, aquele familiar ou conexão com quem você já estabeleceu um grau de afinidade e que mora onde será sua nova casa pode ser seu apoio e até mesmo indicá-lo para uma vaga. Para isso, é claro, você precisa comunicar seu desejo e novo status de vida/carreira a eles.

Com isso, pode ocorrer de na mesma empresa em que seu contato trabalha, eles podem precisar de um profissional com seu grau de qualificação e experiência. Mas caso não haja agora, nada impede que surja depois e que ele fale de você para colegas de outras empresas, e assim, não será somente ele seu apoio.

Por fim, aproveite o LinkedIn para se aproximar de recrutadores, gestores e profissionais no geral que atuam nas empresas que você listou como desejadas em sua pesquisa. Use também o recurso novo da rede que possibilita sinalizar seu interesse em tornar-se colaborador na página da organização, em "Sobre".

Candidate-se a vagas 

De nada vai adiantar as implementações anteriores se não se candidatar a vagas de emprego. No entanto, observe bastante os anúncios das vagas e veja se não há nenhuma limitação ou restrição pontuada pela empresa que inviabilize sua inscrição no processo seletivo.

Pode acontecer de algumas companhias estarem com certas posições para contratação de urgência e acabarem priorizando profissionais que estejam 100% disponíveis e já estejam familiarizados com determinada região. Assim sendo, não gaste sua energia e tempo mandando seu currículo.

Planeje tudo para a mudança

O planejamento é relevante para qualquer projeto na vida; neste caso, não poderia ser diferente. Busque analisar todos os pontos durante esse anseio de mudança e principalmente o financeiro. Uma poupança fará toda a diferença quando aquela carta de emprego chegar e precisar se deslocar imediatamente.

Da mesma forma, ter clareza de questões como o bairro onde vai residir ajudará muito na conquista antecipada da oportunidade de trabalho. Esse tipo de informação pode servir de escudo ou embasamento para passar confiança a um selecionador, por exemplo, durante a entrevista de que tudo está encaminhado.

Lembre-se de que anteriormente falei da importância de destacar seu novo endereço nas ferramentas, mas reforço aqui a relevância de que tudo esteja pronto para a mudança, caso contrário, nada adiantará, principalmente se for para uma vaga com contratação em caráter de urgência.

Aqui também é necessário termos atenção aos seus dependentes, pessoas que impactam neste processo de transição. Numa entrevista, por exemplo, caso o recrutador questione onde seu filho vai estudar na nova cidade, se sua resposta não contiver o nome da escola desejada, pode sinalizar ausência de planejamento.

Por fim, quero que leve a sério dos pequenos aos grandes detalhes tudo o que pode interferir na maneira como seus apoiadores e empregadores o veem nessa jornada de mudança em sua vida, para que consiga de fato essa posição antes de despachar sua bagagem para o novo destino.

Esteja pronto para atender as necessidades do mercado!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.

Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.

Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.

Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.

Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.

Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Videoaula] Principais Perguntas De Uma Entrevista De Processo Seletivo Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.