O planejamento financeiro é um dos pilares mais importantes de qualquer organização que busque um bom desempenho.
Sabemos que umas das melhores formas de ter um planejamento eficaz e que traga bons resultados é buscando uma consultoria financeira.
Mas como saber quando é necessário buscar ajuda? Nesse artigo, explicaremos mais sobre os assuntos abaixo:
A palavra consultoria vem de "receber conselhos de", sendo assim a consultoria financeira é aquela que irá diagnosticar problemas financeiros, propor soluções e implementar um projeto a fim de alavancar os resultados do cliente.
O primeiro passo para realizar uma consultoria é o diagnóstico realizado através da análise de dados e de entrevistas com os envolvidos. É o principal ponto de uma consultoria, para o qual se dedica mais tempo e recursos.
Podemos pensar na consultoria como um médico e paciente. Você vai ao médico e relata os seus problemas, ele fará a investigação e diagnóstico da causa do problema e indicará a solução mais adequada. Assim como o consultor financeiro.
Sabemos que, para alcançar o sucesso em um empreendimento empresarial ou pessoal, é necessário um bom plano financeiro.
Uma consultoria financeira profissional é tão importante porque pode alterar sua forma de administrar suas finanças, otimizando seus recursos, fazendo melhores investimentos e, consequentemente, aumentando a rentabilidade.
Além disso, podemos entender para que direção a empresa está indo, e então mudar o rumo se for preciso ou permanecer como está, se estiver obtendo resultado satisfatório.
A grande maioria das organizações se preocupam apenas em observar o fluxo de caixa, porém esses indicadores podem não representar se a empresa está tendo lucro. Essa é outra função da consultoria financeira, analisar e entender a lucratividade da empresa.
Quando se contrata uma boa empresa de consultoria financeira e os participantes da organização estão envolvidos, o investimento é recuperado e ocorrem melhorias no resultados obtidos.
Consultor financeiro é um profissional que possui conhecimento em finanças e usa esse conhecimento para auxiliar outras pessoas e empresas. O consultor pode trabalhar de maneira autônoma ou fazer parte de uma empresa que presta consultoria.
O consultor financeiro ou planejador financeiro é contratado na maioria das vezes para atuar na gestão de receitas ou despesas. Ele deve trabalhar de forma estratégica para potencializar os resultados da empresa em questão.
Além disso, o profissional pode atuar na área de investimentos. Entretanto ele nunca fará os investimentos para você ou sua empresa, apenas te mostrará o melhor caminho.
Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!
Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!
Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!
A consultoria financeira pode ser empresarial ou pessoal e é possível de ser aplicada em grandes e pequenas empresas.
É aquela que busca melhorar a estrutura e gestão financeira da organização, solucionando problemas financeiros.
As áreas de atuação do consultor financeiro empresarial são:
Tem como objetivo a melhoria da organização financeira, estratégia de investimentos e mudança de hábitos pessoais.
As áreas de atuação do consultor financeiro para pessoa física são:
Existem dois tipos de consultor: o consultor externo e o consultor interno. A seguir, apresentaremos as características de cada um.
É uma pessoa que não exerce um cargo na empresa.
É uma pessoa que exerce um cargo na empresa.
E aí, você possui perfil para ser um consultor financeiro? Desenvolver essas características pode te ajudar a chegar lá!
Acompanhe o passo a passo para começar seu próprio negócio de consultoria.
Após realizar esses cinco passos, veja como ganhar potencial para sua empresa:
O consultor financeiro tem muita oportunidade de trabalho durante a crise, pois a contratação de consultorias aumenta com a piora de resultados das empresas. Para um entendimento melhor, observe o gráfico abaixo.
Na crise, é comum as empresas buscarem cada vez mais:
A média salarial de um consultor financeiro é de R$3.688,00/mês com base em 97 salários. Esse valor pode variar de acordo com a região.
O potencial de crescimento para este negócio é imenso, com a Bureau of Labor Statistics projetando um crescimento de cerca de 30% entre 2014 e 2024 para esse ramo.
Segundo o site oHub, algumas das empresas de consultoria financeira mais bem avaliadas do Brasil são:
O segredo para sustentabilidade de uma organização é ter controle financeiro bem administrado, certo?
Para isso, utilizar as ferramentas adequadas é muito importante. Com esse intuito é que a Voitto criou o kit de planilhas da Gestão Financeira.
Acesse através do banner abaixo:
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!