Quais são os problemas enfrentados por CEOs e líderes na pandemia?
Possíveis soluções para esse problema

Quais são as consequências psicológicas da pandemia para CEOs e líderes?

Saiba com o que CEOs e líderes estão lidando quanto a inteligência emocional para negócios e compreenda como esse momento os tem afetado.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Quais são as consequências psicológicas da pandemia para CEOs e líderes?

A pandemia de Covid-19 modificou muito a forma com que as empresas trabalham, a começar pela implementação do home office.

No entanto, diversos CEOs e líderes de pequenas, médias e grandes empresas passaram a sentir uma pressão excessiva sobre si mesmos. Para discutir sobre esse assunto criamos os seguintes tópicos:

  • Quais são os problemas enfrentados por CEOs e líderes na pandemia?
  • Possíveis soluções para esse problema;

Quais são os problemas enfrentados por CEOs e líderes na pandemia?

Os problemas enfrentados por CEOs e líderes na pandemia são muitos e em sua maioria, psicológicos, por conta da pressão advinda do fato de se sentirem sozinhos na tomada de decisões.

Nesse sentido, a insegurança, a depressão, a ansiedade e o medo são apontados como as principais consequências para esse grupo, segundo a Oracle em pesquisa feita em parceria com a Workplace Intelligente.

Sob esse viés, o temor das lideranças vem de questões futuras, a exemplo do receio pela perda da empresa, de profissionais e de clientes, o que se revela como uma preocupação antecipada, mas não sem fundamentos.

Desse modo, antes da pandemia, algumas empresas já corriam os riscos de decretar falência, seja por falta de planejamento ou inteligência emocional para negócios, e nesse momento atual em que nos encontramos, milhares delas já passaram por isso.

Assim, a insegurança aumenta e o fato de se sentirem os únicos responsáveis por gerir um empreendimento piora essa sensação de impotência diante às adversidades que os CEOs têm enfrentado.

Isso porque, muitos deles estão à frente de companhias tradicionais que, ao contrário das empresas de tecnologias, demoraram para se adaptar aos meios de comunicação exigidos pelas circunstâncias do vírus.

Além disso, a culpa por não conseguir impedir a dissolução do trabalho que os pais e os avós levaram décadas para construir é considerado um peso extra para aqueles líderes que já têm preocupações em excesso para lidar.

E se você se sente assim, saiba que não está sozinho e pode se preparar melhor para essas questões por meio da dica abordada abaixo.


A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Possíveis soluções para esse problema

As possíveis soluções apontadas para resolver essa questão, giram em torno da divisão de tarefas, ou seja, é necessário que os CEOs e líderes também tenham em quem se apoiar.

Para resolver esse problema, eles podem ter o auxílio tanto de um vice-presidente, como da implementação ou expansão do RH da empresa que, no ano passado e neste ano, tem sido visto como um dos setores de maior importância dentro das corporações.

Essa nova ótica pela qual os RHs têm passado é um reflexo da sua atuação quanto ao sentimento de pertencimento causado nos colaboradores e sua busca por gerar espaço propício para novas ideias e discussões.

Dessa forma, essa área passa a ser não só o braço direito dos CEOs quanto às atividades realizadas pelos profissionais da empresa, como a ligação das duas partes principais desse sistema empresarial.

Assim, o mundo digital permanece reinventando os empreendimentos e voltando seus holofotes a setores que, anteriormente, não existiam ou eram reduzidos dentro dos negócios.

E você? Concorda com essas soluções apontadas? Pretende implementá-las em seu empreendimento? Então aqui vai uma das principais soluções, a capacitação.


Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Plano De Cargos E Salarios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.