Com a popularização massiva da Internet, é quase impossível começar qualquer tipo de negócio sem estar nas redes sociais. Além disso, não basta aparecer on-line, para obter destaque muitas vezes é preciso investir em Tráfego Pago.
Uma das maravilhas do marketing digital é que se é possível atingir um mesmo objetivo por diversas maneiras distintas, sendo o ideal, muitas vezes, o uso de uma mistura de diferentes estratégias em conjunto.
Assim, em meio a tantas possibilidades, como marketing inbound ou SEO, muitas vezes é necessário ir além para alcançar o sucesso e visibilidade desejado, e umas das melhores oportunidades para crescer é com o Tráfego Pago.
Assim, não deixe de ler esse artigo se você deseja entender a diferença entre o Tráfego Pago e o Tráfego Orgânico, e as vantagens e ferramentas para se estabelecer o primeiro.
Para aprender o essencial sobre Tráfego Pago, acompanhe os tópicos abaixo até o final:
Tráfego pago é uma estratégia de marketing digital baseada no investimento em anúncios publicitários para conseguir mais visitantes para alguma rede social.
Com isso, por meio de anúncios, é possível conseguir um fluxo maior de pessoas que buscam sobre temas relacionados ao que você produz. Assim, o Tráfego Pago rapidamente aumenta a visibilidade do seu site.
Para quem está começando com uma em alguma das tendências na Internet, como com um e-commerce, pode ser bastante difícil conseguir os primeiros visitantes, leads e clientes, afinal, há bastantes sites e perfis nessas áreas.
Uma solução para romper essa barreira inicial é pagar para ser visto. Quando você busca algo no Google e encontra a palavra “Anúncio” antes do site que aparece logo acima dos outros, é porque esse tipo de estratégia paga foi utilizada.
Nesse caso, Google Ads é a ferramenta responsável por tornar possível, por meio de leilões e outras modalidades, que qualquer um possa aparecer no topo da página de busca.
Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.
Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.
Pensando nisso, desenvolvemos para o seu uso a Planilha de Performance de Adwords, de forma a facilitar o seu controle sobre esses anúncios.
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Para muitas pessoas, pagar para aumentar o tráfego de usuários na internet pode parecer sem sentido, pois, em teoria, há como realizar apenas estratégias de tráfego orgânico. Porém, quando bem planejado, o Tráfego Pago pode ser um diferencial disruptivo no crescimento.
Assim, é importante utilizar métricas e estratégias eficientes para garantir um bom investimento. Uma boa ótica para entender a importância do investimento em Tráfego Pagoé por meio do ROI, o Retorno sobre Investimento.
Entender o ROI significa conhecer bem o retorno em cima do que foi investido. Nas estratégias digitais, existe a possibilidade de começar com quantias muito distintas (de poucos reais até milhões), então é importante entender a efetividade do investimento realizado.
Outro ponto importante é o público-alvo alcançado. Por meio do Tráfego Pago, há a possibilidade de escolher o tipo de usuário que vai visualizar os anúncios. Com isso, é possível focar em segmentos específicos com pessoas mais propensas a virarem clientes, escolhendo bem as palavras-chaveque irão levar ao anúncio do seu site.
Entendido como funciona o Tráfego Pago, é importante entender também quando utilizá-lo. Será que o ideal é depender exclusivamente dessa forma de marketing? Não! Apesar de ser bastante útil, o ideal é unir forças com o Tráfego Orgânico.
Tráfego Orgânico é a estratégia do crescimento natural da sua rede. Baseado nas ferramentas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca) a ideia é crescer investindo apenas no conteúdo, de modo a ser favorecido pelos mecanismos de busca.
Assim, o Tráfego Orgânico é fundamental para o crescimento sustentável de longo prazo na Internet, pois ele é gradativo e contínuo, com usuários fidelizados e a construção de uma relação saudável com os clientes.
Confira abaixo algumas das principais diferenças entre o Tráfego Pagoe o orgânico:
Por ser uma modalidade paga de anúncio, os conteúdos do Tráfego Pagoduram enquanto o contrato se mantiver. Após acabar (se não for renovado) as propagandas saem do ar e outra página entra no lugar.
Já o Tráfego Orgânico depende apenas da página manter a sua relevância e SEO para permanecer sendo encontrada pelos usuários.
Como está explícito no nome, enquanto o Tráfego Pagoé baseado no investimento financeiro para criar anúncios, o Tráfego Orgânico é construído por meio do investimento na criação de conteúdos.
Na maioria das vezes que alguém clica em um anúncio é com a consciência de que algum produto será oferecido, então o Tráfego Pago normalmente possui um foco direto em transformar um usuário em cliente.
Já no Tráfego Orgânico, há a criação de uma relação com o usuário, muitas vezes passando por todo funil de vendas.
Se o Tráfego Orgânico é tão importante, por que então não focar em crescer utilizando apenas essa estratégia? Essa abordagem pode até funcionar, mas, na maioria dos casos, não é a mais eficiente.
Quais são as vantagens do Tráfego Pago? Não deixe de conferir logo abaixo:
Uma das principais vantagens do Tráfego Pago, especialmente para quem está começando, é acelerar os resultados. Afinal, mesmo vendendo o produto mais incrível, normalmente demora tempo para que os clientes surjam organicamente.
O Tráfego Pago, quando bem executado, faz com que o seu conteúdo alcance um público amplo, fazendo com que várias pessoas de um segmento desejado encontrem o seu conteúdo e conheçam o seu trabalho.
Agora você já deve ter entendido a importância do Tráfego Pago para divulgar as suas redes sociais e produtos. Então, quais seriam as melhores ferramentas disponíveis para se utilizar?
Entre tantas opções e variedades no mercado, a melhor escolha vai depender do tipo de publicação que você deseja promover, além da plataforma que será a fonte de tráfego (portais de notícias é uma plataforma, assim como Instagram, Facebook, etc).
Normalmente as estratégias são divididas em duas modalidades:
Diante disso, confira abaixo as principais ferramentas para executar a sua estratégia de Tráfego Pago:
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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