O Cost Deployment é uma ferramenta estratégica que auxilia o gestor de uma empresa na tomada de decisão, além de ser uma das principais ferramentas usadas para o gerenciamento do WCM (World Class Manufacturing).
Com o uso desta ferramenta, é possível priorizar as ações para alcançar o resultado esperado de uma forma mais efetiva, tendo a garantia dos resultados traçados no final do processo.
A seguir, vamos conhecer a definição de Cost Deployment e, mais adiante, veremos os sete passos para a implementação dessa ferramenta estratégica.
Vem com a gente!
Cost Deployment ou desdobramento de custos é uma ferramenta estratégica usada para criar uma ligação entre as áreas que precisam ser melhoradas e os resultados do desempenho de melhorias. Essa estratégia é concretizada através dos pilares técnicos do WCM, que são mensurados a partir dos KPI's.
O método tem a capacidade de transformar custos de perdas, que são quantificados em um indicador comum de mesma unidade. A partir disso, a ferramenta permite definir estratégias de melhoria que vão gerar impactos na redução de perdas, desperdícios ou atividades que não agregam valor ao produto.
O diferencial do Cost Deployment consiste na identificação sistemática de perdas e desperdícios na área analisada para depois transformá-la em poupanças. Desta forma, é possível remover a causa, avaliar detalhadamente os custos da atividade que foi removida, e, assim, melhorar o desempenho. Legal, né?
Desta maneira, o Cost Deployment é estruturado em sete matrizes, cada uma responsável por uma etapa do processo são elas:
Processo: matriz A - localiza as perdas
Perdas: matriz B - identifica a causa das perdas
Custos: matriz C - valoriza as perdas
Metodologia: matriz D - define uma metodologia para a remoção das perdas
Projetos: matriz E - custo/benefício.
Evolução: matriz F - plano de ação
Orçamento: matriz G - ligação entre projetos e orçamento.
Com essa divisão, podemos perceber que o Cost Deployment diferencia perdas de desperdícios. Sendo as perdas relacionadas ao input que estava destinado ao processo de produção, mas não foi utilizado. Já os desperdícios estão relacionados ao excesso de input que foi destinado na produção de output.
As perdas e desperdícios podem ser agrupadas em três categorias, de acordo com a sua origem. São elas:
Os passos para implementação do Cost Deployment podem ser separados em três segmentos que visam a identificação, o planejamento e o acompanhamento.
O segmento de identificação consiste do passo 1 ao 4 do processo de implementação, em que é feita a identificação e o entendimento das perdas.
No planejamento, que envolve os passos 5 e 6, é realizada a definição dos métodos e a execução dos projetos que serão usados para combater as perdas.
Por último, temos o segmento que realiza o acompanhamento e a avaliação dos resultados - passo 7, no qual se avaliam os impactos que foram gerados na redução dos custos.
A seguir estão os passos do pilar de desdobramento de custos:
1. Identificar os custos totais da fábrica; criar objetivos para a redução de custos estabelecer metas para a redução dos custos totais de produção por processo;
2. Identificar qualitativamente e quantitativamente as perdas e desperdícios dos processos; classificar as perdas;
3. Separar em perdas causais e perdas resultantes;
4. Mensurar o cálculo das perdas e desperdícios identificados que resultam em custos;
5. Identificar os métodos para recuperar as perdas e desperdícios;
6. Estimar os custos para melhoria e a proporcional redução de perdas e desperdícios;
7. Estabelecer e implementar um plano de melhoria; criar um plano de monitoramento e retornar ao passo 4.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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