Você sabe dizer de maneira assertiva qual é a atividade principal da sua empresa? Caso você não saiba, você precisa aprender sobre o core business!
Não compreender o que de fato o seu negócio proporciona para seu cliente pode ser muito prejudicial para a estratégia de crescimento da sua empresa, principalmente a longo prazo.
Afinal, independentemente do tipo, toda empresa tem sua atividade principal, aquela atividade que está relacionada a sua essência e atuação no mercado, mesmo que ainda essa empresa atue em outras áreas.
Se você ficou interessado em saber mais a respeito do core business, fique aqui conosco! Separamos alguns tópicos para facilitar a compreensão a respeito do tema:
Para melhor compreensão, é fundamental que você leia este artigo atentamente. Está pronto?
A definição de Core Business é a atividade principal de um negócio, a alma do negócio e aquilo que ela representa perante seus clientes. Em uma tradução livre, o significado da palavra core business é “centro de negócio” ou “núcleo de negócio”.
Por que a sua empresa existe? Quais dores dos seus clientes você busca atender? Qual é o diferencial da sua empresa? Quais seus principais produtos ou serviços?
Como sua empresa será capaz de superar a concorrência na sua atividade principal? Como ser escalável? Você tem bem definido seu público alvo?
Se você conseguiu responder as perguntas acima, você tem o core business da sua empresa definido.
Por exemplo, imagine uma empresa de varejo, há diversas atividades que esse negócio desempenha, vendas, relacionamento com os clientes, gestão, marketing e etc. Porém, seu core business é o comércio.
Se você tem seu core business definido, fica muito mais fácil criar um planejamento estratégico adequado para seu negócio. Desta forma, você poderá definir suas metas de maneira sustentável e crescer cada vez mais.
Vale ressaltar que core business e modelo de negócios são termos distintos. Enquanto o core business busca compreender a essência da empresa e sua área principal, o modelo de negócios busca definir como a empresa vai se portar e desempenhar as atividades.
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Definir o core business da sua empresa é algo de extrema importância, pois, este, é o pontapé inicial no mundo dos negócios.
Mas não se preocupe, há muitas atividades chaves que serão descobertas ou modificadas ao longo dos anos de existência de seu negócio. O que é mais importante, é saber de maneira assertiva sobre elas.
Além de saber se diferenciar perante a concorrência, é necessário que você saiba provar as vantagens de sua companhia, bem como, seu valor para seus clientes.
Então, vamos seguir alguns passos para você identificar o core business de sua companhia?
O primeiro passo é identificar a proposta de valor da sua empresa. Não basta apenas saber o que sua empresa vende. É necessário que você saiba o que este produto está proporcionando para seu cliente.
Por exemplo, uma empresa de veículos elétricos não está vendendo simplesmente patinetes elétricos para seus clientes, e sim, soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade urbana.
O que você oferece de diferente dos seus concorrentes para os seus clientes?
Para você conseguir expandir seu negócio é necessário ter clareza a respeito desta resposta.
Afinal, existem milhares de empresas competindo por espaço no mercado, e, infelizmente aquelas que não se destacarem e não tiverem diferenciais perante as outras, tendem a perder seu espaço.
O diferencial não precisa necessariamente ser no produto, ele pode estar no relacionamento com o cliente, no custo-benefício, na sua relação com o meio ambiente e etc.
Como foi dito anteriormente, é bem provável que ao longo da vida da sua empresa você encontre novas oportunidades no mercado.
Ou seja, não é porque você tem um core business definido que não é possível você expandir suas áreas de atuação.
O importante aqui, é que antes de começar a expansão de fato, é necessário que você já esteja executando sua atividade principal com excelência. Caso não, você poderá rever seu core business sem problema algum.
Achar oportunidades que façam sentido para seu negócio pode ser muito benéfico para seu crescimento e diferencial competitivo.
Ao definir qual é o seu público-alvo, é possível identificar as dores das pessoas e com isso sua empresa saberá se o core business está indo de encontro com as necessidades dos consumidores.
Uma boa forma de fazer isso é criando uma personificação do seu cliente ideal (Persona).
É preciso deixar claro que persona e público-alvo são diferentes. A Persona é a idealização de uma pessoa apenas, enquanto o público alvo apresenta informações mais genéricas. Porém um complementa o outro.
Acredito que qualquer empresa deseja crescer, não é verdade? E caso esse crescimento venha, você e seu Business Partner, se for o caso, devem estar preparados para este crescimento.
Então, para isso é necessário que você tenha uma estratégia de crescimento definida, e para que ela seja eficiente, ela deverá ser criada a partir do seu core business.
É necessário que na sua estratégia de crescimento você procure saber sobre quais ações de marketing serão necessárias, quais atividades futuras que a empresa poderá desempenhar e qual será o capital de giro no futuro.
Apesar dos termos core business e core competence serem diferentes, um termo complementa o outro.
Isso porque, enquanto o core competence relaciona o conjunto de ações que sua companhia executa, o core business busca compreender a atividade principal da empresa, como vimos anteriormente.
Por ser praticamente impossível uma companhia executar todas as atividades de forma excelente, é necessário definir, dentre as core competences, aquela atividade que é realizada com excelência e que é a essência do negócio, responsável pelo seu crescimento.
De modo geral, o core competence relaciona as atividades que são essenciais para o bom funcionamento da empresa, como, método de produção, atendimento ao cliente, método de gestão e etc.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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