O que é Cost Deployment?
Como é estruturado o Cost Deployment?
7 passos para a implementação do Cost Deployment
Se você chegou até aqui, eu tenho uma dica para você!

Entenda o que é Cost Deployment e veja como implementar esta metodologia!

Descubra a principal ferramenta estratégica utilizada no WCM e como ela pode auxiliar sua empresa a identificar perdas e desperdícios de forma eficiente.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Cost Deployment e veja como implementar esta metodologia!

O Cost Deployment é uma ferramenta estratégica que auxilia o gestor de uma empresa na tomada de decisão, além de ser uma das principais ferramentas usadas para o gerenciamento do WCM (World Class Manufacturing).

Com o uso desta ferramenta, é possível priorizar as ações para alcançar o resultado esperado de uma forma mais efetiva, tendo a garantia dos resultados traçados no final do processo.

A seguir, vamos conhecer a definição de Cost Deployment e, mais adiante, veremos os sete passos para a implementação dessa ferramenta estratégica.

Vem com a gente!

O que é Cost Deployment?

O que é Cost Deployment?


Cost Deployment ou desdobramento de custos é uma ferramenta estratégica usada para criar uma ligação entre as áreas que precisam ser melhoradas e os resultados do desempenho de melhorias. Essa estratégia é concretizada através dos pilares técnicos do WCM, que são mensurados a partir dos KPI's.

O método tem a capacidade de transformar custos de perdas, que são quantificados em um indicador comum de mesma unidade. A partir disso, a ferramenta permite definir estratégias de melhoria que vão gerar impactos na redução de perdas, desperdícios ou atividades que não agregam valor ao produto.

Como é estruturado o Cost Deployment?

O diferencial do Cost Deployment consiste na identificação sistemática de perdas e desperdícios na área analisada para depois transformá-la em poupanças. Desta forma, é possível remover a causa, avaliar detalhadamente os custos da atividade que foi removida, e, assim, melhorar o desempenho. Legal, né?

Desta maneira, o Cost Deployment é estruturado em sete matrizes, cada uma responsável por uma etapa do processo são elas:

Processo: matriz A - localiza as perdas

Perdas: matriz B - identifica a causa das perdas

Custos: matriz C - valoriza as perdas

Metodologia: matriz D - define uma metodologia para a remoção das perdas

Projetos: matriz E - custo/benefício.

Evolução: matriz F - plano de ação

Orçamento: matriz G - ligação entre projetos e orçamento.

Com essa divisão, podemos perceber que o Cost Deployment diferencia perdas de desperdícios. Sendo as perdas relacionadas ao input que estava destinado ao processo de produção, mas não foi utilizado. Já os desperdícios estão relacionados ao excesso de input que foi destinado na produção de output.

As perdas e desperdícios podem ser agrupadas em três categorias, de acordo com a sua origem. São elas:

Perdas em máquinas

  • perdas que influenciam na disponibilidade técnica ou no tempo de produção;
  • perdas que prejudicam o tempo efetivo de produção, e consequentemente, interferem na eficiência das entregas;
  • perdas que prejudicam o tempo efetivo de produção com qualidade, e, consequentemente, interferem no nível de qualidade;
  • perdas nos equipamentos, como disponibilidade teórica ou tempo, mas que não geram impactos no OEE.

Perdas em pessoal

  • perdas de gestão que influenciam no tempo de espera por materiais ou instruções de superiores;
  • perdas com ações operacionais;
  • perdas de organização da linha de produção, como falhas na automação;
  • perdas com retrabalhos, falha na automação, controle e erros humanos.

Perdas em materiais

  • perda no uso de materiais;
  • perdas de energia;
  • perdas na manutenção.

7 passos para a implementação do Cost Deployment

Passos para a implementação do Cost Deployment


Os passos para implementação do Cost Deployment podem ser separados em três segmentos que visam a identificação, o planejamento e o acompanhamento.

O segmento de identificação consiste do passo 1 ao 4 do processo de implementação, em que é feita a identificação e o entendimento das perdas.

No planejamento, que envolve os passos 5 e 6, é realizada a definição dos métodos e a execução dos projetos que serão usados para combater as perdas.

Por último, temos o segmento que realiza o acompanhamento e a avaliação dos resultados - passo 7, no qual se avaliam os impactos que foram gerados na redução dos custos.

A seguir estão os passos do pilar de desdobramento de custos:

1. Identificar os custos totais da fábrica; criar objetivos para a redução de custos estabelecer metas para a redução dos custos totais de produção por processo;

2. Identificar qualitativamente e quantitativamente as perdas e desperdícios dos processos; classificar as perdas;

3. Separar em perdas causais e perdas resultantes;

4. Mensurar o cálculo das perdas e desperdícios identificados que resultam em custos;

5. Identificar os métodos para recuperar as perdas e desperdícios;

6. Estimar os custos para melhoria e a proporcional redução de perdas e desperdícios;

7. Estabelecer e implementar um plano de melhoria; criar um plano de monitoramento e retornar ao passo 4.

Se você chegou até aqui, eu tenho uma dica para você!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.