O que é o Controle de Qualidade?
Garantia e Controle de Qualidade
Como é feito o Controle de Qualidade?
Ferramentas da Qualidade
O que é um Sistema de Gestão de Qualidade?
ISO 9000 e ISO 9001
O que deve ser levado em consideração no Controle de Qualidade?
Exemplos de Controle de Qualidade em algumas áreas
Aprenda a gerenciar projetos de qualidade!

Aplique o Controle de Qualidade na sua empresa e veja bons resultados no seu produto final

O Controle de Qualidade de uma empresa é essencial fazer boas entregas e se diferenciar dos concorrentes diante do mercado competitivo. Conheça alguns exemplos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aplique o Controle de Qualidade na sua empresa e veja bons resultados no seu produto final

Controle de Qualidade é um sistema que visa um bom resultado de entrega ao final de um processo, ou seja, essa área faz checagens para saber se tudo está sendo realizado da maneira correta e de acordo com os requisitos.

O controle de qualidade é uma questão primordial nos processos de fabricação, seja no segmento da indústria de alimentos, da farmacêutica, de aparelhos eletrônicos e, até mesmo, na prestação de serviços e no fornecimento de matéria prima.

O fato é que o consumidor final exige que o produto ou serviço esteja de acordo com as especificações técnicas que conferem a ele a qualidade esperada.

Hoje em dia, muitas empresas efetuam o controle de qualidade por meio de setores específicos para isso, com abordagens elaboradas na gestão de todo o processo produtivo até o estágio final do produto.

Ainda que a qualidade seja um conceito exigido antes mesmo da revolução industrial, ela ganha cada vez mais relevância no atual contexto, fazendo com que todos os processos de fabricação sejam submetidos a um intenso controle.

Vale lembrar que a gestão da qualidade é uma análise que pode ser um diferencial para o êxito de um negócio, pois impacta significativamente a relação de compra e venda de um produto.

Nesse artigo você entenderá mais sobre o controle de qualidade com os seguintes tópicos:

  • O que é Controle de Qualidade?
  • Garantia e Controle de Qualidade
  • Como é feito o Controle de Qualidade?
  • Ferramentas da Qualidade
  • O que é um Sistema de Gestão de Qualidade?
  • ISO 9000 e ISO 9001
  • O que deve ser levado em consideração no Controle de Qualidade?
  • Exemplos de Controle de Qualidade em algumas áreas

O que é o Controle de Qualidade?

O controle de qualidade é um sistema utilizado nas organizações com o objetivo de trazer vantagens para os processos de produção, conferindo a eles um padrão e com isso entregar um produto ou serviço dentro de determinados requisitos.

Por isso, diante desse controle, é possível que a empresa adote uma política de qualidade, evitando que o resultado final da sua produção possa apresentar problemas.

A presença de um eficiente controle de qualidade, como já foi citado, é fundamental no processo produtivo de diversos segmentos industriais. Imagine, por exemplo, a falta de uma boa gestão no ramo da indústria alimentícia. Isso poderia gerar grandes malefícios para a saúde dos consumidores.

Fábrica com um setor de controle de qualidade

Garantia e Controle de Qualidade

Atualmente é comum ocorrer confusão na hora de definir o que é a garantia de qualidade e o que é o controle de qualidade.

Sendo assim, para uma melhor compreensão de ambos os conceitos, vale salientar que a garantia tem o intuito de assegurar que as especificações de qualidade sejam devidamente cumpridas.

Além do mais, quando se fala em garantia de qualidade também se fala em auditoria. A auditoria de qualidade é um elemento que faz parte da garantia.

Já o controle de qualidade, por sua vez, mantém o seu foco para analisar os requisitos e as especificações de um produto.

Nesse caso, produtos e serviços passam por um controle rígido, sendo inspecionados para que nada fique fora dos padrões durante o seu processo de fabricação.

Para determinadas empresas que prestam serviços, nem sempre é fácil aplicar o controle da qualidade, pois não há produto tangível para inspeção. De qualquer forma, hoje em dia, também existem maneiras para realizar esse controle.

Entre as ferramentas de controle de qualidade, a criação de gráficos de controle, por exemplo, consiste em um recurso válido, que traz uma noção mais precisa dos principais detalhes a serem analisados e observados.

Como é feito o Controle de Qualidade?

Agora que você já sabe o que faz o controle de qualidade, que tal aplicar na sua empresa? Antes de tudo, você precisa saber que existem etapas e que o processo é feito com rigor. Confira:

Estabelecer critérios de qualidade

Antes de começar, a empresa precisa definir quais são os requisitos para entregar um bom produto ou serviço. Dessa maneira, o time consegue categorizar aquilo que está fora do padrão.

Análise dos processos

Nessa etapa, a equipe deve testar os produtos que estão sendo entregues. Com essa análise, será possível identificar os processos que precisam passar por melhorias ou substituição.

Traçar plano de melhoria

Sabendo das causas e erros, a empresa começa a traçar um planos de ação que podem envolver novas metodologias ou uso de novas ferramentas de qualidade.

Caso seja necessário, a empresa também pode oferecer capacitações para sua equipe.

O produto satisfaz os clientes?

O produto deve ser testado novamente para determinar se a entrega está dentro do esperado.

Também é ideal que os clientes façam parte da última avaliação, afinal, são eles que vão consumir a entrega final.

Ferramentas da Qualidade

Já que falamos sobre ferramentas de qualidade, separamos 4 exemplos que você pode utilizar para fazer o controle dentro da sua empresa. Veja quais delas podem te auxiliar:

DMAIC 

A sigla DMAIC significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve, em inglês) e Controlar. Com apenas 5 etapas, você pode melhorar as habilidades da sua equipe e alinhar mudanças para uma performance mais eficaz..

PDCA

O PDCA é um método de gerenciamento que busca a melhoria contínua. São 4 etapas para desenvolvê-lo: Planejamento (Plan), Execução (Do), Avaliação (Check e Ação (Act).

Com essa ferramenta, você pode aumentar a velocidade de produção e a qualidade dos produtos.

Você quer saber se deve usar a ferramenta PDCA e DMAIC? Descubra no vídeo:

Procedimento operacional padrão (POP)

O POP é um documento que contém instruções de como realizar um processo dentro de uma organização. Dessa maneira, essa ferramenta funciona como um guia claro e objetivo sobre quais padrões seguir, possibilitando entregas de alta qualidade.

Diagrama de Pareto

Essa ferramenta ajuda na tomada de decisão e consegue  identificar quais são as principais causas dos seus problemas.

O recurso utiliza a regra 20/80, a qual determina que 80% dos problemas em uma organização são causados por 20% das ações que a empresa está tomando.

O que é um Sistema de Gestão de Qualidade?

Também conhecido pela sigla SGQ, esse sistema consiste em formular processos e delegar responsabilidades para que os objetivos de qualidade sejam alcançados.

Um SGQ, Sistema de Gestão da Qualidade, auxilia na coordenação e a guiar as ações de uma empresa para obedecer aos requisitos dos clientes e regulamentações. Com isso há a melhora nos processos de maneira contínua.

Os Sistemas de Gestão de Qualidade contam com propósitos bem definidos. Entre eles estão a redução do desperdício, a identificação de oportunidades e a definição de padrões de produção.

ISO 9000 e ISO 9001

O ISO 9000 consiste no conjunto de normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Essas normas estão aptas a serem utilizadas em vários tipos de organização, entre elas estão indústrias, empresas e outras instituições.

No entanto, é importante lembrar que elas fazem referência à qualidade dos processos da organização e não a dos produtos ou serviços oferecidos.

Esse conjunto de regras traz requisitos destinados para avaliar e dar continuidade para o Sistema de Gestão da Qualidade. Essas normas se tornaram oficiais a partir do ano de 1987, porém, até os dias atuais, elas vêm sofrendo frequentes revisões.

O que deve ser levado em consideração no Controle de Qualidade?

Existem alguns princípios de qualidade que devem ser levados em conta na hora de adotar as melhores formas de exercer um controle eficiente.

Entre eles estão a satisfação dos clientes, pois esse é um requisito fundamental já que influencia diretamente no êxito do negócio. Vale lembrar que clientes insatisfeitos são prejudiciais para qualquer marca ou empresa.

Há também o desenvolvimento das pessoas envolvidas, que compreende o treinamento e o aperfeiçoamento constante da equipe de funcionários.

Além disso, há a gerência de processos, que viabiliza o controle e o monitoramento dos procedimentos que compreendem a produção.

Exemplos de Controle de Qualidade em algumas áreas

O controle de qualidade é relevante nos mais variados segmentos da produção. Vamos ver a seguir, exemplos das principais áreas onde ele se aplica.

Indústria

O controle de qualidade é essencial em empresas industriais, pois permite definir e padronizar a produção dos produtos. Ele auxilia desde a criação de um projeto até o produto final.

Caso haja defeitos, o produto recebe o nome de "não conforme", indicando que ele não obedece aos requisitos solicitados. Sendo assim, tal produto pode ser consertado ou descartado.

Alimentos

Na área alimentícia o controle de qualidade disponibiliza técnicas de armazenamento e apresentação dos alimentos aos clientes. Isso envolve a segurança e a manutenção da matéria-prima envolvida na produção.

Para assegurar a qualidade dos alimentos, a presença de profissionais como o Engenheiro de alimentos e o Nutricionista é indispensável.

Medicamentos

Nessa área o controle de qualidade é determinante para garantir a saúde do consumidor final. No Brasil, por exemplo, a instituição reguladora é a ANVISA.

O controle de qualidade dos medicamentos leva em conta a produção e o modo como os produtos são armazenados.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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