ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que significa Kaizen?
Como surgiu a filosofia Kaizen?
Objetivos do Kaizen
Quer aprender como reduzir os desperdícios na sua empresa?
Como funciona a metodologia Kaizen?
A cultura Kaizen aplicada na prática
Assista esse vídeo e esclareça suas dúvidas!
Não pare por aqui!

O que é Kaizen? Entenda sobre a metodologia!

Entenda mais sobre como funciona a metodologia Kaizen e descubra quais são os benefícios que ela pode trazer para sua organização!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Kaizen? Entenda sobre a metodologia!

A filosofia Kaizen é aplicada dentro de diversas organizações, e a partir de suas metodologias é capaz de transformar a forma de gerir seus recursos, reduzir gastos e otimizar o processo produtivo, buscando a melhoria contínua.

O processo de implantação da cultura Kaizen envolve diversas fases e é fundamental para o sucesso da organização que elas sejam compreendidas, desenvolvidas e aplicadas corretamente.

Entre os funcionários de várias empresas que se dispõem a aplicar o Kaizen visando a melhoria contínua circula uma apreensão que se externaliza em forma de uma pergunta: Kaizen ou cai quem?

Todavia, como você poderá constatar nesse artigo, tal apreensão é gerada a partir do desconhecimento da real função dessa metodologia, e que com certeza, não é a demissão de funcionários.

Para esclarecer essa confusão, é necessário entender o que é, saber qual é o significado da cultura Kaizen para seu negócio Kaizen e alguns dos seus objetivos. Então, vamos lá?

Separamos alguns tópicos dentro deste artigos com informações importantes para você entender ainda mais sobre a cultura Kaizen dentro de uma organização. Confira!

  • O que significa Kaizen?
  • Como surgiu a filosofia Kaizen?
  • Como funciona a metodologia Kaizen?
  • Quer aprender como reduzir os desperdícios na sua empresa?
  • A cultura Kaizen aplicada na prática 
  • Objetivos do Kaizen
  • Assista esse vídeo e esclareça suas dúvidas
  • Não pare por aqui!

O que significa Kaizen?

Antes de aprender como funciona a metodologia Kaizen, é importante entender o que é e para que ela serve. E você sabe qual o significado da palavra Kaizen? Vamos descobrir!

Kaizen é uma filosofia de melhoria contínua e não apenas uma metodologia. Nasceu dentro do Lean Manufacturing, baseado no Sistema Toyota de Produção, que surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Devido aos seus resultados, a filosofia Kaizen se espalhou por todo o mundo, influenciando grandemente na forma de se gerir uma empresa. Mas para que essa filosofia realmente tenha algum impacto, é preciso entender o conceito de Kaizen.

Em japonês, Kaizen significa melhoria contínua. Essa palavra sugere uma melhoria que envolve a todos, gerentes e operários, inferindo também o significado de baixas despesas. A filosofia Kaizen sugere que nossa maneira de viver, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, deve estar focada em um esforço constante de melhoria." (Masaaki Imai - Guru da Gestão Enxuta)

O princípio do Kaizen é que ele é uma cultura de melhoria contínua, uma mudança de mentalidade. Isso implica em saber quando reduzir, eliminar ou mudar uma atividade que não está agregando valor aos processos da empresa, aumentando a qualidade de sua produção.

Como surgiu a filosofia Kaizen?

Apesar de apresentar conceitos que podem ser aplicados no âmbito pessoal, a filosofia Kaizen foi criada dentro de um contexto empresarial. Dessa forma, apresenta diversas vertentes que são realizadas como forma de desenvolvimento para essa categoria.

Como já observamos acima, a filosofia Kaizen surgiu logo após o final da Segunda Guerra Mundial, por volta dos anos de 1950. Na época, a economia mundial estava fortemente abalada, o que influenciava diretamente na situação das empresas.

Para o governo, era importante encontrar formas de solucionar os problemas gerados a partir dos conflitos desenvolvidos na guerra, aumentando a gestão e o resultado econômico dos países.

Um dos grandes problemas dentro das organizações era a necessidade de estabelecer um processo de gestão de qualidade de seus serviços, e assim surgiu então a filosofia Kaizen.

Como a situação econômica dos países era grave e a necessidade de mudança era imediata, a filosofia Kaizen trouxe um conceito, na época, de melhora rápida a partir de pequenas mudanças, um processo interessante e viável para as organizações.

Ao longo dos anos, essa filosofia passou por aprimorações e adaptações, fazendo hoje dela, uma referência quando o assunto é  melhoria contínua.

Objetivos do Kaizen

Como já dito, o foco do Kaizen é a melhoria contínua, mas não somente isso.  A filosofia Kaizen visa uma cultura participativa dos funcionários e a eliminação de desperdícios.

Ou seja, não é objetivo da filosofia Kaizen a demissão de nenhum colaborador, pelo contrário, a missão é engajar o funcionário, aproveitando-o da melhor forma possível.

Assim, ao aplicarmos essa metodologia de melhoria contínua, estaremos cortando o desperdício intelectual, ou seja, o mau aproveitamento do funcionário em uma área que não é a melhor para ele.

Ao invés de deixar o colaborador "dando murro em ponta de faca", o que atrapalharia sua produtividade, com a aplicação do Kaizen, ele será realocado para um setor na qual ele será melhor aproveitado.

Com isso, esse funcionário se sentirá mais motivado, acarretando em um aumento na sua produtividade, sendo isso excelente tanto para a empresa quanto para ele. Ou seja, ao invés de uma demissão, o colaborador ganhará destaque e mais valorização dentro da corporação.

Portanto, nada de "Kaizen ou cai quem", certo? A resistência a mudanças pode causar medos como esse, mas com um bom entendimento acerca da filosofia Kaizen as coisas se tornam muito mais simples do que parecem a princípio.

Na verdade, como você deve ter notado, o sucesso da aplicação do Kaizen está pautado na mentalidade coletiva e cada peça do quebra-cabeça é essencial para o bom funcionamento da organização.

Quer aprender como reduzir os desperdícios na sua empresa?

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Como funciona a metodologia Kaizen?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o significado da filosofia Kaizen, é importante entender como ela funciona, para que não haja dúvidas sobre sua eficácia dentro das organizações.

Apesar de desenvolvida para fins de processos de melhoria contínua para organizações, a filosofia Kaizen apresenta diversos tipos de benefícios que podem ser aplicados em outras áreas de seu negócio. Vamos entender um pouco mais sobre elas!

São classificadas como 3 as principais formas de aplicação da cultura Kaizen. Confira!

  • Filosofia Kaizen para equipes:

Grande parte do processo funcional de uma organização é realizado pelas equipes que a compõe.

Ao aplicar a metodologia Kaizen voltada para os grupos que desempenham funções dentro da organização, é importante fornecer conhecimento e desenvolvimento de suas habilidades profissionais e comportamentais.

Os grupos Kaizen são conduzidos por um líder e que junto da equipe irá encontrar os problemas que necessitam ser solucionados, verificando a possibilidade de uso de ferramentas para alcançar os resultados esperados.

  • Filosofia Kaizen para pessoas:

Ainda que a organização utilize a metodologia Kaizen como forma de condução  de suas equipes, é também necessário que esse processo possa ser estendido para os colaboradores, de forma individual.

Para utilizar a metodologia Kaizen voltada para pessoas, o conceito Kaizen se baseia no processo de estimular e influenciar o desenvolvimento dos indivíduos.

Mas como esse processo ocorre? Bom, essa pode ser uma escolha particular da empresa, mas geralmente utilizar de sugestões de melhoria é uma forma válida de abordar o colaborador e influenciar seu desenvolvimento pessoal dentro da empresa.

  • Filosofia Kaizen para a gestão empresarial:

Aplicar a filosofia Kaizen em uma organização é um processo que envolve demandas gerais, ou seja, diretamente influencia em todo o contexto empresarial.

Dessa forma, cabe aos gestores das organizações verificar a implantação de tal filosofia e acompanhar os resultados por ela gerado.

Ser um exemplo para dos demais colaboradores é uma fase fundamental para o sucesso das equipes Kaizen e consequentemente, para os processos que elas irão realizar.

Adequar a filosofia Kaizen de forma que ela possa ser compreendida e executada com qualidade é essencial para o sucesso dela dentro da organização.

A cultura Kaizen aplicada na prática 

Entender os conceitos da cultura Kaizen da melhor maneira é fundamental, mas observar na prática como ela funciona se torna um processo ainda mais vantajoso.

Por isso, vamos aprender algumas informações importantes sobre a implantação do Kaizen na prática e como esse processo funciona.

Para facilitar a implantação da cultura Kaizen e seus eventos no ambiente organizacional, um ciclo de atividades foi desenvolvido, elencando quais são suas prioridades e como desenvolve-las.

Os ciclos de atividades da cultura Kaizen

O ciclo de atividade Kaizen é dividido em 4 principais fases e que são responsáveis pela estruturação e direcionamento da cultura dentro do ambiente organizacional.

1. Plan

O início da implantação da cultura Kaizen precisa ser planejado e é justamente essa, a primeira fase do ciclo de atividades Kaizen. Além de considerar o planejamento das operações é necessário definir primordialmente quais serão os objetivos atacados no projeto.

2. Do

Após planejar a execução das atividades Kaizen, o próximo passo será executá-las. Dessa forma, a melhoria contínua, um dos principais pilares da cultura Kaizen será efetivamente realizado.

3. Check

Após implantar mudanças, monitorá-las é o próximo passo para alcançar seu resultado final. Além disso, essa fase do ciclo Kaizen possibilita perceber quais mudanças efetivas ocorreram em toda a organização após a implantação do novo modelo de gestão e cultura organizacional.

4. Act 

Sabemos que a cultura Kaizen se baseia no processo de melhoria contínua. Então, após monitorar e analisar as mudanças efetivadas, está na hora de buscar formas de melhorar e otimizar os processos, encontrando possíveis gaps, ferramentas ou metodologias que gerem resultados ainda melhores.

Assista esse vídeo e esclareça suas dúvidas!

O vídeo a seguir corresponde ao nosso 1º Ciclo de Mentoria em Lean Manufacturing, em que essa questão do "cai quem" também foi abordada, além de outros pontos importantes dessa metodologia de melhoria contínua.

Não pare por aqui!

Como você pôde ver, o pensamento "Kaizen ou cai quem" não passa de um entendimento errado acerca dessa filosofia, que visa o alcance de benefícios e não prejuízos.

O que você está esperando então, para se tornar um profissional de destaque na cultura Kaizen?

Você sabe o que é um Líder Kaizen?

Bem, a Formação de Líderes Kaizen ocorre quando um profissional se torna qualificado para liderar uma equipe em projetos de melhorias ágeis que duram até 5 dias. Para isso, ele utiliza conceitos como Takt Time, Tempo de Ciclo, Jidoka, Ciclo PDCA, tudo amarrado com a implementação da filosofia através de uma liderança firme e bem desenvolvida.

Sendo assim, com o curso Formação de Líderes Kaizen você aprenderá uma abordagem prática que te levará por uma introdução dos conceitos e o passo a passo de cada um dos 5 dias de um evento kaizen.

Além disso, você ainda receberá templates exclusivos em Excel para aplicar os conceitos estudados na sua empresa!

Muito importante, não é mesmo? Então, não perca tempo e se inscreva agora no nosso curso de Formação de Líderes Kaizen!!

Formação Líderes Kaizen

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Saiba mais clicando aqui!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Lean Manufacturing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.