Cross-sell e Up-sell são estratégias de vendas que exploram o potencial de compra do cliente, oferecendo produtos agregados ou um upgrade dos produtos atuais, melhorando a experiência do cliente e aumentando seu ticket médio.
Esse tipo de estratégia surgiu visando aumentar a receita e reter clientes ativos da base. Vamos entender melhor a diferença entre as duas para saber como ampliar a receita na sua empresa?
Continue neste post e saiba:
Ambas estratégias são uma ótima oportunidade para fazer receita com clientes já estabelecidos e que já utilizam seu produto.
Mas, antes de começar, aproveite e baixe agora nosso kit de marketing e vendas para receber um kit de planilhas importantes para gestão do seu negócio. É só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuitamente do material.
O termo Cross-sell significa venda cruzada. Ela acontece quando ofertamos produtos ou serviços que complementam uma compra do cliente, que tem a opção de levar só seu produto inicial ou ele mais um produto complementar.
E, em nosso dia a dia, somos "bombardeados" em várias ocasiões com situações de Cross-sell, como: quando vamos a um restaurante, e no final, nos oferecem a sobremesa no caixa da farmácia o funcionário oferece produtos em oferta ao comprar um celular, nos oferecem a capa e a película de proteção.
Mas como pensar no que é cross selling para o seu negócio? A melhor forma de planejar o Cross-sell é pensar em quais produtos podem ser vendidos juntos, que satisfaçam tanto o cliente como a receita da empresa.
Para realizar uma boa estratégia de cross-sell, é importante realizar algumas análises prévias:
Up-sell é um outro tipo de estratégia de vendas, que diferentemente do cross-sell, visa incentivar o cliente comprar um produto mais caro ou mais sofisticado do que o previamente desejado.
Assim como o Cross-sell, é muito importante identificar quais as necessidades do cliente e como ele recebe as ofertas à medida que elas são apresentadas.
Insistir demais pode ter efeito contrário e fazer seu cliente correr para o concorrente.
Vamos tomar como exemplo um consumidor contratando um serviço de TV a cabo. Inicialmente ele pede o orçamento de um plano básico, mas o vendedor apresenta um plano melhor, por um valor um pouco superior.
Quando o cliente compara as vantagens e benefícios, acaba contratando o plano maior. E fica muito mais satisfeito.
Como o custo de aquisição de novos clientes é muito superior do que a fidelização dos já existentes, as empresas usam as técnicas de vendas de Up-selling para aumentar suas vendas.
Para que o Up-sell seja efetivo e traga os resultados almejados, é necessário que:
O Up-sell é uma estratégia interessante, porque quando o cliente já tomou a decisão de comprar, é muito mais fácil oferecer um upgrade, do que vender para alguém que ainda não sentiu necessidade daquele produto ou serviço.
As estratégias de Cross-sell e Up-sell trazem vários benefícios, tanto do aumento de valor médio dos pedidos que o cliente pode fazer, quanto na possibilidade de exposição de produtos com alta margem.
Além disso, as estratégias acabam oferecendo um nível superior de satisfação dos clientes e uma experiência melhor do que havia sido previsto.
Seguem algumas dicas de Cross-selling e Up-selling interessantes e fáceis de aplicar a seu negócio:
Por não terem um custo alto e gerarem impactos positivos do ponto de vista financeiro, muitos e-commerces utilizam uma série de ações de marketing nas estratégias de up-selling e cross-selling.
Tanto o upsell quanto o cross selling agregam valor a solução. E não valor financeiro, mas sim, valor percebido.
Um outro ponto a ser lembrado é que, hoje em dia, não é só o vendedor que realiza as vendas. A área de customer success também pode utilizar as estratégias de cross-sell e up-sell.
Ao longo do ciclo de vendas, o vendedor consegue captar nuances do lead que acabam direcionando-o a outras soluções, e por consequência, soluções agregadas.
Quem consegue captar esses detalhes normalmente é o time de customer success, pois só o dia a dia e a proximidade permitem enxergar informações como verba disponível, timing, necessidades, soluções necessárias e assim em diante.
Quando um time de customer success inicia o relacionamento com o cliente, inicia o processo que chamamos de venda inicial.
O objetivo desse time é apoiar o cliente para que ele atinja suas metas desejadas através de interações do cliente com a empresa.
A área de customer success orienta o cliente para as realizar as melhores atividades e adquirir as soluções e produtos necessários, para que cheguem mais rápido ao seu objetivo.
Já a área de vendas, capta essas necessidades e oferece as melhores soluções, não necessariamente as mais baratas.
Ou seja, tanto a área de vendas como customer success podem realizar upsell ou cross-sell. O que muda é o timing da ação.
Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.
Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!
Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!